

O Carrera S cupê, no alto, e o
Carrera Cabriolet renovados para 2005: inspiração nos antigos para
descartar a semelhança com o Boxster

O motor aspirado do GT3 chegava
aos 415 cv e continuava a opção entre versão básica, mais confortável, e
RS, despojada de acessórios |

Com
ar do passado
Os fãs ficariam mais apaixonados na linha 2005, pois os
apreciados faróis circulares usados até a série 993 estavam de volta. O
911 de código 997 fazia sua estréia com nova grade e luzes de
direção independentes dos faróis, o que deixava para trás a similaridade
com o Boxster. Na traseira, as entradas de ar e as lanternas mudavam
assim como os escapamentos. O Cx estava ainda melhor, 0,29.
A versão Carrera S era o destaque com o inédito motor de 3.824 cm³ (99 x
82,8 mm), que fornecia 355 cv e 40,7 m.kgf — o suficiente para deslocar
seus 1.420 kg até 293 km/h. No Carrera básico permanecia a unidade de
3.596 cm³, com 325 cv e 37,7 m.kgf. A carroceria conversível estava mais
rígida, graças a um novo processo de soldagem, e podia receber um teto
rígido de alumínio que pesava apenas 33 kg — muito charmoso e caro. As
rodas do Carrera S tinham aro de 19 pol, pela primeira vez no modelo, e
usavam pneus 235/35 na frente e 295/30 atrás.
O GT3 aparecia pouco depois, em 2006, com novo aerofólio e rodas de 19
pol. Os bancos de competição e um cronômetro integrado ao painel faziam
a diferença. Mais vigoroso do que nunca, o motor 3,6 aspirado chegava a
415 cv e 41,3 m.kgf, para fazer de 0 a 100 em 4,3 segundos e alcançar
310 km/h. A aceleração não acompanhava o ritmo do aumento de potência
porque o peso também era maior que no passado, 1.395 kg.
Quase junto vinha o novo Turbo, ainda com 3,6 litros, mas capaz de 480
cv e 69,3 m.kgf, para 0-100 em 3,7 segundos e final de 310 km/h. Não só
é um dos 911 mais rápidos de todos os tempos, como também o melhor para
uso cotidiano: mantém o banco traseiro, possui tração integral para
melhor transmissão da potência ao solo, oferece opções de carroceria
conversível e caixa automática Tiptronic e, como topo de linha, traz
todos os aparatos eletrônicos que a moderna tecnologia pode dar.
Continua
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