
Os Turbos cupê e conversível,
acima, são o máximo em tecnologia em um 911 até hoje, mas o GT2 (abaixo)
oferece mais pura esportividade


O Carrera 4S para 2009: injeção
direta e câmbio manual automatizado |

No entanto, sempre haverá quem prefira abrir mão dessas facilidades em
nome do envolvimento na direção esportiva. Para esses, o 911 supremo até
agora é o GT2 lançado em 2007, com 530 cv e 69,3 m.kgf retirados do
mesmo motor 3,6 biturbo, tração apenas traseira e peso de 1.440 kg, ante
1.585 do Turbo. O resultado: de 0 a 100 em 3,6 segundos e máxima de 329
km/h. Decidir entre um e outro é uma dessas tarefas deliciosas
reservadas a poucos afortunados.
Na linha 2009, uma solução testada há muito tempo pela Porsche — o
câmbio manual automatizado com duas
embreagens — chegava afinal ao 911, com sete marchas e ótimos
resultados. E veio associado ao motor de inéditos 3.614 cm³ (97 x 81,5
mm) com injeção direta de combustível,
que obtém 340 cv e 39,8 m.kgf no Carrera básico. No caso da versão S, a
cilindrada passou a exatos 3.800 cm³ com nova geometria interna (102 x
77,5 mm) e, também com nova injeção, resultou em 385 cv e 42,8 m.kgf.
A Porsche completou este ano 60 anos de idade e seu principal produto, o
911, 45 anos. Seu sucesso inspirou a criação do caçula da família, o
Boxster, além de sua versão cupê
Cayman e do supercarro
Carrera GT com motor V10. Até o utilitário esporte
Cayenne tem o ar do 911.
Curiosamente, nenhum deles repete a disposição de motor traseiro do
clássico lançado em 1963, mas a Porsche se mantém fiel a essa
característica de projeto, que ele certamente levará até o último de
seus dias.
E quando será seu último dia? Impossível prever. Amado por fãs do
automóvel em todo o mundo, vencedor da categoria "O Carro dos Meus
Sonhos" nas 10 edições já realizadas de nossa Eleição dos Melhores
Carros, o 911 simboliza sobre rodas a palavra carisma. Quando se
dizem os três números mágicos, todos sabem que se trata de um Porsche.
Mais que isso: do verdadeiro Porsche.
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