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Os Turbos cupê e conversível, acima, são o máximo em tecnologia em um 911 até hoje, mas o GT2 (abaixo) oferece mais pura esportividade

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O Carrera 4S para 2009: injeção direta e câmbio manual automatizado

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No entanto, sempre haverá quem prefira abrir mão dessas facilidades em nome do envolvimento na direção esportiva. Para esses, o 911 supremo até agora é o GT2 lançado em 2007, com 530 cv e 69,3 m.kgf retirados do mesmo motor 3,6 biturbo, tração apenas traseira e peso de 1.440 kg, ante 1.585 do Turbo. O resultado: de 0 a 100 em 3,6 segundos e máxima de 329 km/h. Decidir entre um e outro é uma dessas tarefas deliciosas reservadas a poucos afortunados.

Na linha 2009, uma solução testada há muito tempo pela Porsche — o câmbio manual automatizado com duas embreagens — chegava afinal ao 911, com sete marchas e ótimos resultados. E veio associado ao motor de inéditos 3.614 cm³ (97 x 81,5 mm) com injeção direta de combustível, que obtém 340 cv e 39,8 m.kgf no Carrera básico. No caso da versão S, a cilindrada passou a exatos 3.800 cm³ com nova geometria interna (102 x 77,5 mm) e, também com nova injeção, resultou em 385 cv e 42,8 m.kgf.

A Porsche completou este ano 60 anos de idade e seu principal produto, o 911, 45 anos. Seu sucesso inspirou a criação do caçula da família, o Boxster, além de sua versão cupê Cayman e do supercarro Carrera GT com motor V10. Até o utilitário esporte Cayenne tem o ar do 911. Curiosamente, nenhum deles repete a disposição de motor traseiro do clássico lançado em 1963, mas a Porsche se mantém fiel a essa característica de projeto, que ele certamente levará até o último de seus dias.

E quando será seu último dia? Impossível prever. Amado por fãs do automóvel em todo o mundo, vencedor da categoria "O Carro dos Meus Sonhos" nas 10 edições já realizadas de nossa Eleição dos Melhores Carros, o 911 simboliza sobre rodas a palavra carisma. Quando se dizem os três números mágicos, todos sabem que se trata de um Porsche. Mais que isso: do verdadeiro Porsche.

Ficha técnica
_ 911 Carrera RS
2,7 (1972)
911 Turbo 3,3
(1978)
911 Turbo 3,6
(1995)
911 Turbo 3,6
(2000)
MOTOR
Posição e cilindros traseiro, longitudinal, 6 opostos
Comando e válvulas por cilindro no cabeçote, 2
Diâmetro e curso 90 x 70,4 mm 97 x 74,4 mm 100 x 76,4 mm
Cilindrada 2.687 cm3 3.299 cm3 3.600 cm3
Taxa de compressão 8,5:1 7:1 8:1 9,4:1
Potência máxima 210 cv a 6.300 rpm 300 cv a 5.500 rpm 408 cv a 5.750 rpm 420 cv a 6.000 rpm
Torque máximo 26 m.kgf a
5.100 rpm
42 m.kgf a
4.000 rpm
55,1 m.kgf a
4.500 rpm
57,1 m.kgf a
2.700 rpm
Alimentação injeção mecânica injeção multiponto
CÂMBIO
Marchas e tração 5, traseira 6, integral
FREIOS
Dianteiros e traseiros a disco ventilado
Antitravamento (ABS) não sim
SUSPENSÃO
Dianteira independente, McPherson
Traseira independente, braço semi-arrastado independente, multibraço
RODAS
Pneus dianteiros 185/70 R 15 V 205/50 R 15 V 225/40 R 18 Z
Pneus traseiros 215/60 R 15 V 225/50 R 15 V 285/30 R 18 Z 295/30 R 18 Z
DIMENSÕES
Comprimento 4,14 m 4,29 m 4,24 m 4,43 m
Entreeixos 2,27 m 2,35 m
Peso 1.075 kg 1.300 kg 1.500 kg 1.540 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima 240 km/h 260 km/h 290 km/h 304 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 6,3 5,4 s 4,3 s 4,2 s

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