Os primeiros conceitos da empresa de Fioravanti: o esportivo Sensiva, à esquerda, e o prático Nyce, com duas formas de abertura das portas

Muito aerodinâmico, o Flair (em cima) usava motor de Fiat Bravo e freio a ar; com o F100, Leonardo parecia relembrar seus tempos de Ferrari

O econômico Tris usava portas iguais nos dois lados e na traseira; no conversível Vola (embaixo) o teto era guardado por mecanismo rotativo

Com as formas suaves habituais de Fioravanti, a perua Thalia recorria a um teto elevado e previa espaço para baterias ou tanque de hidrogênio

Começou no Salão de Turim de 1994 com o Sensiva, um esportivo de linhas suaves e arredondadas. Entre os recursos aerodinâmicos, duas aletas nos para-lamas traseiros elevavam-se em alta velocidade para disciplinar o fluxo de ar e aumentar a estabilidade direcional. O projeto previa propulsão híbrida, suspensão ativa e direção que esterçava as quatro rodas. Na sequência vinha o Nyce, um compacto com a parte traseira da carroceria aberta e portas com dupla articulação, que podiam ser abertas para frente ou para trás.

Com base no Fiat Bravo HGT de cinco cilindros, o Flair (contração de fluid e air) de 1996 era um cupê de 2+2 lugares com linhas muito suaves e sistema aerodinâmico para ajudar nas frenagens. Seguiu-se um imponente esportivo, o F100 do Salão de Turim de 1998, que homenageava o centenário do nascimento de Enzo Ferrari. Faróis e lanternas usavam neon e o motor central-traseiro vinha exposto por uma tampa transparente. Sobre o teto havia coletores de ar para o motor. Uma versão conversível, o F100 R (roadster), era mostrada no ano seguinte.

Com o Tris, de 2000, a Fioravanti voltava a pensar em carros pequenos e econômicos, dessa vez com proposta simples para atender a mercados menos desenvolvidos. Criativa era a solução das portas esquerda, dianteira e traseira idênticas, para reduzir custos, o mesmo valendo para ambos os para-choques. Mas a linha de esportivos era o foco do projeto subsequente, o Vola de 2001, com plataforma Alfa Romeo. O elegante roadster de formas curvas tinha um novo esquema rotativo para rebatimento da capota, que ficava guardada sobre a tampa do porta-malas para não prejudicar o espaço para bagagem.

O Fioravanti seguinte aderia à onda dos crossovers: o Yak combinava porte robusto e desenho simétrico entre as portas dianteiras e traseiras. Inovadores eram os limpadores para vidros laterais, e os faróis já usavam a tecnologia de leds que hoje começa a se difundir. Já o Kite, do Salão de Genebra de 2004, propunha um hatchback de três portas com formas suaves e faróis e lanternas por leds. Um ano depois aparecia a Kandahar, uma Lancia Musa (versão de luxo da Fiat Idea) alongada na traseira, com vidro em quase toda a área do teto e interior sofisticado.

Outro produto do grupo Fiat, o Grande Punto (do qual derivou o Punto brasileiro), era a base em 2006 para o Skill, um "picape-conversível divertido". Além de perder o teto, o carro trazia um amplo compartimento para carga na traseira com capacidade de 750 litros. Por sua vez, o Thalia de 2007 sugeria uma ampla perua com novas tecnologias de propulsão, pois havia espaço para baterias de um sistema elétrico ou para tanques de hidrogênio que alimentassem uma pilha a combustível.

Em seu mais recente conceito para uso em rua, o Hidra de 2008, a Fioravanti idealizava um "cupê de múltiplos usos" e inovava com o sistema de limpeza do para-brisa com jatos de ar, que dispensava palhetas. No LF1, um ano depois, a proposta era de tornar mais simples a construção de um carro de Fórmula 1.

"O senso de proporções, de bom tratamento de superfícies, de coisas que são bonitas em três dimensões, de fantasias, criatividade, de ver algo novo no futuro e também os detalhes: tudo isso é tipicamente italiano", explica Leonardo Fioravanti, hoje com 73 anos. Atributos que ele demonstrou com maestria no comando dos desenhos de Pininfarina e, mais tarde, de sua própria empresa.

 
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