Best Cars Web Site

Detalhes e curiosidades

Os observadores perceberão diversas minúcias dos três modelos que alguns usuários talvez não venham a notar durante anos:

- Abertura das portas a distância: disponível em todos, mas no Mégane deve-se "mirar" o retrovisor interno, pois usa sistema infravermelho em vez de radiofrequência. No Astra pode-se abrir também o porta-malas e fechar os vidros -- mas não o teto solar, uma incoerência.

- Acendedor de cigarros: só no GM pode ser usado (como fonte de energia) sem se abrir o cinzeiro, às vezes com mau cheiro.

- Ajuste do volante: menos acessível no Marea, por motivo de segurança segundo a Fiat.

- Ajuste elétrico dos faróis: falta apenas ao Mégane.

- Alarme: inclui sensor de quebra de vidros por ultrassom no Astra e Marea.

- Antena: de teto em todos, um incômodo nos lava-rápidos -- mas a do Renault é absurdamente longa.

- Bolsas atrás dos encostos dianteiros: apenas no Mégane.

- Capô: só no Astra a abertura é facilitada por uma lingueta que sai pela grade, ao estilo Audi/Mercedes; no Mégane falta o revestimento interno fonoabsorvente.

Astra: lingueta na grade evita sujar as mãos ao abrir o capô

- Chave: a GM incorporou os botões de travamento à chave -- tão duros que o revestimento de borracha se rasga em semanas de uso.

- Cintos dianteiros: só no Astra a ancoragem inferior é feita no banco, para melhor ajuste em qualquer posição do assento.

- Comutador do farol alto/baixo: apenas de puxar no Mégane (mais cômodo) e não permite ligar direto nos altos, positivo para evitar ofuscamento. Do tipo puxar-empurrar nos demais.

- Estepe: roda de alumínio no Astra, tornando-o 100% operacional, e de aço nos outros.


- Extintor: escondido sob o banco do passageiro no Astra e Marea. No Mégane fica à direita do console -- bem visível, algo incômodo e antiestético, mas quase tão difícil de utilizar quanto nos demais. O lugar ideal ainda é à frente ou ao lado do assento do motorista.

Mégane: comando à direita do volante facilita controlar o rádio

- Itens de serviço mecânico: tampas amarelas facilitam a localização no GM.

- Janelas traseiras: em todos resta um pouco para a abertura completa.

- Limpador de pára-brisa: falta a função uma-varrida no Mégane.

- Luz interna: temporizada em todos, mas apaga-se gradualmente no Renault e no GM. No Fiat desliga-se após alguns minutos com as portas abertas. Faz falta no Marea a iluminação traseira, eliminada na versão SX.

- Pára-sóis: com espelho em ambos (e tampa no esquerdo) no Mégane, uma cortesia às motoristas. Nos outros elas terão mesmo de recorrer ao retrovisor interno para a maquiagem.

- Porta-latas: só existem no GM, moldados nos porta-objetos das quatro portas.

- Porta-luvas: tem uma divisória no Astra, otimizando o aproveitamento de espaço.

- Porta-moedas: só no Marea.

- Retrovisor interno: difícil de regular no Fiat, pela proximidade ao console de teto.

- Sistema antifurto de áudio: Renault adota painel removível; Fiat, formato diverso de outros carros; e GM, painel, código e mostrador separado do aparelho.

- Teto solar: faz mais ruído em velocidade no Marea que no Astra, tanto basculado quanto fechado. Não existe para o Mégane.

- Velocímetro: marca só até 210 km/h no Astra. Como sempre indica mais que o real, neste caso muitos usuários vão alegar ter "dado VDO"...

Próxima página

Avaliação Comparativa - Avaliações - Página principal - e-mail


© Copyright 1999 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados