Best Cars Web Site0

Mostrando o caminho

Fabricantes nacionais acatam inúmeras das sugestões
que fazemos ao avaliar e comparar os carros

por Fabrício Samahá

Fabrício Samahá, editorDesde que iniciamos no BCWS as avaliações e comparativos de automóveis, em 1998 – o primeiro site brasileiro a fazê-lo, é oportuno lembrar –, temos como um de seus objetivos principais contribuir para melhorar os carros. Em nosso modo de ver, não basta apontar os destaques de cada modelo e analisar se ele vale o que custa: é preciso detalhar o que não está perfeito e como pode ser aprimorado.

Dentro dessa ótica, é muito gratificante para nós verificar, algum tempo depois, que aspectos que apontamos foram alvo de reestudo por parte do fabricante. Pode parecer pretensão achar que algo evoluiu apenas porque o BCWS indicou, mas é uma certeza que nossas sugestões, além de lidas e consideradas por toda a indústria automobilística, são uma importante orientação para o consumidor. Este muitas vezes acaba por endossar, por outros meios, as reivindicações que havia lido no site.

Há inúmeros casos de modificações feitas nos carros nacionais que coincidem com nossas sugestões. Entre eles estão a reformulação do ar-condicionado da linha Palio (em 2000), aprimoramento da suspensão do Marea (2001), adoção de batentes hidráulicos nos amortecedores do Polo (2002) e de diversos modelos Citroën e Peugeot (2002 e 2003), aplicação do botão de buzina no volante de carros dessas marcas francesas (na mesma época), alongamento de marchas do Polo 1,6 (2002), reestudo da suspensão traseira do Civic (2003), encurtamento do diferencial da Meriva (2004), novos itens de conveniência para o Focus (2003) e o Fiesta (para 2005)... Enfim, a lista vai longe.

É verdade que não temos êxito nessa empreitada sempre. Há diversas razões para que algumas reivindicações não sejam atendidas, da mais comum – limitação de custos – a eventuais empecilhos técnicos e de aplicação de componentes. E, em um caso ou outro, somos voto vencido: foi o que ocorreu com o revestimento interno do Astra, que em 2002 passou de preto para cinza-claro, como o site sugeria, mas na linha 2005 acabou voltando para o preto, justificado pelos pedidos de clientes.

Entre ganhos e perdas, o saldo é claramente positivo: às vésperas de completar sete anos (nosso aniversário é em 22 de outubro), o BCWS acumula uma importante contribuição para o aprimoramento dos carros brasileiros. Um serviço pelo qual devem agradecer os próprios fabricantes, mas cujo objetivo é um só: tornar melhor o automóvel que você, leitor, adquire e dirige.
 



P.S.: Não é só a indústria que nos lê e considera. Semanas depois de termos citado, neste espaço, a grafia incorreta da Associação Brasileira de Crianças Desaparecidas (vinha como Assossiação), a Dersa, responsável pela impressão errônea do nome nos recibos de pedágio de algumas rodovias paulistas, finalmente a corrigiu. Já não era sem tempo.

Atualidades - Página principal - Envie por e-mail

Data de publicação: 18/9/04

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade