Via de mão dupla Projetada
com inspiração nas motos de corrida, a Suzuki |
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Michio Suzuki fundou em
1909 a Suzuki Loom Company, uma fábrica de teares, na pequena cidade litorânea de Hamamatsu, no Japão. Por três décadas dedicou-se a essa atividade até que, em 1939, construía os primeiros protótipos de um automóvel com motor de quatro cilindros, quatro tempos, 800 cm3 de cilindrada e 13 cv de potência. Então veio a Segunda Guerra Mundial e a determinação do governo japonês de que automóveis não eram produtos essenciais. |
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A primeira GSX-R,
de 1985: dos agressivos faróis redondos ao desempenho, uma semelhança
com as motos de competição como nunca se vira. No alto, o modelo
2002 |
Ao final do conflito, Suzuki retornava aos teares, estimulado pela venda de algodão dos Estados Unidos para o Japão. Mas em 1951 esse mercado entrava em colapso, levando-o de volta aos veículos motorizados. Recomeçou pela Power
Free, uma bicicleta com motor de 36 cm3, em 1952. Dois anos depois, renomeada Suzuki Motor Co., Ltd., a empresa produzia 6.000 motocicletas por mês. |
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O levíssimo
quadro de alumínio pesava a metade de um convencional de aço. A GSX-R, disponível em março de 1985, era uma moto das pistas para as ruas, mas que poderia retornar às pistas se desejado (e realmente o fez com sucesso;
veja boxe). Inspirada nas provas de longa duração (Endurance) e no Mundial de Superbike, esbanjava agressividade no desenho, com os dois faróis redondos que a acompanhariam por muito tempo, e tinha na relação peso-potência seu principal foco. |