


A charmosa SW também feita no
Brasil, motores 1,4 e 1,6 flexíveis, o fim do 1,0 e a edição limitada
Holiday: novidades da família em 2005
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Para
atender a um público carente de conversíveis de menor preço desde o fim
dessas versões de Kadett e Escort, na década anterior, o 206 CC passava
a ser trazido da França. Vinha com motor 1,6 16V e mais equipamentos de
série que nas versões locais, caso do revestimento dos bancos em couro e
das rodas de 15 pol com pneus 195/55. Se o desenho agradável do 206
ainda não pedia alterações, a Peugeot fez apenas mudanças sutis — faróis
de superfície complexa, grade, lanternas traseiras — em fevereiro de
2004, no que chamou com exagero de nova geração.
A maior novidade estava sob o capô: o tradicional motor de 1,4 litro,
oito válvulas, 75 cv e 12,5 m.kgf, de origem francesa e produção local,
substituía em parte das versões a unidade Renault 1,0 16V, com ganho
importante de torque em baixa rotação, mesmo que os 5 cv não
impressionassem diante da cilindrada 40% maior. Como se sabe, já na
época os motores 1,0 no Brasil eram "espremidos" para aumento de
potência, não raro com fins comerciais — parecer mais dispostos que os
da concorrência —, mas deixavam a desejar no uso prático em rotações
baixas e médias. As versões passavam a ser Sensation (1,0 16V),
Presence, Feline (1,4 ou 1,6 16V) e Rallye (1,6 16V).
A família 206 fluminense crescia em março de 2005 com o lançamento da
SW, feita apenas com cinco portas e com ambos os motores do hatch.
Competia com Palio Weekend e Parati e, embora mostrasse aspecto mais
jovial e esportivo, perdia para ambas em capacidade de bagagem, pouco
maior que num hatch pequeno. Já o vidro traseiro com abertura
independente da quinta porta era inédito em um carro nacional. As
versões Presence e Feline eram as mesmas do hatch, assim como os motores
1,4 e 1,6 16V. Este último passava a ser flexível em combustível dois
meses depois, tanto na SW quanto no hatch, mantendo a potência (110 cv)
e o torque (14,2 m.kgf) com gasolina, mas passando a 113 cv e 15,5 m.kgf
quando rodasse com álcool.
"Aventureira"
Em agosto aparecia a série limitada Holiday (termo inglês traduzível
tanto como feriado quanto por alegre, festivo) para o 206 hatch, com
três ou cinco portas e qualquer dos motores. Novas rodas de alumínio,
faróis de neblina e rádio/toca-CDs estavam entre os itens da edição. O
motor 1,4 tornava-se flexível em dezembro, o que lhe deu mais potência:
80 cv com gasolina, 82 cv com álcool, em ambos os casos com 12,6 m.kgf.
A mudança representava o fim da aquisição de motores da Renault e o
lançamento da versão Sensation — antes restrita ao propulsor 1,0 16V —
com o 1,4 Flex. Continua
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