Best Cars Web Site Consultório Técnico

por Fabrício Samahá 

Injeção monoponto também
pode funcionar com álcool


Tenho um Corsa 1.0 ano 1994. O carrinho anda bem mas ele tem só um bico de injeção, e o pessoal diz que não dá para converter de gasolina para álcool, alterando o chip de um carro como o meu de um bico só. É verdade?

Renato Paiva
Sao Paulo, SP
renatocp@panoramabrasil.com.br

Sugerimos ler o recente artigo sobre conversão de gasolina para álcool, publicado na seção Segurança & Serviço, que traz considerações gerais sobre o procedimento. Sobre a injeção monoponto, não existe impedimento técnico para uso de álcool, tanto que a GM ofereceu essa opção no Monza e no Kadett por vários anos.

Entretanto, o sistema monoponto não é a melhor opção para o álcool tendo em vista o funcionamento a frio. Como o combustível percorre um caminho maior (do coletor de admissão até os cilindros) nesse tipo de injeção, a dificuldade de atomização do álcool representa um obstáculo. Em um motor original de fábrica é possível contorná-lo, através do funcionamento com gasolina na fase fria e do enriquecimento adequado da mistura ar-combustível, mas uma conversão dificilmente chega ao mesmo resultado. Por isso a opinião que lhe transmitiram, de que injeção monoponto não aceita conversão para álcool.

Página principal - e-mail

Data de publicação deste artigo: 23/11/02

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados