Do sonho ao pesadelo

Grande promessa do pós-guerra, o revolucionário Tucker Torpedo
encontrou obstáculos e se tornou apenas parte de uma história

Texto: Thiago Mariz - Fotos: divulgação

Preston Tucker, já em uma apresentação do carro, e seu veículo militar: o desempenho assustou o governo, mas a torre de tiro foi aproveitada

O desenho inicial previa um carro bem mais avançado e digno do nome Torpedo; o anúncio fala em "o mais comentado carro do mundo hoje"

A história automobilística mundial está recheada de casos obscuros onde as teorias conspiratórias ganham forma. Mas talvez nenhuma seja tão latente quanto a que enterrou um dos projetos mais interessantes dos Estados Unidos: o Tucker Torpedo. Se o "sonho americano", como era chamado, naufragou por conta de pessoas contrárias à sua realização ou pela própria inviabilidade da ideia, é pouco provável que saibamos a resposta. O fato é que o Tucker era uma afronta às três grandes norte-americanas — Chevrolet, Ford e Chrysler — por possuir qualidades e conceitos à frente de seu tempo.

Preston Thomas Tucker nasceu em 21 de setembro de 1903 na cidade de Capac, estado de Michigan. Seu primeiro emprego já lhe dava contato com o mundo automotivo, pois era contínuo na sede da Cadillac Motor Company. Pouco depois mudou de ramo, trabalhando na polícia de Detroit, mas depois de casado se tornou vendedor em uma concessionária de Memphis, Tenessee, a Mitchel Dulian. Mais tarde passou a diretor comercial da Pierce-Arrow e dono de uma concessionária Packard em Indianápolis. Em 1940 fundou em Ypsilanti, Michigan, a Tucker Aviation Corporation, que fabricava tanques e canhões. Durante a Segunda Guerra Mundial, projetou um carro de combate estreito e muito rápido, capaz de 185 km/h, para o governo do país. O veículo não foi aprovado por ser veloz demais... mas a cúpula de tiro que ele trazia sobre o teto foi usada em barcos e aviões bombardeiros.

Foi após o fim do conflito que seus projetos começaram a ganhar forma. Conta a história que, após a guerra, o presidente Franklin Roosevelt proibiu que as grandes marcas comprassem as fábricas de armamentos bélicos para impedir reserva de mercado. Nesse ínterim Tucker desejava uma instalação oriunda da guerra para abrigar sua fábrica. Conseguiu a locação de uma ex-unidade da Dodge, usada para fabricar motores de avião durante o conflito. Com um local para construir seu sonho, o moderno sedã — anunciado como "o carro do amanhã" — começava a nascer.

O projeto privilegiava a segurança e a eficiência, algo que não merecia atenção nos outros carros da época. Deveria ser rápido, econômico e seguro para seus ocupantes e os pedestres. A construção também era diferente de tudo o que existia no mercado, já que o projeto original previa teto de vidro, carroceria de plástico ou alumínio e o posto do motorista no centro entre dois passageiros, solução ideal quanto à distribuição de peso. O motor de seis cilindros seria arrefecido a ar, haveria discos para os freios e os instrumentos ficariam todos atrás do volante. Tudo isso por um valor acessível para o norte-americano da época.

O famoso desenhista Alex Tremulis — autor dos ousados Cords 810 e 812, de um roadster sobre chassi Duesenberg e do conceito Chrysler Thunderbolt, entre outros — teve apenas seis dias para criar o desenho básico do Tucker, em dezembro de 1946. Em março do ano seguinte Preston contratara o estúdio nova-iorquino de J. Gordon Lippincott para um segundo modelo. Desta versão saíram a frente e a traseira, unidas ao desenho de Tremulis. O protótipo foi apelidado de Tin Goose, "ganso de lata". Em 19 de junho de 1947 o Tucker 48, como era chamado em referência ao ano-modelo, era apresentado com toda pompa e circunstância. Milhares de pessoas se reuniram na grande fábrica e no auditório principal para conhecer o carro que prometia mudar a história da indústria. Contudo, a suspensão impediu o veículo de se movimentar. Engenheiros se acotovelaram às pressas para consertá-lo e, duas horas depois, Tucker subia as cortinas. Continua

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Data de publicação: 29/8/09

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