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Motos do Passado

A "Duplo R" de 1989 (à esquerda), série especial que saía de fábrica preparada para
as pistas, e a GSX-R normal de 1990, com vários de seus aprimoramentos

A versão "Duplo R" reaparecia como série especial de 500 unidades, prontas para as pistas. Seu motor retornava ao curso mais longo (70 x 48,7 mm) e tinha novas bielas e virabrequim, ao lado da embreagem reforçada, tanque de alumínio para 19 litros, escapamento 4-em-1 e relações de marcha mais curtas.

A GSX-R 750 L, para 1990, repetia o procedimento de trazer à GSX-R normal os recursos da "Duplo R" do ano anterior. Curso mais longo, escapamento 4-em-2-em-1 e novos carburadores eram as novidades do motor, enquanto a suspensão dianteira passava ao conceito de garfo invertido (upside-down) e a traseira ganhava amortecedor com reservatório externo de gás. O pneu posterior crescia novamente, para 170/60-17.

Os faróis em um alojamento recuado na carenagem identificam facilmente a renovação do modelo 1991, que ficava ainda mais potente: 116 cv a 11.000 rpm

Em 1991 chegava a GSX-R 750 conhecida como M, facilmente identificada pelos faróis com lente única, em um alojamento algo recuado na carenagem, que assim pôde ganhar formas mais aerodinâmicas. O banco estava mais largo, havia duas lanternas traseiras e o arrefecimento do motor era otimizado, permitindo elevar a rotação máxima. A potência subia 4 cv, chegando a 116 cv a 11.000 rpm.

Do óleo para a água   O modelo 1992, identificado como 750 WN (W de water, água), marcava a introdução da refrigeração líquida na GSX, em substituição ao sistema SACS a ar e óleo. A injeção de óleo permanecia, mas agora vinha aliada a um radiador de água convencional, o que levava a um motor ainda mais compacto e permitia taxa de compressão mais alta (11,8:1).

Em 1992 a Suzuki rendia-se ao arrefecimento líquido, sem abandonar o sistema SACS de injeção de óleo. Grafismos alegres destacavam a nova era da GSX-R

A potência chegava a 118 cv a 11.500 rpm, com torque de 8 m.kgf a 9.500 rpm. O quadro estava 24% mais rígido à torção e a pintura assumia grafismos bastante alegres, conforme a tendência mundial da época. No ano segui