O R31 marcou a estréia de novidades técnicas como o sistema HICAS (sigla para direção ativa de alta capacidade, em inglês), que esterçava as rodas traseiras no mesmo sentido das dianteiras com o objetivo de aumentar a estabilidade — não para facilitar manobras em locais estreitos, como em outros sistemas desse tipo. O motor 1,8 de 100 cv contava com duplo comando. Os de seis cilindros em linha e 2,0 litros eram da nova série RB, identificada pela cobertura vermelha no cabeçote, que também usava duplo comando e teve quatro versões.

De produção limitada, o GTS-R foi o mais potente da série R31: 210 cv no motor turbo

O GTS e o GT Passage tinham 155 cv; suas versões Turbo, 180; o GTS-X chegava a 190 cv e o GTS-R a 210 cv, estes também com turbocompressor. O cupê GTS-R foi o mais "quente" Skyline dessa geração. Com especificação similar à do modelo de corridas do Grupo A, combinava um turbo de maior capacidade, coletor de escapamento em aço inoxidável e grande resfriador de ar, para render os 210 cv a 6.400 rpm e 25 m.kgf a 5.000 rpm. Com defletores dianteiro e traseiro, rodas raiadas de 15 pol, pneus 205/60, freios a disco ventilado nas quatro rodas e peso de 1.345 kg, sua produção foi limitada a 800 unidades.

O nascimento do "Godzilla"   A geração seguinte, R32, chegava em 1989 com carrocerias sedã e cupê e a inédita opção entre tração traseira e integral. O estilo não trazia revoluções — apenas um arredondamento das formas, em consonância com as tendências da época. Em contrapartida, as suspensões adotavam esquemas dos mais eficientes, a dianteira com braços sobrepostos e a traseira multibraço. Continua

Em escala

A geração R34 é a mais comum em miniaturas. A Kyosho produz o GT-R Calsonic de competição (acima) na escala 1:10, em azul e com logotipos de patrocínio.

Outra opção é o 2000 GT-R de 1992 (acima), em vermelho ou branco, 1:43.

A Auto Art tem três versões do R34 na escala 1:18. O GT-R de 1999 vem na cor púrpura, e o GT-R Spec II (acima), em azul ou prata.

A terceira é o modelo de competição Gran Turismo de 2002, em cinza e vermelho (com patrocínio Motul, acima) ou azul (Calsonic).

O GT-R R34 foi feito pela Maisto em 1:24 com duas versões: original, em azul, e personalizada, em branco (acima).

A Jada Toy oferece duas gerações na escala 1:24: a R32 GT-R, em preto, e a R34 de competição, em azul ou cinza (acima).

A Tamiya, mais conhecida pelos kits para montagem, oferece esse Skyline (acima) em miniatura pronta de metal. Azul, tem tamanho reduzido: a escala é 1:64.

Por influência ou não de Mais Velozes Mais Furiosos (leia boxe), versões preparadas e com acessórios têm sido comuns entre as miniaturas do Skyline. Com base no R34, a Classic Metal fez em 1:24 um modelo personalizado (acima) com aerofólio, defletor dianteiro, rodas de grande diâmetro, pára-lamas alargados, capô translúcido e pintura prata e preta. Abertas as portas "tesoura", vêem-se no interior os bancos tipo concha, vermelhos. Também modificado é o modelo da Hot Wheels, em 1:18, com opção entre prata e azul.

A Kyosho é uma das poucas a produzir um Skyline antigo: o GT-R da quarta geração, vermelho, em 1:43.

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