Qualidades havia, sem dúvida. Mas, para os admiradores fiéis da linhagem GT-R, o novo Skyline era um inaceitável rompimento de tradições: não havia motor seis-em-linha, turbo ou versão GT-R. Diversas empresas de preparação (leia boxe) continuaram a trabalhar sobre as séries R32, R33 e R34, como se não existisse um sucessor. Ciente da questão, a Nissan revelava no Salão de Tóquio de 2005 outra proposta de retorno do esportivo: o GT-R Proto (protótipo), evolução do conceito de quatro anos antes.

Os 280 cv permaneciam, mas conforto e suavidade eram os destaques do Skyline cupê da geração V35, vendido nos Estados Unidos como Infiniti G35

As formas estavam mais harmoniosas, com linhas curvas, sem perder a imponência. Saídas de ar nos pára-lamas dianteiros inspiradas em carros de corrida, área envidraçada bem reduzida e faróis alongados na vertical contrastavam com a tradição das lanternas traseiras circulares. A Nissan anunciou que em dois anos o carro chegaria ao mercado, desta vez com versão de volante à esquerda, para que possa atingir novos mercados. Não se espera, no entanto, que o nome Skyline seja mantido.

Designada como V36, a décima segunda geração era apresentada no Japão em novembro de 2006 (o novo G35 aparecera antes, em abril). O sedã trazia novidades como faróis de xenônio nos dois fachos com efeito autodirecional, navegador com informações de trânsito em tempo real e motor V6 revisto. A versão de 2,5 litros fornecia 220 cv e 26,7 m.kgf, e a de 3,5 litros (única oferecida nos EUA), 315 cv e 36,5 m.kgf. Tração integral com repartição variável de torque estava disponível na 2,5.

Lançado ao mesmo tempo em que o Skyline fez 50 anos, o cupê da série V36 chega a 330 cv, mas lhe falta a imponência e o caráter esportivo dos antigos GT-R

Antecipado pelo Coupe Concept do Salão de Detroit de 2006, o cupê ficou para março do ano seguinte, com linhas mais fortes e imponentes. O nome agora era G37 Coupe, indicação do aumento do motor V6 para 3,7 litros, 330 cv e 37,3 m.kgf. Os americanos ganhavam recursos como direção nas quatro rodas, câmera para orientar manobras e um sofisticado sistema de áudio, que incluía disco rígido de 9,3 Gb para armazenar arquivos. A versão japonesa aparecia em abril em um evento que celebrou os 50 anos do Skyline.

O "Godzilla sobre rodas" começou como um pacato sedã, ganhou desempenho e se tornou um dos carros esporte mais competentes da indústria japonesa. Seus tempos de valentia passaram, ao menos por enquanto. Mas a imagem conquistada ficará para sempre.

Ficha técnica
_ 2000 GT-R
(GC10, 1969)
GTS-T
(R32, 1989)
GT-R
(R34, 1999)
MOTOR
Posição e cilindros longitudinal, 6 em linha
Comando e válvulas por cilindro no cabeçote, 2 duplo no cabeçote, 4
Diâmetro e curso 82 x 62,8 mm 78 x 69,7 mm 86 x 73,7 mm
Cilindrada 1.989 cm3 1.998 cm3 2.569 cm3
Taxa de compressão 9:1 8,5:1
Potência máxima 155 cv a
7.000 rpm
215 cv a
6.400 rpm
280 cv a
6.800 rpm
Torque máximo 17,7 m.kgf a
5.600 rpm
27 m.kgf a
3.200 rpm
40 m.kgf a
4.400 rpm
Alimentação 3 carburadores injeção multiponto
Superalimentação não turbocompressor 2 turbos
CÂMBIO
Marchas e tração 5, traseira 6, integral
FREIOS
Dianteiros a disco a disco ventilado
Traseiros a tambor a disco ventilado
Antitravamento (ABS) não sim
SUSPENSÃO
Dianteira independente, McPherson independente, braços sobrepostos
Traseira ind., braço semi-arrastado independente, multibraço
RODAS
Pneus ND 205/60 R 15 245/40 R 18
DIMENSÕES
Comprimento 4,33 m 4,53 m 4,60 m
Entreeixos 2,57 m 2,61 m 2,66 m
Peso 1.080 kg 1.260 kg 1.540 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima 195 km/h 230 km/h 250 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h ND 5,2 s
ND = não disponível

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