


A 206 SW ampliava a família
com boas soluções de estilo, mas porta-malas modesto; o Affaire era
quase um furgão com apenas dois lugares |
O
novo desenho posterior destacava as lanternas em forma de bumerangue em
posição alta, enquanto o vidro podia ser aberto de modo independente da
quinta porta. Nas laterais, as portas traseiras tinham as maçanetas nas
colunas, local discreto que buscava a sensação de haver apenas duas
portas, como no Alfa Romeo 156 de 1998. A gama de motores, de 60 a 136
cv, era a mesma do hatch. Ainda nesse ano o S16 ou GTI ganhava rodas de
16 pol. Uma revisão de estilo para a linha 206 chegava em abril de 2003
com novos para-choques, faróis e lanternas.
O S16 ou GTI recebia controle de estabilidade
de série, mas em poucos meses a versão dava lugar à RC (GTI 180 para os
ingleses) na linha 2004. O motor de 2,0 litros então ganhava
variador de tempo de abertura das válvulas
de admissão e escapamento e estava bem mais picante, com 177 cv a 7.000
rpm e 20,6 m.kgf a 4.750 rpm para um peso ainda moderado de 1.100 kg. A
velocidade máxima passava a 220 km/h e de 0 a 100 bastavam 7,4 segundos.
Disponível só com três portas, o esportivo vinha com rodas de 17 pol e
pneus 205/40, bancos mais envolventes revestidos em tecido e camurça
sintética e apenas quatro lugares.
Em abril de 2004 o 206 Sport HDI combinava o aspecto do antigo S16/GTI a
um novo motor 1,6 a diesel com
turbocompressor e 16 válvulas, que fornecia 109 cv e o ótimo torque
de 24,9 m.kgf. Uma versão de três volumes aparecia no Irã pelas mãos da
Iran Khodro (leia boxe), sendo
exportada para outros mercados do Oriente Médio e para o norte da
África. Depois de quase oito anos, o 206 ganhava um sucessor natural com
o lançamento do 207 em janeiro de
2006. Sem revoluções estéticas — lembrava bastante o 307, de maior porte
—, adotava nova plataforma, maiores dimensões e alguns motores inéditos,
como o 1,6 desenvolvido em parceria com a BMW, dotado de
injeção direta e turbo na versão mais
potente.
Apesar das expectativas de que o 207 ocuparia seu lugar, o 206 mostrou
fôlego. No mesmo ano era lançada a versão utilitária Affaire, quase um
furgão, já que tinha apenas os bancos dianteiros e acabamento bem
simples (no entanto, mantinha os vidros laterais traseiros). O motor 1,4
turbodiesel, único oferecido, tinha 70 cv. Em fevereiro de 2009 o hatch
recebia a reformulação de estilo apresentada no Brasil no ano anterior —
a SW já não era produzida, tendo dado espaço à 207. Renomeado 206+ (Plus),
ganhava frente inspirada na do 207, lanternas e para-choque redesenhados
e novo painel. Foram mantidos apenas motores de baixa potência:
1,1-litro de 60 cv, 1,4 de 75 cv e 1,4 a diesel de 70 cv.
Continua
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