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Mudanças mais expressivas vinham em 2003 com a 12ª geração: linhas imponentes, motores V6 com injeção direta e um V8 de 4,3 litros no Majesta (ao lado)

Athlete (em cima) e Royal de 2006: em sintonia com os novos tempos

No Crown 2008 o desenho foi modernizado e havia cinco versões, com opção pela propulsão híbrida; embaixo o Majesta, mais conservador

Os novos Crowns se dividiam em duas versões de acabamento, Royal e Athlete. Já o Majesta continuava, mas era um carro distinto, com mais luxo e maiores dimensões. A linha de motores compreendia várias unidades, todas de seis cilindros, com 2,0, 2,5 e 3,0 litros. A versão Athlete era equipada com uma unidade de 2,5 litros com turbo e variador do comando de válvulas, capaz de expressivos 280 cv (a maior potência permitida pelo governo japonês no mercado interno) e 38,6 m.kgf. Nem uma versão híbrida, com motores elétrico e a gasolina (de 3,0 litros e 200 cv) associados, foi esquecida para o Royal.

Em 2003 o Crown mostrava que ainda tinha muito fôlego e surgia sua 12ª geração, a S180. Apesar de ser produzido sobre a mesma plataforma de antes, o grande Toyota estava com linhas mais modernas sem perder o traço de elegância que o marcou por todos esses longos anos. Baseado no conceito Zero Crown, o novo modelo tinha frente em cunha, com grandes faróis e grade cromada. Uma grelha no parachoque, dividida pelo espaço da placa, trazia faróis de neblina. Um discreto ombro surgia pela lateral robusta, aspecto evidenciado pela ausência de janela na coluna posterior. Na traseira grandes lanternas davam o tom de classe e as duas saídas de escapamento mostravam que havia algo interessante sob o capô.

Três motores estavam disponíveis na linha, todos de seis cilindros em "V" e dotados de variador nos comandos de admissão e escapamento. O primeiro tinha 2,5 litros, duplo comando e injeção direta. Sua potência era de 215 cv e o torque de 26,5 m.kgf. Na sequência havia o 3,0 também de injeção direta, com 255 cv e 32 m.kgf, e por fim uma unidade de 3,5 litros, 280 cv e 35,9 m.kgf. Para o Majesta existia um V8 de 4,3 litros, mesmos 280 cv e maior torque, 43,8 m.kgf. O carro estava um pouco maior, com 4,84 m de comprimento, 1,78 m de largura e 1,47 m de altura. O entreeixos era de amplos 2,85 m e o peso chegava a 1.760 kg.

A suspensão agora era independente nos dois eixos, com braços sobrepostos na dianteira e multibraço na traseira, sempre com molas helicoidais. Os câmbio automáticos podiam vir com cinco ou seis marchas. A Toyota sabia que precisava de um produto competitivo, pois naquele tempo o Crown era uma opção aos tradicionais Mercedes-Benz Classe E, BMW Série 5, Audi A6 e os conterrâneos Honda Legend e Nissan Fuga. Em meio a um mercado tão seleto, a marca japonesa apresentou em 2008 a atual geração, identificada como S200.

Na estética estava um pouco mais esportivo, com traços mais demarcados, sem contudo perder a identidade. Crescia 3 cm no comprimento e a dianteira exibia tomadas de ar maiores no parachoque. As lanternas traseiras ganhavam curvas e, no geral, não é difícil fazer uma ligação com outros recentes carros da marca, em especial o Camry. O comprador podia escolher entre cinco níveis de acabamento: o básico Crown Sedan, o Royal Series, o Athlete (que mantinha o luxo do Royal com uma pitada de esportividade), o Majesta e o Hybrid. A tecnologia incluía moderno sistema de navegação em três dimensões, raro no segmento.

Com mais de meio século de história, o Crown faz parte de um capítulo importante da Toyota — surgiu quase junto à marca. Com um projeto voltado ao mercado de táxis, o modelo japonês mostrou qualidades suficientes para alçar outros voos e hoje é um dos sedãs mais completos do segmento. Quanto tempo mais durará o reinado dessa coroa nipônica? A julgar pela tradição da Toyota, pode ser que esse trono ainda veja muitas gerações do Crown.

Ficha técnica
_ Crown DeLuxe
1,9 (1963)
Crown Super Sedan
2,6 (1972)
Crown Hardtop
3,0 (1987)
Crown Majesta
V8 4,3 (2004)
MOTOR
Posição e cilindros longit., 4 em linha longitudinal, 6 em linha longitudinal, 8 em V
Comando e válvulas por cilindro no bloco, 2 no cabeçote, 2 duplo no cabeçote, 4
Diâmetro e curso 87,9 x 78 mm 80 x 85 mm 83 x 91 mm 91 x 82,5 mm
Cilindrada 1.893 cm3 2.563 cm3 2.954 cm3 4.292 cm3
Taxa de compressão 8:1 8,5:1 ND 10,5:1
Potência máxima 90 cv a 5.000 rpm 130 cv a 5.200 rpm 192 cv a 5.600 rpm 280 cv a 5.600 rpm
Torque máximo 14,4 m.kgf a
3.600 rpm
20 m.kgf a
3.600 rpm
26 m.kgf a
3.600 rpm
43,8 m.kgf a
3.400 rpm
Alimentação carburador injeção multiponto
CÂMBIO
Tipo e marchas manual, 3 manual, 4 automático, 4 automático, 6
Tração traseira
FREIOS
Dianteiros a tambor a disco a disco ventilado
Traseiros a tambor a disco a disco ventilado
Antitravamento (ABS) não sim
SUSPENSÃO
Dianteira independente, braços sobrepostos
Traseira eixo rígido indep., multibraço
RODAS
Pneus 7,00-13 6,95-14 ND
DIMENSÕES
Comprimento 4,41 m 4,68 m 4,86 m 4,95 m
Entreeixos 2,53 m 2,69 m 2,72 m 2,85 m
Peso 1.260 kg 1.370 kg 1.450 kg 1.760 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima 140 km/h 170 km/h 210 km/h ND
Aceleração de 0 a 100 km/h ND
ND = não disponível

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