Com banco traseiro bem maior, vidros ampliados e o motor de 841 cm3, a antiga fórmula da Saab tentava um rejuvenescimento por meio do modelo 96, em 1960

As portas agora se abriam para frente: as "suicidas" caíam em desuso

No modelo 1965 (em vermelho), capô e grade maiores; dois anos depois vinha o motor V4 e, em 1969, nova remodelação da frente (carro verde)

O interior de 1969 ainda guardava muito em comum com os de 20 anos passados; o modelo 1978 (acima) é um dos últimos da longeva série

O GT 750 dava lugar em 1962 ao GT 850, com o motor de maior cilindrada e freios dianteiros a disco. O mercado britânico recebeu esse modelo com o nome Saab Sport, mas em 1966 ele foi renomeado Saab Monte Carlo para todos os países, em alusão ao rali em que o 96 vinha se destacando (leia boxe sobre competições).

No 96 convencional a potência subia 2 cv em 1965, graças aos três carburadores, e o capô ficava pouco mais longo com a montagem do radiador à frente do motor (antes atrás e mais elevado, por causa do uso de termossifão). A grade era ampliada e passava a alojar os faróis, ainda circulares. Mas modificações bem mais abrangentes estavam a caminho: em um projeto conduzido em grande segredo, a Saab estava para adotar um motor a quatro tempos.

O 96 — assim como a perua 95 e o Monte Carlo — recebia em 1967 a unidade de quatro cilindros em "V" e 1,5 litro do Ford Taunus 15M (curiosamente, os dois-tempos da DKW também haviam sido abandonados quando a marca passou ao controle da Volkswagen). O V4, que usava árvore de balanceamento para uma operação suave, oferecia 55 cv (65 no Monte Carlo) e vantagens como menor emissão de fumaça e marcha-lenta mais suave. A roda-livre era mantida, fato único em um carro quatro-tempos na história.

O V4 foi testado em 1967 pela Road & Track.  A aceleração de 0 a 96 km/h passou a ser feita em 17,5 segundos, apenas razoável, mas o motor foi elogiado pela maciez de funcionamento. "Você terá de apreciar a construção sólida e o cuidado óbvio com que ele foi montado. Qualquer um que pense que um carro tem de pesar uma tonelada e meia para passar uma boa sensação deveria ser apresentado ao Saab. Embora o peso do V4 seja de apenas 865 kg, ele dá a impressão de grande rigidez e resistência", acrescentou a revista.

O motor a dois tempos ficava disponível só por mais dois anos e, nos EUA, vinha reduzido para 819 cm³ — forma de contornar as normas de controle de emissões poluentes, que valiam apenas para motores de 50 pol³ ou mais. O para-brisa e o vidro traseiro voltavam a crescer em 1968, quando o Monte Carlo deixava de existir. Dois anos mais tarde o 96 ganhava produção em Uusikaupunki, na Finlândia, em associação entre Saab e Valmet.

Poucas alterações se seguiram, como a frente com faróis retangulares, em 1969, e o aumento de potência do V4 para 65 cv em 1977. Nos EUA ele usava uma versão de 1,7 litro do motor Ford, de modo a compensar as perdas de desempenho pelos equipamentos de controle de poluentes, pois as normas norte-americanas a respeito eram então bem mais severas que as vigentes na Europa. Curiosamente nunca abandonou a disposição da alavanca de câmbio na coluna de direção, que já era um tanto rara em automóveis de seu porte nos anos 70.

Apesar do lançamento do modelo 99 — de projeto bem mais moderno — em 1969, o tradicional 96 teve surpreendente sobrevida: foi produzido até 1980, em total de 547 mil unidades (o Saab mais vendido até então, sendo pouco mais tarde superado pelo 99). Depois da série 92/96 a marca sueca abandonou para sempre as formas arredondadas, aderindo a um estilo robusto e sisudo, como o de sua conterrânea Volvo.

Ficha técnica
_ 92 (1949) GT 750 (1961) 96 (1961) 96 V4 (1967)
MOTOR
Posição e cilindros transversal, 2 em
linha, 2 tempos
longitudinal, 3 em linha, 2 tempos longitudinal,
4 em V, 4 tempos
Comando e válvulas por cilindro NA no bloco, 2
Diâmetro e curso 80 x 76 mm 66 x 72,9 mm 70,1 x 72,9 mm 90 x 58,9 mm
Cilindrada 764 cm3 748 cm3 841 cm3 1.498 cm3
Taxa de compressão 6:1 ND 7,3:1 9:1
Potência máxima 25 cv a 3.800 rpm 50 cv a 5.000 rpm 38 cv a 5.000 rpm 55 cv a 4.600 rpm
Torque máximo 5,6 m.kgf a
1.500 rpm
8,6 m.kgf a
3.500 rpm
8,1 m.kgf a
3.000 rpm
11,7 m.kgf a
2.600 rpm
Alimentação carburador
CÂMBIO
Tipo e marchas manual, 3 manual, 4
Tração dianteira
FREIOS
Dianteiros a tambor a disco
Traseiros a tambor
Antitravamento (ABS) não
SUSPENSÃO
Dianteira independente, braços sobrepostos
Traseira independente, braço arrastado
RODAS
Pneus 5,00-15 5,20-15
DIMENSÕES
Comprimento 3,95 m 4,01 m
Entre-eixos 2,47 m 2,49 m
Peso 750 kg 853 kg 818 kg 868 kg
ND = não disponível; NA = não aplicável; desempenho não disponível
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