Como a CB 750 de 1978, a CBX tinha duplo comando e quatro válvulas por cilindro, que somados ao curso bem reduzido dos pistões (53,4 mm)
a habilitavam a atingir 10.000 rpm em segurança. Eram seis carburadores Keihin, dois radiadores de óleo, 5,5 litros no cárter e 25 no tanque de combustível. A aceleração de 0 a 402 metros -- "quarto de milha" -- levava apenas 11,5 segundos e a máxima era de 225 km/h. |
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A CBX 1000
vista em transparência: o motor inclinado 30° à frente liberava
espaço para os carburadores, cuja
montagem inclinada... |
Um propulsor tão grande seria inviável em uma moto, não fossem tomados certos cuidados: o quadro, do tipo diamante (motor estrutural) em
aço e cromo-molibdênio, mantinha o motor inclinado 30° à frente, gerando espaço adequado aos carburadores, cuja montagem em ângulo criava melhor acomodação para as pernas do piloto. |
![]() ...visava a
não prejudicar o conforto das pernas do piloto. À direita percebe-se a
largura aceitável para um seis-em-linha |
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As suspensões eram convencionais, ainda de duas molas na traseira, e os pneus um tanto estreitos para os padrões de hoje -- embora sem câmara, com
código de velocidade V e montados em rodas Comstar de alumínio. O resultado era uma moto menos estável do que deveria por seu alto desempenho. Mesmo os
freios soam insuficientes para as motos modernas. E a CBX pesava 247 kg... |
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Mesmo não
alcançando o sucesso previsto, a CBX 1000 marcou época. Depois dela,
a Honda só voltaria a oferecer seis cilindros nos motores boxer
da Gold Wing e da Valkyrie |
Enquanto isso, no mercado europeu a grande esportiva era transformada em uma moto de turismo, com
ampla carenagem, porta-objetos, barras protetoras do motor e mais 2,5 kg de peso. O motor recebia a calibragem da versão americana e caía para 100 cv. Em contrapartida, a suspensão traseira adotava o sistema monomola Pro-Link, com balança de alumínio; o garfo era mais espesso; a distância entre eixos, mais longa; e os freios dianteiros, ventilados. A CBX assumia um ar conservador, mas tomava as curvas com mais eficiência.
Continua |
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