por Bob Sharp

Corrente, um meio válido de
acionar o comando de válvulas


O comando de válvulas do Fiesta Zetec Rocam não tem correia dentada?

Tiago Marchese
Porto Alegre, RS

O motor Zetec Rocam (foto), utilizado no Fiesta desde 2000 e em outros modelos da Ford, tem o comando de válvulas acionado por corrente. A correia dentada popularizou-se a partir de sua introdução no alemão Glas 1300 GT, de 1961, e chegou até nossos dias, em que é amplamente usada. Entretanto, alguns fabricantes têm preferido voltar para a solução mais antiga, a da corrente, entendida como mais garantida por estar totalmente fechada, fora do alcance de corpos estranhos e das intempéries. Por exemplo, no uso fora-de-estrada a correia dentada é crítica devido à lama que pode entrar no sistema.

Com a tendência de aumento da taxa de compressão que se verifica em todo o mundo, sobretudo no Brasil devido aos motores flexíveis, uma ruptura de correia dentada representa danos extensos no motor, pelo golpe dos pistões contra as válvulas que passam a abrir e fechar de forma desordenada. Além da corrente, existe a solução da engrenagem, mas quando o comando de válvulas fica distante (no cabeçote) não é tão prático, pois é preciso mais que um par de engrenagens. Esta solução é muito adequada quando o comando fica no bloco, embora também neste caso houvesse fabricantes que preferissem a corrente.

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Data de publicação: 6/11/07

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