Grandes carros também se mensuram pelos metros de película em
que eles ficam gravados para a posteridade na sétima arte. Nesse
quesito, os Packards de oito cilindros de antes da guerra
possuem currículo extenso e digno de sua importância histórica,
o que provavelmente aumentará cada vez que seus anos de ouro
forem retratados no cinema.
Da sua primeiríssima safra, em 1924, o Single Eight tem
participação relevante no filme de ação Riot Squad (1933)
e na comédia For Heaven's Sake (1926), com Harold Lloyd.
Do ano seguinte, há um exemplar phaeton na comédia Limousine
Love (1928), outro na ação O Último Matador (Last
Man Standing, 1996), com Bruce Willis, e mais um na comédia
Ame e Chore (Love 'em and Weep, 1927), com Stan
Laurel e Oiver Hardy, o Gordo e o Magro.
Vale atentar aos curiosos faróis Woodlite em forma de gota de um
Eight 1926 que aparece na ação Dick Tracy (1937). E é de
1927 o Single Eight do drama francês La Banquière (1980),
com a bela Romy Schneider, e o do suspense The Thirteenth
Guest (1932), com Ginger Rogers. Na ação The Devil
Diamond (1937) há um Packard Standard Eight 1929, mesmo ano
do modelo Landaulet usado na comédia O Mais Louco dos Roubos
(Bank Shot, 1974), com George C. Scott.
A ficção científica Timecop 2: O Guardião do Tempo (Timecop:
The Berlin Decision, 2003), conta com Jason Scott Lee e um
Big Eight 1930 em cena. Outro aparece em Lendas da Vida (The
Legend of Bagger Vance, 2000), com Will Smith, Matt Damon e
Charlize Theron. Um Custom Eight surge em uma cena de
perseguição no drama épico Era uma Vez na América (Once
Upon a Time in America), 1984, dirigido por Sergio Leone e
estrelado por Robert De Niro e James Woods. O drama Lua de
Papel (Paper Moon, 1973), com Ryan e Tatum O´Neal,
mostra um sedã do mesmo ano-modelo e a ação de Danger Ahead
(1935) inclui um Custom Eight também 1930.
Um Big Eight 1931 é usado na aventura High Gear (1933), e
outro está no suspense The Phantom Express (1932). No
curta metragem cômico On the Loose (1931) há outro
exemplar do mesmo ano, um Eight DeLuxe Club Sedan. Um Super
Eight 1933 aparece na comédia On the Wrong Trek (1936),
com participação ligeira do Gordo e do Magro. Em Nancy Drew,
Repórter (Nancy Drew... Reporter, 1939), um Super
Eight 1934 é usado por um dos personagens. Joan Blondell estrela
o fantasioso A Volta do Fantasma (Topper Returns,
1941), em que um Super Eight Sport Phaeton 1935 integra o
elenco. Outro modelo 1935 está no francês Mission à Tanger
(1949), que também traz um One Twenty C 1937.
O drama Billy Bathgate – O Mundo aos Seus Pés (Billy
Bathgate, 1991), com Dustin Hoffman e Nicole Kidman, exibe
um sedã Eight e um One Twenty cupê conversível, ambos de 1936.
Desse mesmo ano é o Super Eight de Desejo (Desire,
1936), comédia com Marlene Dietrich e Gary Cooper e o Eight que
participa da ação Held for Ransom (1938). Um Eight 1937
aparece no drama de guerra Secret Mission (1942) e um 120
do mesmo ano na simpática comédia Arthur – O Milionário
Sedutor (Arthur, 1981), com Dudley Moore e Liza
Minelli. Ainda de 1937 há o 120 do clássico road movie
existencial Morangos Silvestres (Smultronstället,
1957), dirigido por Ingmar Bergman e os Super Eight de The
Lone Wolf Meets A Lady (1940), e de O Retorno da Múmia
(The Mummy Returns, 2001), com Brendan Fraser e Rachel
Weisz.
Fãs da linha 1938 podem procurar a comédia Uma Cilada para
Roger Rabbit (Who Framed Roger Rabbit?, 1988), que
mistura de maneira criativa atores reais e animação e ainda tem
um Eight em cena. Outras opções são a comédia Blondie on a
Budget (1940), que tem Rita Hayworth e um One Sixty no
elenco, e O Quinteto da Morte (The Ladykillers,
1955), comédia com Alec Guiness e um Super Eight. |
Em Império
do Sol (Empire of the Sun, 1987), de Steven
Spielberg e com Christian Bale, John Malkovich, vê-se um Super Eight
Touring Sedan em cenas importantes.
Um Victoria 1940 aparece bem no drama para TV Tales from the
Hollywood Hills: Natica Jackson (1987), com Michelle
Pfeiffer. Jackie Chan fazia seu primeiro filme nos Estados
Unidos em O Lutador de Rua (The Big Brawl, 1980),
filme em que surge um Packard Super Eight One-Eighty 1940.
Outro
Victoria, de 1941, é visto na aventura Contrastes Humanos
(Sullivan's Travels, 1941), com John McCrea e Veronica
Lake. O Poderoso Chefão (The Godfather, 1972), com
Marlon Brando e Al Pacino, tem
um elenco humano de dar tanta inveja quanto o
automotivo, que inclui um Super Eight One-Eighty de 1941. E o
suspense francês Les Étrangers (1968) usa um modelo
One-Sixty 1942 para sete passageiros.
O cinema sabe que poucos carros recuperam a magia dos anos 30 e
40 tão bem quanto um Packard. |