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Depois da revelação extra-oficial de algumas fotos, aparece com a
chancela do fabricante o Peugeot 207, sucessor do 206 lançado em 1998.
Foi uma vida longa para o pequeno francês (quase oito anos, cinco
milhões de unidades vendidas), o que se explica pelo êxito de seu estilo
ainda hoje atraente. O lançamento oficial da novidade acontece em março,
no Salão de Genebra, na Suíça. Por enquanto, o 206 continua disponível
por lá nas versões de entrada.
Chamam logo a atenção no 207 a grande "boca", formada pela grade e uma
seção preta do pára-choque, e os faróis que se estendem pelas laterais,
elementos lançados pelo 407 e já
adotados no 307. Vincos e ângulos buscam um ar mais robusto, enquanto as
colunas traseiras, quase triangulares, mantêm o formato usado desde o
205 de 1984. O carro cresceu em
todas as dimensões, com 4,03 metros de comprimento, 1,72 m de largura e
2,54 m entre eixos, mas fica em moderados 1,47 m de altura, menos que no
307.
O interior mostra formas modernas e aparenta qualidade de materiais bem
superior à do 206, em especial na versão mais luxuosa. Entre os
equipamentos estão ar-condicionado com duas áreas de ajuste, sistema de
áudio JBL de alta qualidade, volante ajustável em altura e profundidade
e teto envidraçado fixo. O porta-malas cresceu pouco, de 245 para 270
litros. A segurança é ampliada com faróis de
xenônio com facho autodirecional,
controle de estabilidade, freios com
assistência adicional e repartição
eletrônica entre os eixos e seis bolsas infláveis.
Três motores a gasolina estão disponíveis no momento: 1,4 de 75 cv, 1,4
16V de 90 cv e 1,6 16V de 110 cv. Adiante virá um 1,6 feito em parceria
com a BMW, com opção entre 115 e 143 cv, este com
injeção direta de gasolina. Outro,
talvez de maior cilindrada, equipará o 207 esportivo com cerca de 170
cv. Há também os 207 a diesel: 1,4 de 70 cv e 1,6 com 90 e 110 cv --
ainda este ano chegam novos, frutos de parceria com a Ford.
Câmbio de seis marchas equipa algumas versões, com opção por um
manual automatizado. As suspensões são
como as do 307 e do Citroën C3, com eixo de torção e molas helicoidais
na traseira, em vez dos braços arrastados e barras de torção do 206. As
rodas vão de 15 a 17 pol e a direção possui assistência elétrica.
Por enquanto apenas os hatches de três e cinco portas foram mostrados,
mas a linha 207 incluirá o cupê-conversível CC e a perua SW, esperados
para o próximo ano. Um monovolume compacto, no segmento do
Renault Modus, pode vir um pouco depois. |