Saiba como anunciar

A voz do povo

Resultados e curiosidades sobre a Eleição dos Melhores Carros,
termômetro oficial da aceitação dos automóveis na internet

por Fabrício Samahá

Depois de semanas de expectativa, o Best Cars publica nesta edição o resultado da 11ª Eleição dos Melhores Carros, realizada entre outubro e dezembro. Recebemos desta vez mais de 33 mil votos válidos, o que mantém a pesquisa como uma das maiores e mais importantes de toda a imprensa especializada, na internet ou fora dela.

Entre as 25 categorias houve várias repetições de vencedores de 2008, mas também algumas novidades. No primeiro caso estão o Gol em Hatch Pequeno - Classe 1 (mas agora na nova geração), o Punto em Hatch Pequeno - Classe 2, o Civic em Sedã Médio, o Fusion em Sedã Grande, o Maserati Quattroporte em Sedã de Alto Luxo, o VW Touareg em Utilitário Esporte de Luxo, o Porsche Cayenne em Utilitário Esporte de Alto Luxo, o Hilux em Picape Médio/Grande, os Porsches Boxster e Cayman em Carro Esporte e o 911 em Carro Esporte de Luxo. O Audi A3, que venceu em Hatch Médio de Luxo, era o líder em Hatch Médio antes que a categoria superior fosse criada nesta edição. E um certo esportivo alemão — desnecessário dizer qual — levou pela 11ª vez o título de "O Carro dos Meus Sonhos".

Dos novos vencedores, quase todos são lançamentos do ano passado, cuja divulgação maciça na mídia traz inegável ajuda em termos de fixação na mente dos eleitores. São os casos do Focus em Hatch Médio, do Voyage na inédita categoria Sedã Pequeno, do Audi A4 em Sedã Médio de Luxo (desbancou o BMW Série 3 depois de cinco anos consecutivos), do Captiva em Utilitário Esporte, do Strada em Picape Pequeno (depois de cinco anos de domínio do Montana), da Grand C4 Picasso em Minivan Compacta (rompendo cinco anos de hegemonia da Zafira) e da Chrysler Town & Country em Minivan Média/Grande, ao retomar a série de sete vitórias da antecessora Grand Caravan. A única exceção à regra — um modelo que já existia, mas cresceu em imagem a ponto de superar um vencedor de quatro anos — foi o Chrysler 300C em Sedã Grande de Luxo, que tomou a taça do BMW Série 5.

E quanto aos carros fora de linha? Mais um ano de domínio da General Motors, mesmo com a separação de uma categoria em duas, para as décadas de 1990 e 2000. Nos anos 50 e 60 deu Opala, nos 70 também, nos 80 Monza, nos 90 Omega e na atual década o Vectra de segunda geração. Impressiona a supremacia da GM no que se refere a modelos descontinuados: nunca um carro de outra marca venceu em tais categorias.

Fabrício Samahá, editor

Dados curiosos
Quem analisar com atenção os muitos dados fornecidos pela Eleição terá algumas interessantes conclusões.

Uma, de que é grande a fidelidade do público a seus modelos preferidos. Mesmo com a natural variação do público participante — há novos leitores no site, talvez milhares deles, e há quem deixe de votar por qualquer motivo —, nota-se muita estabilidade dos competidores na participação nos votos, com pouca oscilação de resultados entre um ano e outro quando não há lançamentos importantes na categoria. Grandes variações só acontecem mesmo em "O Carro dos Meus Sonhos", por não ser proposta ao leitor uma relação de candidatos: o voto é livre dentro de certos parâmetros, como o modelo ainda estar em produção.

Outra conclusão: há mesmo gosto para tudo, até para os carros menos prestigiados do mercado. Todos os concorrentes das 24 primeiras categorias, sem exceção, foram votados. E não por uma pessoa ou duas, mas no mínimo por cerca de 50, condição para que tenham alcançado a participação mínima de 0,2% (por arredondamento, 0,16% era o suficiente). Esse percentual foi o obtido pelo Kia Cerato entre os sedãs médios, o SsangYong Kyron entre os utilitários esporte e o FNM 2150 entre os carros fora de linha dos anos 70. Nenhum modelo ficou com apenas 0,1%.

Mais uma curiosidade: menor número de concorrentes na categoria naturalmente leva a maior participação do vencedor nos votos, mas não é condição para que o campeão obtenha um grande resultado. Entre os carros dos anos 50 e 60, o Opala venceu com expressivos 38,3% dos votos diante de 14 oponentes, enquanto o A4 enfrentou apenas cinco adversários entre os sedãs médios de luxo e se saiu com 27,7%.

A maior participação foi a do Strada em picapes pequenos, 43,6%. Explica-se tanto pelo pequeno número de competidores (cinco) quando pela baixa votação dos três últimos. Na prática, ele e o Montana somam mais de 82%, quase uma categoria de dois modelos. No outro extremo, o do menor percentual nos votos, estão o 911 em "O Carro dos Meus Sonhos", com 7,1% (natural pelo infinito volume de competidores, que leva a grande pulverização), e o VW Touareg entre os utilitários de luxo, com 16,2% (a categoria conta com 16 modelos e cinco deles conseguiram mais de 10%).

E qual foi a vitória mais folgada, aquela com maior diferença de votos entre primeiro e segundo lugar? Duas categorias ficaram em empate técnico: Hatch Pequeno - Classe 1, com 26,5 pontos entre o novo Gol e o Palio, e Utilitário Esporte de Alto Luxo, com 26 pontos entre Cayenne e Range Rover Sport. Em contrapartida, o A4 obteve a liderança mais apertada da Eleição, com apenas 1,3 ponto percentual de votos a mais que o BMW Série 3 entre os sedãs médios de luxo.

Como de hábito, divulgamos também o resultado de nossa votação interna, feita com a equipe do site e sem valor para atribuição dos prêmios. O que traz mais um fato curioso: das 25 categorias, em apenas 11 o resultado dentro da equipe foi o mesmo da eleição com o público (em outras quatro classes, o vencedor na votação popular está entre os colocados em empate na pesquisa interna; houve sete empates no total). E, para concluir, o "carro dos sonhos" dos leitores não recebeu qualquer voto da equipe nessa categoria, o que prova em definitivo que gostos são muito variados.

Depois dessa chuva de números, deixo o leitor e a leitora com os resultados completos da Eleição. E com a expectativa pela próxima, que começa em outubro por ocasião de nosso aniversário de 12 anos. Apesar da crise econômica e das incertezas da indústria quanto ao mercado nacional, muitos lançamentos chegarão às ruas até lá, a tempo de tentar conquistar compradores e, claro, os eleitores do Best Cars. E estaremos aqui para verificar, mais uma vez, quais deles tiveram êxito nessa missão.

Há mesmo gosto para tudo, até para os carros menos prestigiados do mercado: todos os concorrentes das 24 primeiras categorias foram votados no mínimo por cerca de 50 pessoas

Colunas - Página principal - Envie por e-mail

Data de publicação: 31/1/09

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade