Menos de cinco metros, 1,5 tonelada de peso, tração dianteira e seis cilindros: com o modelo 1985, os tempos de ostentação eram passado

O vidro traseiro vertical terminou com o modelo 1990 (fotos de cima): a última geração do Olds estava mais arredondada, mas não durou muito

Adeus à tração traseira   Abril de 1984 marcou o precoce início das vendas do modelo 1985 do outrora grande 98. A mudança de geração foi radical, a começar pela tração, que deixou de ser traseira e ganhou as rodas da frente. A solução, inaugurada pelo Toronado da própria Olds em 1966 entre os carros grandes americanos, já havia conquistado a preferência do consumidor. Com "apenas" 2,80 m de entreeixos, o carro tinha agora 4,90 m de comprimento e 1,80 m de largura. O peso estava por volta dos 1.500 kg.

O estilo continuava reto e buscava elegância. Frente levemente em cunha, com faróis retangulares emoldurados por cromados, grade também cromada e dividida em duas partes e pára-choques protuberantes eram o cartão de visitas do carro. Uma lateral discreta, com um vinco logo abaixo das janelas e friso nas portas, terminava em uma traseira cortada "a machado", com lanternas delgadas verticais. Um toque de estilo ficava por conta da coluna traseira vertical. Por dentro o painel era retilíneo, com velocímetro na horizontal e muitos mostradores, como voltímetro e manômetro de óleo. A versão Regency acrescentava muitos apliques em madeira.

Sob o capô, o 98 já não era o mesmo de outrora: ao carro grande, topo de linha da Olds, só estavam disponíveis propulsores a gasolina de seis cilindros. O primeiro era um 3,0-litros de origem Buick, com 111 cv e 20 m.kgf. Havia também uma unidade maior, a de 3,8 litros (que em versão posterior viria ao Brasil no Omega australiano), 126 cv e 26 m.kgf. O V8 diesel, ainda oferecido entre 1985 e 1986, rendia parcos 85 cv e 22 m.kgf. Em 1989, junto a alterações na grade frontal, voltava ao catálogo a bolsa inflável para motorista, desta vez consagrada pelos americanos. No ano seguinte um controle remoto de abertura das portas era lançado como opcional.

Sobre a mesma plataforma a Oldsmobile lançava a geração derradeira do 98 em 1991. Em uma composição um tanto pesada, o estilo estava mais arredondado. Chamava a atenção a coluna dianteira na cor preta, dando idéia de união entre pára-brisa e laterais. Depois de um hiato as caixas de rodas traseiras voltaram a cobrir parte dos pneus. Na traseira as lanternas verticais, unidas por um fino refletor, lembravam a classe do Lincoln Town Car. Por dentro o conforto de sempre, em 5,22 m de comprimento e 1,89 m de largura. O motor V6 3,8 estava mais vigoroso com 172 cv e 30,4 m.kgf.

Uma versão mais temperada, a Touring, estava disponível. Trazia pacote de suspensão "esportivo" e bancos mais envolventes, mas o 98 não duraria muito mais tempo. Com a chegada do Aurora, e já contando com o irmão menor 88 puxando seu tapete, a Oldsmobile tirou de linha o histórico e longevo modelo em 1996. Seu público-alvo, porém, não aceitou a substituição pelo menor e menos refinado 88 e muitos migraram para o Buick Park Avenue, para eles o único produto General Motors à altura do clássico da Olds.

Se terminou seus dias completamente desconfigurado em relação ao início da linha, ao menos o 98 deixou anos de história e uma legião de fãs, que apreciaram a classe e conforto de uma marca que já não existe desde 2004.

Ficha técnica
_ 98 Convertible
(1951)
98 Luxury Sedan
(1966)
98 Hardtop Coupe
(1972)
98 Regency
(1992)
MOTOR
Posição e cilindros longitudinal, 8 em V longitudinal, 6 em V
Comando e válvulas por cilindro no bloco, 2
Diâmetro e curso 95,2 x 87,3 mm 104,8 x 101 mm 104,8 x 107,9 mm 96,5 x 86,4 mm
Cilindrada 4.966 cm3 6.970 cm3 7.455 cm3 3.791 cm3
Taxa de compressão 7,5:1 10,25:1 8,5:1
Potência máxima 137 cv a 3.600 rpm* 365 cv a 4.800 rpm* 228 cv a 4.600 rpm 172 cv a 4.800 rpm
Torque máximo 36,3 m.kgf a
1.800 rpm*
65 m.kgf a
3.200 rpm*
49,8 m.kgf a
2.600 rpm
30,4 m.kgf a
3.200 rpm
Alimentação carb. de corpo duplo carburador de corpo quádruplo injeção multiponto
* Valores brutos
CÂMBIO
Tipo e marchas automático, 3 automático, 4
Tração traseira dianteira
FREIOS
Dianteiros a tambor a disco a disco ventilado
Traseiros a tambor a disco
Antitravamento (ABS) não sim
SUSPENSÃO
Dianteira independente, braços sobrepostos
Traseira eixo rígido
RODAS
Pneus ND 8,55-14 205/70 R 15
DIMENSÕES
Comprimento ND 5,66 m 5,78 m 5,22 m
Entreeixos 3,17 m 3,20 m 3,22 m 2,81 m
Peso 1.860 kg 1.895 kg 2.050 kg 1.545 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima ND 170 km/h
Aceleração de 0 a 96 km/h ND 9,0 s
ND = não disponível

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