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por Fabrício Samahá 

OHV, OHC, DOHC: como são
estas configurações


Parabéns pelo site. O Best Cars Web Site é o meu preferido, bem organizado na minha opinião. O que significam as siglas OHV, OHC, SOHC e DOHC? Qual a diferença entre eles? Além desses existem outros cabeçotes? Quais? Poderiam citar um exemplo de motor para cada um desses tipos de cabeçote?

Garon Gerster
Guarapuava, PR
gerster@entreriosnet.com.br

Embora utilizadas há muito tempo pela indústria automobilística, estas siglas não são de conhecimento de todos e por isso o BCWS evita utilizá-las. OHV significa overhead valve, válvulas no cabeçote, o que pressupõe que o comando não está nele e sim no bloco. Como exemplos nacionais recentes, o motor Ford (na verdade Renault) que equipou Corcel I e II, Escort e Gol; o Endura-E de Ka e Fiesta (1,0 e 1,3 litro, até 1999); e o V6 de Blazer e S10.

OHC e SOHC são o mesmo sistema: (single) overhead camshaft, ou árvore de comando (única) sobre o cabeçote. Como se vê, o "S" apenas enfatiza haver uma só árvore de comando de válvulas por bancada de cilindros. Um motor V6 com dois comandos, um por bancada (como o do Omega atual, australiano), ainda é um SOHC. Motores OHC ou SOHC estão por toda parte, como as versões de oito válvulas de todos os carros brasileiros e também alguns 16V, como Renault Clio e Peugeot 206 de 1,0 litro.

Enfim, DOHC significa double overhead camshaft, ou dupla árvore de comando sobre o cabeçote (veja imagem). Pode ser adotado em motores de duas válvulas por cilindro, como o dos Alfa Romeo 2000, 2150 e 2300 nacionais e do Tempra. Mas o mais usual é que equipe motores de quatro válvulas por cilindro, como a maioria dos 16V nacionais. Saiba mais sobre as vantagens do duplo comando.

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