Desde que iniciamos no
BCWS as avaliações e comparativos de automóveis, em 1998 – o
primeiro site brasileiro a fazê-lo, é oportuno lembrar –, temos como um
de seus objetivos principais contribuir para melhorar os carros. Em
nosso modo de ver, não basta apontar os destaques de cada modelo e
analisar se ele vale o que custa: é preciso detalhar o que não está
perfeito e como pode ser aprimorado.
Dentro dessa ótica, é muito gratificante para nós verificar, algum tempo
depois, que aspectos que apontamos foram alvo de reestudo por parte do
fabricante. Pode parecer pretensão achar que algo evoluiu apenas porque
o BCWS indicou, mas é uma certeza que nossas sugestões, além de
lidas e consideradas por toda a indústria automobilística, são uma
importante orientação para o consumidor. Este muitas vezes acaba por
endossar, por outros meios, as reivindicações que havia lido no site.
Há inúmeros casos de modificações feitas nos carros nacionais que
coincidem com nossas sugestões. Entre eles estão a reformulação do
ar-condicionado da linha Palio (em 2000), aprimoramento da suspensão do
Marea (2001), adoção de batentes
hidráulicos nos amortecedores do Polo (2002) e de diversos modelos
Citroën e Peugeot (2002 e 2003), aplicação do botão de buzina no volante
de carros dessas marcas francesas (na mesma época), alongamento de
marchas do Polo 1,6 (2002), reestudo da suspensão traseira do Civic
(2003), encurtamento do diferencial da Meriva (2004), novos itens de
conveniência para o Focus (2003) e o Fiesta (para 2005)... Enfim, a
lista vai longe.
É verdade que não temos êxito nessa empreitada sempre. Há diversas
razões para que algumas reivindicações não sejam atendidas, da mais
comum – limitação de custos – a eventuais empecilhos técnicos e de
aplicação de componentes. E, em um caso ou outro, somos voto vencido:
foi o que ocorreu com o revestimento interno do Astra, que em 2002
passou de preto para cinza-claro, como o site sugeria, mas na linha 2005
acabou voltando para o preto, justificado pelos pedidos de clientes.
Entre ganhos e perdas, o saldo é claramente positivo: às vésperas de
completar sete anos (nosso aniversário é em 22 de outubro), o BCWS
acumula uma importante contribuição para o aprimoramento dos carros
brasileiros. Um serviço pelo qual devem agradecer os próprios
fabricantes, mas cujo objetivo é um só: tornar melhor o automóvel que
você, leitor, adquire e dirige.
P.S.: Não é só a indústria que nos lê e considera. Semanas depois de
termos citado, neste espaço, a grafia incorreta da Associação Brasileira
de Crianças Desaparecidas (vinha como Assossiação), a Dersa,
responsável pela impressão errônea do nome nos recibos de pedágio de
algumas rodovias paulistas, finalmente a corrigiu. Já não era sem tempo.
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