Em
2002, quando foi lançado, o 2123 acabou por adotar o nome Chevrolet
Niva, levando com ele a reputação conquistada pelo antigo utilitário
da Lada, ao mesmo tempo em que introduzia uma das marcas mais
americanas ao mercado russo. Era uma forte indicação de que, ao
menos para o consumidor, os ânimos exaltados dos tempos de guerra
fria eram mesmo coisa do passado. Mas, seria esse o fim do Lada Niva?
De forma nenhuma. Demonstrando a mesma resistência de fora da
estrada no mercado, o modelo prosseguia no catálogo do fabricante
russo, agora chamado apenas de Lada 4X4.
A plataforma do Niva original ainda rendeu a primeira minivan da
marca, a Nadeshda. Portanto, mesmo obsoleta, a tecnologia do jipe
ainda equipa não só o próprio modelo (o agora Lada 4X4), como alguns
dos mais recentes lançamentos russos. Se em termos de conforto e
sofisticação — seu lado carro de passeio — o Niva é rústico demais
para os padrões que se estabeleceram desde os anos 90 entre os
utilitários esporte, ele nunca negou fogo na lama. Seus talentos
longe do asfalto e seu preço acessível conseguiram apresentar o
universo das competições fora-de-estrada a um público que não teria
esse acesso de outra maneira.
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