A geração de 1977 adotava de vez os traços retos e, como todo americano da época, perdia tamanho e peso para reduzir o consumo do (agora caro) combustível

Ao lado do Regency cupê, no alto, os sedãs LS (em verde) e Regency formavam a linha 1979, que incluía o fracassado motor V8 5,7 a diesel

O Regency Brougham trazia acabamento mais refinado em 1982; outra opção era o motor V6 da Buick, o primeiro não V8 em muitas décadas

Três volumes bem definidos, frente reta com dois faróis retangulares de cada lado e uma grade cromada separando os conjuntos compunham o 98. Lateralmente havia poucos detalhes, com um friso cromado discreto cortando todo o perfil do carro, coluna central tradicional e coluna traseira sem terceira janela. A parte de trás era clássica, com caimento suave e lanternas verticais afiladas formando um discreto rabo-de-peixe. Por dentro o conforto era palavra de ordem. Bancos que mais se pareciam com sofás de luxo, painel de instrumentos na horizontal e apliques imitando madeira nas versões superiores estavam presentes.

Como ocorria em toda a indústria, essa geração do 98 não escapou do processo conhecido como downsizing, ou redução de tamanho, uma necessidade desde a crise do petróleo de 1973. Para diminuir o consumo de seus veículos e atender a novas regras de emissões poluentes, que dilapidavam as potências dos motores, as marcas se viram obrigadas a diminuí-los, deixando-os bem mais compactos e leves para os padrões locais. O exercício aeróbico teve resultados: agora o grande sedã da Olds media 5,6 m de comprimento, 1,93 m de largura e 3,02 m de entreeixos. Ainda enorme para os padrões de qualquer lugar do mundo, mas não para os americanos.

O motor básico era o V8 de 350 pol³ ou 5,75 litros, ainda da série Rocket, sem relação com os de mesma cilindrada usados por divisões como a Chevrolet — apenas o Cadillac Seville o compartilhou por algum tempo. Fornecia 160 cv e já usava catalisador. O de 455 pol³ dava lugar ao de 403 pol³ (6,6 litros), com 188 cv e 44,1 m.kgf. Classificado como motor de bloco pequeno, tinha tão pouco espaçamento entre os cilindros que não havia lugar para galerias d'água apropriadas, o que levou a problemas crônicos de superaquecimento. Talvez por isso tenha durado apenas três anos, mesmo com o uso por Buick, Pontiac e GMC.

Uma versão a diesel do V8 de 5,75 litros, de triste memória, faria parte da linha em 1978. Produzida pela Olds, foi usada por todas as divisões da GM até 1985. Sua potência variou entre 106 e 121 cv e o torque entre 28 e 30 m.kgf, mas o desempenho era muito insatisfatório. Tornou-se fonte de desconfiança e dor-de-cabeça para proprietários — e para a própria fábrica — com suas crises de superaquecimento e pouca durabilidade. Pode-se creditar boa parte da má fama do diesel nos EUA a esse episódio.

Em 1980 o motor de 6,6 litros saía de linha e, pela primeira vez desde o pós-guerra, havia uma unidade que não fosse V8: o V6 de origem Buick com 4,1 litros, 126 cv e 29 m.kgf. Novo também era o câmbio automático de quatro marchas. Em 1982 o luxo ficava por conta do Regency Brougham com nova forração em veludo, carpete e iluminação externa na coluna central. O LS era descontinuado. A mudança na grade no ano seguinte não foi maior que a tentativa da Oldsmobile em modificar os pára-choques para deixá-los mais leves. Continua

Para ler
Oldsmobile 1948-1963 (Limited Edition Premier) - por R. Clarke, editora Brooklands Books. Com chegada às livrarias marcada para abril de 2009, mas já à venda, o livro de 172 páginas em inglês cobre uma fase áurea da marca, com os modelos 88, 98, F-85, Jetfire e Starfire.

Oldsmobile 1946-1960 Photo Archive - por Byron Olsen, editora Iconografix. Outra obra sobre um dos melhores períodos para essa divisão da GM, a maior parte dele com o 98 no posto de topo-de-linha. Os célebres automóveis da época estão em fotos de alta qualidade nas 128 páginas em inglês. Lançado em 2006.
Setting the Pace: Oldsmobile's First 100 Years - por Helen Jones Earley e James R. Walkinshaw, editora Publications Intl. Volumoso em suas 496 páginas em inglês, o livro de 1997 cobre quase toda a história da Olds, que durou só mais sete anos após sua publicação. Marcos como a primeira linha de produção estão contados em detalhes.

Standard Catalog of Oldsmobile 1897-1997 - por John Chevedden e Ron Kowalke, editora Krause Publications. Publicado em 1997, traz 304 páginas em inglês com toda a história da marca, curiosidades, sua participação em competições e carros-conceito.

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