O
mercado de automóveis vive uma fase de efervescência. Só nos últimos
15 dias houve cinco eventos de lançamento: Fiesta reestilizado,
Peugeot Hoggar, Gol Ecomotion, Audi A5 Sportback e o novo Uno. Foram
tantas apresentações consecutivas que Peugeot, Volkswagen e Audi
organizaram-se para que os jornalistas fossem diretamente de um
evento para outro, mesmo o da marca francesa tendo sido realizado em
Santa Catarina e os demais no interior de São Paulo. Um ritmo
acelerado que não se via desde algum tempo atrás.
Aqui no Best Cars as coisas também têm caminhado em alta
velocidade. Este ano, cinco novos colaboradores iniciaram
participações que ampliaram o leque de serviços e entretenimento
oferecido pelo site a você, que nos prestigia com sua visita. Dois
desses autores já vinham desempenhando outros papéis, mas assumiram
funções que os mantêm em contato mais frequente com o leitor.
A nova fase começou em janeiro com a estreia do promotor de Justiça
Arthur Jacon na coluna Questões de Direito. A seção foi
inaugurada no distante 2002 pelo advogado Luís Carlos P. Garcia, que
a manteve por um ano e meio. Em 2004 passava a ser redigida por seu
colega Gino Brasil, que atuou também em avaliações no site durante
os cinco anos de sua participação. Quando Gino me disse em dezembro
passado que não poderia mais escrever a coluna, pelo maior volume de
compromissos profissionais, imaginei que teríamos um hiato até
preencher a vaga com outro autor qualificado. Mas foi uma grata
surpresa receber, ainda naquele mês, a oferta de um leitor — Arthur
— para colaborar com textos que associassem Direito e automóvel. O
espaço estava preenchido, e bem preenchido, pelo que tenho notado em
seus textos e na aceitação pelos leitores.
Um mês depois, em fevereiro, ganhávamos mais uma opção de leitura
com Na Garupa do Tite, coluna de Geraldo Tite Simões. Um dos
jornalistas mais experientes e conhecidos do setor de motocicletas,
Tite — como é mais conhecido — colaborou com o site pela primeira
vez em 2003, representando-nos no lançamento da Honda NXR Bros. Já
nos conhecíamos desde 1996 (antes mesmo que eu iniciasse o Best
Cars), mas foi em março do ano passado, com o evento da CG Titan
Mix, que ele começou a participação frequente no site. Seu jeito
bem-humorado de analisar os veículos, bem recebido pelos leitores, e
sua reconhecida bagagem técnica motivaram-me a pedir que ele fosse
em agosto ao lançamento do Kia Cerato. Desde então ele avaliou
diversas novidades e iniciou a coluna para abordar um tema que lhe é
especial: motos, naturalmente.
Também no ano passado Roberto Agresti, editor da Revista da Moto!
e outro nome muito consagrado nesse mercado, havia iniciado sua
participação nos lançamentos. Sua primeira aparição no site foi
ainda em 2007, quando nos enviou a avaliação do Fiat Bravo que havia
dirigido em viagem à Itália. Por um bom tempo pude lê-lo apenas nas
páginas da excelente revista até que, também em agosto de 2009,
precisasse de um representante para o lançamento do novo Saveiro.
Fiz o convite, que Roberto aceitou, e o resultado foi um texto
gostoso de ler e escrito com todo conhecimento de causa. Eu já sabia
por nosso amigo em comum Bob Sharp que não se tratava apenas de um
conhecedor de motocicletas, mas também de um apreciador de
automóveis de longa data — que outro tipo de pessoa teria na garagem
um BMW 320i da geração E30, anterior à abertura do mercado às
importações? |
|
Estilo e publicidade
Depois de vários eventos de apresentação, insisti com Roberto
que lançasse uma coluna quinzenal para compartilhar com os leitores
um pouco dessa paixão e das experiências que vive ao volante, seja
no Brasil ou no exterior, nas ruas ou nas pistas onde coloca seu
Puma preparado. Ele então fez a estreia, uma semana atrás, da coluna
Punta-Tacco — nome bem escolhido que concilia suas origens
italianas ao entusiasmo por automóvel e pela direção esportiva. Em
paralelo, combinamos que ele coordenaria a nova seção Um Mês ao
Volante, que traz ao Best Cars a tendência de ampliar o
período de avaliação. Após analisar seções do gênero, definimos a
forma como a análise seria realizada e a periodicidade (duas vezes
por semana) com que haveria atualizações. Publicá-las todos os dias
chegou a ser cogitado, mas temíamos cair na mesmice e acabar
contando tudo em prestações, sem profundidade. Além disso, embora
vários motoristas dirijam os carros (o que é um dos objetivos da
seção, ao contrário das avaliações convencionais), os textos são
todos escritos por Roberto, o que evita a incômoda repetição de
comentários que se lê em algumas seções do tipo.
O time já estava bastante reforçado com os três novos colunistas,
mas surgiram mais duas oportunidades. No ano passado, depois de
publicar a avaliação especial do aniversário de 12 anos com o BMW
M3, recebemos a mensagem de um leitor de San Francisco, Califórnia,
nos Estados Unidos, que pedia mais emoção no texto, mais detalhes do
que — e de como — o esportivo alemão de 420 cv havia feito em nossas
mãos. Seus comentários foram se tornando mais frequentes e
evidenciaram que o jovem de 22 anos não só tinha paixão pelo
assunto, como escrevia bem e mostrava conhecimento de desenho de
automóveis, pois era o que estudava em terras norte-americanas. Em
fevereiro lhe propus participar do site e definimos que isso seria
feito com análises de estilo, abordando um modelo ou linha por vez,
para explicar aos leitores como cada traço ou curva afeta sua
percepção dos atributos de um carro. Um assunto que não é inédito na
imprensa — algo similar era feito na saudosa revista Motor 3
nos anos 80 —, mas certamente incomum em nossos dias e bastante
interessante. Publicado o primeiro artigo na última terça-feira, a
aceitação foi excelente.
Para completar a série de estreias, começamos hoje mais uma seção:
Códigos Ocultos, com o publicitário Kleber Nogueira. Outro
leitor que começou a nos escrever, ofereceu-se para participar do
site e, após alguma troca de ideias, inicia um trabalho que tem tudo
para ser sucesso de público. Na seção quinzenal, Kleber analisa os
comerciais de automóveis na TV com os olhos de um especialista,
capaz de "decifrar" o objetivo de cada cena, expressão ou frase
relevante no filme. Assim como os artigos de Bruno nos contam o que
as fábricas pretendem transmitir com o estilo, a nova seção mostra
as percepções que elas almejam despertar no espectador por meio das
agências de publicidade. Mais um conteúdo que desperta interesse e
não é encontrado normalmente em sites de informação geral sobre
carros.
Arthur, Tite, Roberto, Bruno e Kleber vêm se juntar a uma equipe que
já dispensa apresentações — os trabalhos de Fabiano Pereira, Francis
Castaings, Iran Cartaxo, Marcio Kohara e Thiago Mariz têm sido
decisivos, já há vários anos, para fazer do Best Cars o ponto
de encontro de quem tem "gasolina nas veias", quem vê no automóvel
muito mais que um meio de transporte. Que esta fortalecida equipe
tenha cada vez mais a compartilhar com você, leitor ou leitora, é
nosso maior objetivo. |
Definimos a
forma como a análise seria realizada e a periodicidade das
atualizações. Publicá-las todos os dias chegou a ser cogitado, mas
temíamos cair na mesmice e acabar contando tudo em prestações, sem
profundidade. |