GTI 180 para os ingleses, RC para os demais europeus: o 206 esportivo passava a desenvolver 177 cv na linha 2004, o que o levava de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos

A 206 SW ampliava a família com boas soluções de estilo, mas porta-malas modesto; o Affaire era quase um furgão com apenas dois lugares

O novo desenho posterior destacava as lanternas em forma de bumerangue em posição alta, enquanto o vidro podia ser aberto de modo independente da quinta porta. Nas laterais, as portas traseiras tinham as maçanetas nas colunas, local discreto que buscava a sensação de haver apenas duas portas, como no Alfa Romeo 156 de 1998. A gama de motores, de 60 a 136 cv, era a mesma do hatch. Ainda nesse ano o S16 ou GTI ganhava rodas de 16 pol. Uma revisão de estilo para a linha 206 chegava em abril de 2003 com novos para-choques, faróis e lanternas.

O S16 ou GTI recebia controle de estabilidade de série, mas em poucos meses a versão dava lugar à RC (GTI 180 para os ingleses) na linha 2004. O motor de 2,0 litros então ganhava variador de tempo de abertura das válvulas de admissão e escapamento e estava bem mais picante, com 177 cv a 7.000 rpm e 20,6 m.kgf a 4.750 rpm para um peso ainda moderado de 1.100 kg. A velocidade máxima passava a 220 km/h e de 0 a 100 bastavam 7,4 segundos. Disponível só com três portas, o esportivo vinha com rodas de 17 pol e pneus 205/40, bancos mais envolventes revestidos em tecido e camurça sintética e apenas quatro lugares.

Em abril de 2004 o 206 Sport HDI combinava o aspecto do antigo S16/GTI a um novo motor 1,6 a diesel com turbocompressor e 16 válvulas, que fornecia 109 cv e o ótimo torque de 24,9 m.kgf. Uma versão de três volumes aparecia no Irã pelas mãos da Iran Khodro (leia boxe), sendo exportada para outros mercados do Oriente Médio e para o norte da África. Depois de quase oito anos, o 206 ganhava um sucessor natural com o lançamento do 207 em janeiro de 2006. Sem revoluções estéticas — lembrava bastante o 307, de maior porte —, adotava nova plataforma, maiores dimensões e alguns motores inéditos, como o 1,6 desenvolvido em parceria com a BMW, dotado de injeção direta e turbo na versão mais potente.

Apesar das expectativas de que o 207 ocuparia seu lugar, o 206 mostrou fôlego. No mesmo ano era lançada a versão utilitária Affaire, quase um furgão, já que tinha apenas os bancos dianteiros e acabamento bem simples (no entanto, mantinha os vidros laterais traseiros). O motor 1,4 turbodiesel, único oferecido, tinha 70 cv. Em fevereiro de 2009 o hatch recebia a reformulação de estilo apresentada no Brasil no ano anterior — a SW já não era produzida, tendo dado espaço à 207. Renomeado 206+ (Plus), ganhava frente inspirada na do 207, lanternas e para-choque redesenhados e novo painel. Foram mantidos apenas motores de baixa potência: 1,1-litro de 60 cv, 1,4 de 75 cv e 1,4 a diesel de 70 cv. Continua

Sobrevida com desenho brasileiro: o 206+ ganhava nova frente em 2009 para permanecer como alternativa mais barata ao 207 no mercado europeu

Em escala
A francesa Norev faz várias opções de miniaturas do 206: hatch em vermelho, azul claro e preto, esportivo RC nesta mesma cor (foto), conversível CC em verde, SW em vermelho e prata — todos na escala 1:43.
No mesmo tamanho, a compatriota Solido oferece um hatch prateado. O conversível CC (foto) está disponível em 1:18 nas cores azul, vermelha e prata com interior vermelho, com muito bom acabamento.
Interessante é o CC verde da Gate, em 1:18, com uma simulação do teto rígido retrátil do modelo de verdade. A capota dobra-se em duas partes e pode ser guardada sob a tampa do porta-malas.
A Maisto produz na escala 1:24 o CC em azul; a Ixo, o mesmo modelo em prata. A Welly (foto) oferece opção entre prata, verde claro, azul marinho e vermelho, seja no tamanho citado ou em 1:18.
Do WRC, destaque às miniaturas Autoart em 1:18. Estão disponíveis os carros prata de Grönholm e Auriol de 2001, os de Grönholm e Panizzi de 2002 (da mesma cor) e os de Burns e Grönholm de 2003, vermelhos.
A Vitesse Sunstar produz na escala 1:18 os carros prateados de Panizzi, Burns, Grönholm e Rovamperä de 2002 e os vermelhos dos três primeiros pilotos de 2003.
A Ixo tem o mesmo WRC prata, também 1:18. Além da miniatura isolada, existe um cenário de comemoração do campeonato daquele ano, com bonecos do piloto Grönholm e de seu co-piloto Rautiainen.
Quem gosta de modelos "tunados" tem à disposição mais 206 da Norev. O CC da preparadora Parotech, preto por cima e prata por baixo, vem com o teto fechado e várias modificações: capô em preto fosco como de fibra de carbono, para-choques esportivos, enorme aerofólio, rodas grandes mostrando os discos de freio. No hatch Street Racer (ao lado) as mudanças são semelhantes, mas o carro vem em vinho. Ambos em 1:43.
A Solido também oferece um 206 personalizado. O hatch prata ganha capô preto, grande aerofólio e para-choques salientes como os do carro de rali, só que a miniatura simula uma versão de rua.

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