Quais os carros preferidos pelos brasileiros em cada categoria?
Parece haver uma resposta simples a essa questão ao se analisarem os
dados de vendas separados por segmento, como fizemos no
Editorial anterior
com os números de emplacamentos da Fenabrave. Entretanto, aqueles
dados refletem negócios realizados que, muitas vezes, trazem
importante parcela de compras por frotistas e são diretamente
influenciados pelo fator preço. Uma pesquisa ampla, completa, sobre
a predileção do público pode trazer respostas diferentes.
É com esse objetivo que o Best Cars realizou, pela décima
quarta vez, a Eleição dos
Melhores Carros, cujos resultados apresentamos nesta
edição. Ao colocar diante dos leitores — quase 32 mil deles — mais
de duas centenas de modelos à venda no mercado, segmentados por
critérios como porte, preço e posicionamento, permitimos que
apontassem seus prediletos e informassem a fabricantes e
importadores quais têm apresentado os melhores predicados.
E tal resposta trouxe importantes novidades dessa vez. Das 21
categorias referentes ao mercado interno atual (outras seis
dedicam-se a modelos fora de produção e há ainda O Carro dos Meus
Sonhos, que admite voto em qualquer automóvel hoje em
fabricação), nada menos que oito entregaram seus títulos a carros
diferentes dos vencedores do ano anterior: Kia Picanto, Ford Fiesta
hatch, Audi A1, Hyundai Sonata, Kia Sportage, Ford Edge, Peugeot
3008 e Chevrolet Camaro.
Desses oito, seis competiam pela primeira vez por terem chegado às
ruas desde outubro de 2010, quando se encerraram as inscrições para
a eleição passada — apenas Sonata e Edge já estavam disponíveis
então, embora o utilitário esporte da Ford tenha passado por
alterações mais tarde. E o número cresce se for considerado o
Volkswagen Jetta, que repetiu o prêmio conquistado há um ano, mas
agora em outra geração.
Essa informação pode levar alguns a imaginar que os lançamentos
recentes são sempre favorecidos nesse tipo de pesquisa, pois sua
imagem — com um forte trabalho de divulgação na imprensa e na
publicidade — ainda está bem presente nas mentes dos leitores. Isso
pode realmente acontecer, mas não chega a ser uma regra, como a
eleição mais uma vez demonstrou.
Na categoria Hatch Médio havia novidades como Fiat Bravo e Hyundai
Veloster, mas o vencedor foi um velho conhecido, o Ford Focus. Em
Sedã Médio, o Jetta enfrentou mais quatro lançamentos — Chevrolet
Cruze, Hyundai Elantra, Peugeot 408 e Renault Fluence — e superou
todos eles. Logo acima, em Sedã Médio de Luxo, um modelo em fim de
carreira (a geração E90 do BMW Série 3) conquistou mais uma vitória
sem se abalar com a chegada do Volvo S60 e a reestilização do
Mercedes-Benz Classe C.
Houve mais. O Sonata foi o novo vencedor em Sedã Grande, classe que
ganhou o inédito Kia Cadenza e um remodelado VW Passat. Em Sedã
Grande de Luxo houve verdadeira surpresa, pois a Audi conseguiu
resultados tímidos com duas novidades — A6 e A7 Sportback —,
deixando o conhecido BMW Série 5 em vantagem. O Porsche Panamera
(Sedã de Alto Luxo) também não foi prejudicado pelas estreias do
Jaguar XJ e do Aston Martin Rapide.
A disputa entre novatos e veteranos foi interessante ainda entre os
utilitários esporte: o Land Rover Discovery ganhou outra vez na
Classe 3, deixando para trás os redesenhados VW Touareg e BMW X3. E
em Carro Esporte da Classe 2 o Porsche 911 permaneceu imbatível,
mesmo com as chegadas de Mercedes-Benz SLS, Aston Martin DB9 e do
Vantage da mesma marca. |
Campeão de impopularidade
Para quem gosta de números, os resultados da eleição trazem
constatações curiosas. No passado chegamos a destacar que todos os
modelos relacionados como candidatos receberam votos, mas isso não
se repetiu por um caso isolado: em Hatch Pequeno - Classe 1, nenhum
leitor votou no Effa M100. À parte o desafortunado chinês, os
modelos com menor número de votos foram o Nissan Tiida em Sedã Médio
(0,1%), o Mahindra SUV em Utilitário Esporte - Classe 1, o Ssangyong
Rexton na Classe 2 e o Mahindra Turbo em Picape Médio/Grande (cada
um com 0,2%).
E quais os grandes vencedores, aqueles com maior participação nos
votos da categoria? O recordista foi o Audi A1, com 44,1% em Hatch
Pequeno - Classe 3, muito ajudado pelo fato de haver apenas quatro
concorrentes na classe. Seguiram-se VW Saveiro, com 42,9% em Picape
Pequeno; Ford Fiesta, com 39,2% em Sedã Pequeno; Porsche Cayenne,
com 39% em Utilitário Esporte - Classe 4; e Chevrolet Camaro, 38,5%
em Carro Esporte - Classe 1. Não incluímos aqui os modelos fora de
linha.
Outra análise que merece ser feita é a das disputas mais apertadas e
das vitórias com maior folga. As menores diferenças de votos entre
um vencedor e o segundo colocado foram as de 1,7 ponto percentual no
Jetta (Sedã Médio), 1,8 no BMW Série 5 (Sedã Grande de Luxo) e 2,1
pontos no A3 (Hatch Médio de Luxo). Já quando o assunto é vantagem
disparada, ninguém se compara ao Cayenne, que obteve 21,5 pontos a
mais que o segundo colocado entre os utilitários esporte da Classe
4. Outras marcas expressivas foram as de 19 pontos do Panamera (Sedã
de Alto Luxo), 16 do Fiesta (Sedã Pequeno) e 15,9 pontos do A1
(Hatch Pequeno - Classe 3).
Enfim, para os que curtem estatísticas ou para quem só gosta mesmo
de automóveis, a 14ª. Eleição dos Melhores Carros tem
muita informação para ser desfrutada. Se seus modelos prediletos não
foram os vencedores, não há problema: outubro não demora a chegar
com mais um aniversário do Best Cars — o de 15 anos — e uma
nova eleição, que colocará os atuais modelos em combate com os que
forem apresentados até lá. Já dá para perceber que será outra grande
competição. |
No passado
todos os modelos receberam votos, mas isso não se repetiu por um
caso isolado: nenhum leitor votou no Effa M100 |