Os faróis estavam mais avançados que a grade em 1965, ano em que o Bonneville oferecia um motor Trophy de 6,9 litros com três carburadores e 380 cv

Em 1967 (em cima) o para-choque começava a emoldurar a frente, em um processo que culminaria com o desenho de 1969 (segunda imagem)

Em 1971 o Pontiac ganhava um estranho bico com as grades (em cima); o modelo 1973 mostra os para-lamas traseiros "garrafa de Coca-Cola"

A terceira carroceria aparecia em 1965 com pequenas mudanças de estilo. As rodas traseiras recebiam cobertura parcial e havia um friso cromado na parte inferior da carroceria. A frente ficava intimidadora com os faróis empilhados mais à frente que a grade, e esta recebia um padrão mais esportivo. Enquanto os amantes de desempenho se voltavam novamente ao Catalina, mais leve dos cupês Pontiac, o Bonneville fazia a festa com o V8 básico de 6,4 litros e 280 cv. Na sequência vinha o de 421 pol³ (6,9 litros) que, com alta taxa de compressão de 10,75:1 e carburador quádruplo, desenvolvia 357 cv. A versão Trophy 421 HO — High Output, alto rendimento — recebia três carburadores duplos da marca Rochester e chegava a 380 cv.

Para 1967 a Pontiac descontinuava o pacote Tri Power em todos os carros. Agora o motor de entrada era o de 6,6 litros; o V8 421 crescia para 428 pol³ ou 7,0 litros e entregava 388 cv. Na frente, o para-choque começava a assumir o formato de moldura da grade e dos faróis, que culminaria no modelo 1969. Também nesse ano o motor 421, com potência reduzida para 367 cv, tornava-se a opção de entrada para os Bonnevilles, enquanto a versão de topo crescia para 455 pol³ nominais (na verdade 457,6 pol³ ou 7,5 litros) com 380 cv. O desenho continuava imponente, agora com os quatro faróis em alinhamento horizontal e uma protuberância no elemento central entre as grades, que se abria no capô formando um "V" até encontrar o para-brisa.

Período obscuro   Com uma nova geração, a vida do Bonneville mudava muito de 1971 em diante. Se serve de consolo, o quadro não era muito diferente em todas as marcas norte-americanas. O carro deixava o posto de topo de linha da Pontiac, papel agora assumido pelo Grand Ville, e assumia o segmento dos carros médios (para os padrões dos EUA, claro), inserido entre o mais barato Catalina e o próprio Grand Ville. As carrocerias agora se resumiam a três: sedã, sedã hardtop e cupê hardtop.

No desenho o novo Bonneville estava, no mínimo, estranho. A frente ostentava um par de faróis circulares de cada lado, em posição elevada, e a grade formava um bico desproporcional. O para-choque chegava a ser ameaçador. A lateral era limpa, com linhas curvas, e mantinha um discreto estilo "garrafa de Coca-Cola" no para-lama traseiro (lançado ainda na geração anterior), assim como no Caprice da época. Para completar o período obscuro que começava a vigorar na indústria automobilística, os motores já apareciam com taxa de compressão reduzida para o uso de gasolina de menor octanagem sem chumbo tetraetila — medida essencial para diminuir as emissões poluentes e para receber o catalisador que viria a seguir.

Desse modo o motor de entrada do Bonneville era o 455 de 7,5 litros com carburador duplo e 283 cv — número que despencava para 187 cv no ano seguinte graças à divulgação de valores líquidos e não mais brutos. Esse mesmo motor, equipado com carburador quádruplo, desenvolveria 253 cv no ano seguinte. Ainda em 1971 a popular caixa automática Turbo Hydramatic, direção assistida e freios a disco nas rodas dianteiras se tornavam de série no Bonneville e em todos os topos de linha das marcas da GM. Em 1973 o motor de entrada perdia potência, passando a oferecer 172 cv. O Bonneville era o único Pontiac a ter a opção de suspensão mais firme, adequada a pneus radiais e que contava ainda com amortecedores Pliacell e estabilizadores nos dois eixos. Com a dança das cadeiras dois anos depois, o modelo voltava ao posto de topo de linha da marca após a descontinuação do Grand Ville. Para mais prestígio o sobrenome Brougham era adotado. Continua

Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade