por Bob Sharp
Corrente, um meio
válido de
acionar o comando de válvulas
O
comando de válvulas do Fiesta Zetec Rocam não tem correia dentada?
Tiago Marchese
Porto Alegre, RS
O motor Zetec Rocam (foto), utilizado no Fiesta desde 2000 e em outros
modelos da Ford, tem o comando de válvulas acionado por corrente. A
correia dentada popularizou-se a partir de sua introdução no alemão
Glas 1300 GT, de 1961, e chegou até nossos
dias, em que é amplamente usada. Entretanto, alguns fabricantes têm
preferido voltar para a solução mais antiga, a da corrente, entendida
como mais garantida por estar totalmente fechada, fora do alcance de
corpos estranhos e das intempéries. Por exemplo, no uso fora-de-estrada
a correia dentada é crítica devido à lama que pode entrar no sistema.
Com a tendência de aumento da taxa de
compressão que se verifica em todo o mundo, sobretudo no Brasil
devido aos motores flexíveis, uma
ruptura de correia dentada representa danos extensos no motor, pelo
golpe dos pistões contra as válvulas que passam a abrir e fechar de
forma desordenada. Além da corrente, existe a solução da engrenagem, mas
quando o comando de válvulas fica distante (no cabeçote) não é tão
prático, pois é preciso mais que um par de engrenagens. Esta solução é
muito adequada quando o comando fica no bloco, embora também neste caso
houvesse fabricantes que preferissem a corrente.
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