Depois de semanas de expectativa, o Best Cars publica nesta
edição o resultado da 11ª
Eleição dos Melhores Carros, realizada entre outubro e dezembro.
Recebemos desta vez mais de 33 mil votos válidos, o que mantém a
pesquisa como uma das maiores e mais importantes de toda a imprensa
especializada, na internet ou fora dela.
Entre as 25 categorias houve várias repetições de vencedores de
2008, mas também algumas novidades. No primeiro caso estão o Gol em
Hatch Pequeno - Classe 1 (mas agora na nova geração), o Punto em
Hatch Pequeno - Classe 2, o Civic em Sedã Médio, o Fusion em Sedã
Grande, o Maserati Quattroporte em Sedã de Alto Luxo, o VW Touareg
em Utilitário Esporte de Luxo, o Porsche Cayenne em Utilitário
Esporte de Alto Luxo, o Hilux em Picape Médio/Grande, os Porsches
Boxster e Cayman em Carro Esporte e o 911 em Carro Esporte de Luxo.
O Audi A3, que venceu em Hatch Médio de Luxo, era o líder em Hatch
Médio antes que a categoria superior fosse criada nesta edição. E um
certo esportivo alemão — desnecessário dizer qual — levou pela 11ª
vez o título de "O Carro dos Meus Sonhos".
Dos novos vencedores, quase todos são lançamentos do ano passado,
cuja divulgação maciça na mídia traz inegável ajuda em termos de
fixação na mente dos eleitores. São os casos do Focus em Hatch
Médio, do Voyage na inédita categoria Sedã Pequeno, do Audi A4 em
Sedã Médio de Luxo (desbancou o BMW Série 3 depois de cinco anos
consecutivos), do Captiva em Utilitário Esporte, do Strada em Picape
Pequeno (depois de cinco anos de domínio do Montana), da Grand C4
Picasso em Minivan Compacta (rompendo cinco anos de hegemonia da
Zafira) e da Chrysler Town & Country em Minivan Média/Grande, ao
retomar a série de sete vitórias da antecessora Grand Caravan. A
única exceção à regra — um modelo que já existia, mas cresceu em
imagem a ponto de superar um vencedor de quatro anos — foi o
Chrysler 300C em Sedã Grande de Luxo, que tomou a taça do BMW Série
5.
E quanto aos carros fora de linha? Mais um ano de domínio da General
Motors, mesmo com a separação de uma categoria em duas, para as
décadas de 1990 e 2000. Nos anos 50 e 60 deu Opala, nos 70 também,
nos 80 Monza, nos 90 Omega e na atual década o Vectra de segunda
geração. Impressiona a supremacia da GM no que se refere a modelos
descontinuados: nunca um carro de outra marca venceu em tais
categorias. |
![Fabrício Samahá, editor](../carros/outros2/fabricio-5m.jpg) |
Dados curiosos
Quem analisar com atenção os muitos dados fornecidos pela
Eleição terá algumas interessantes conclusões.
Uma, de que é grande a fidelidade do público a seus modelos
preferidos. Mesmo com a natural variação do público participante —
há novos leitores no site, talvez milhares deles, e há quem deixe de
votar por qualquer motivo —, nota-se muita estabilidade dos
competidores na participação nos votos, com pouca oscilação de
resultados entre um ano e outro quando não há lançamentos
importantes na categoria. Grandes variações só acontecem mesmo em "O
Carro dos Meus Sonhos", por não ser proposta ao leitor uma relação
de candidatos: o voto é livre dentro de certos parâmetros, como o
modelo ainda estar em produção.
Outra conclusão: há mesmo gosto para tudo, até para os carros menos
prestigiados do mercado. Todos os concorrentes das 24
primeiras categorias, sem exceção, foram votados. E não por uma
pessoa ou duas, mas no mínimo por cerca de 50, condição para que
tenham alcançado a participação mínima de 0,2% (por arredondamento,
0,16% era o suficiente). Esse percentual foi o obtido pelo Kia
Cerato entre os sedãs médios, o SsangYong Kyron entre os utilitários
esporte e o FNM 2150 entre os carros fora de linha dos anos 70.
Nenhum modelo ficou com apenas 0,1%.
Mais uma curiosidade: menor número de concorrentes na categoria
naturalmente leva a maior participação do vencedor nos votos, mas
não é condição para que o campeão obtenha um grande resultado. Entre
os carros dos anos 50 e 60, o Opala venceu com expressivos 38,3% dos
votos diante de 14 oponentes, enquanto o A4 enfrentou apenas cinco
adversários entre os sedãs médios de luxo e se saiu com 27,7%.
A maior participação foi a do Strada em picapes pequenos, 43,6%.
Explica-se tanto pelo pequeno número de competidores (cinco) quando
pela baixa votação dos três últimos. Na prática, ele e o Montana
somam mais de 82%, quase uma categoria de dois modelos. No outro
extremo, o do menor percentual nos votos, estão o 911 em "O Carro
dos Meus Sonhos", com 7,1% (natural pelo infinito volume de
competidores, que leva a grande pulverização), e o VW Touareg entre
os utilitários de luxo, com 16,2% (a categoria conta com 16 modelos
e cinco deles conseguiram mais de 10%).
E qual foi a vitória mais folgada, aquela com maior diferença de
votos entre primeiro e segundo lugar? Duas categorias ficaram em
empate técnico: Hatch Pequeno - Classe 1, com 26,5 pontos entre o
novo Gol e o Palio, e Utilitário Esporte de Alto Luxo, com 26 pontos
entre Cayenne e Range Rover Sport. Em contrapartida, o A4 obteve a
liderança mais apertada da Eleição, com apenas 1,3 ponto percentual
de votos a mais que o BMW Série 3 entre os sedãs médios de luxo.
Como de hábito, divulgamos também o resultado de nossa votação
interna, feita com a equipe do site e sem valor para atribuição dos
prêmios. O que traz mais um fato curioso: das 25 categorias, em
apenas 11 o resultado dentro da equipe foi o mesmo da eleição com o
público (em outras quatro classes, o vencedor na votação popular
está entre os colocados em empate na pesquisa interna; houve sete
empates no total). E, para concluir, o "carro dos sonhos" dos
leitores não recebeu qualquer voto da equipe nessa categoria, o que
prova em definitivo que gostos são muito variados.
Depois dessa chuva de números, deixo o leitor e a leitora com os
resultados completos da Eleição. E com a expectativa pela próxima,
que começa em outubro por ocasião de nosso aniversário de 12 anos.
Apesar da crise econômica e das incertezas da indústria quanto ao
mercado nacional, muitos lançamentos chegarão às ruas até lá, a
tempo de tentar conquistar compradores e, claro, os eleitores do
Best Cars. E estaremos aqui para verificar, mais uma vez, quais
deles tiveram êxito nessa missão. |
Há
mesmo gosto para tudo, até para os carros menos prestigiados do
mercado: todos os concorrentes das 24 primeiras categorias foram
votados no mínimo por cerca de 50 pessoas |