O filho mais ilustre da Morris Garages

Com charme e descontração que cativaram os norte-americanos,
a série T representou um período de destaque da inglesa MG

Texto: Francis Castaings - Fotos: divulgação

O pequeno Midget J1 (em vermelho), com aparência frágil e motor de 850 cm3, e o PA de 1934, de maior cilindrada e aspecto mais atraente

Duas versões do PB (embaixo uma de competição): já com as formas que, um pouco modificadas, chegariam até o fim da série T nos anos 50

Um dos carros mais famosos da história do automóvel, conhecido por milhões de aficionados mundo afora, o MG da série T é o mais autêntico roadster inglês de todos os tempos, um carro inconfundível.

Tudo começou em 1924 quando o engenheiro inglês Cecil Kimber, nascido em 1888, fundou com William Richard Morris uma pequena empresa de automóveis — mas que se tornaria muito famosa —, a MG Car Company Ltd., em Cowley, área industrial de Oxford, no sudeste inglês. Um de seus primeiros automóveis, derivado do Morris Minor, foi o simpático MG Midget J1 apresentado no Salão de Londres de 1928. Ele seria a base para sua grande obra-prima. O pequenino tinha motor dianteiro da marca Wolseley com quatro cilindros em linha, 847 cm³ de cilindrada e potência de 36 cv. Era alimentado por dois carburadores da inglesa SU (Skinners Union) e tinha câmbio de quatro marchas e tração traseira.

De aparência frágil esse modelo, que concorria com o Austin Seven e o francês George Irat, tinha dois lugares bem restritos, carroceria com chapas de aço bem planas, para-brisa quase vertical e para-lamas destacados, que cobriam as rodas raiadas de 19 pol. O longo capô com entradas de ar laterais era fechado e amarrado por um cinto. Um charme. A grade era um retângulo vertical com bordas cromadas, no qual estava inserido um escudo octogonal que seria o símbolo da marca por décadas. Seus faróis circulares eram apoiados num eixo cromado e presos aos para-lamas. Era um carro rápido, leve, fácil de conduzir e muito ágil. O prazer em dirigi-lo era garantido.

Em 1932 ganhava uma versão para competição. Os painéis da carroceria eram de alumínio, não tinha as pequenas portas de abertura inversa ("suicida") da versão normal e seu motor era equipado com um compressor Powerplus que lhe rendia 70 cv a 7.000 rpm. Dois anos depois nascia a série PA, de aspecto mais robusto que a série J, e em 1935 a versão PB, que começaria a dar fama mundial à empresa de Oxford. Com um motor de quatro cilindros bem mais evoluído, tinha comando de válvulas no cabeçote, 939 cm³, dois carburadores SU e 44 cv, que permitiam velocidade final de 105 km/h.

Era bonito abrir a parte direita do capô e ver o coletor em ferro fundido com o octógono gravado. Os para-lamas eram integrados à carroceria. As portas estavam maiores, mas com o mesmo tipo de abertura. A capota ficava à frente do tanque de gasolina, que recebia o suporte para a fixação do estepe. O emblema octogonal também estava presente nas maçanetas cromada das portas e no cubo rápido das rodas. O novo desenho era leve, atraente e moderno para a época. A carroceria era apoiada num chassi de longarinas longitudinais e reforços transversais em aço, com suspensões de eixo rígido e feixes de molas semi-elípticas. Crescia em relação à série J, com distância entre eixos de 2,22 metros, comprimento de 3,34 m e peso de 755 kg.

O painel de instrumentos era rico em informações. Havia cinco quadros com formas octogonais sobre madeira com mostradores da precisa marca Jaeger. Curioso era que o miolo para a inserção da chave de ignição estava muito próximo a um apoio cromado para o “equilíbrio” do passageiro. O grande volante de raios metálicos era em baquelita e a alavanca de câmbio vinha apoiada num pequeno suporte metálico, junto com um botão para ajuste da mistura ar-combustível. O banco inteiriço acomodava bem duas pessoas. Continua

Em escala
A chinesa Yatming fabrica miniaturas da série T da MG com boa qualidade. O modelo TC de 1947, ainda com as charmosas rodas raiadas, foi reproduzido em escala 1:18 com quatro opções de cores: preto com interior vermelho, bege, verde e vermelho, estes três com interior em preto. É adequada a precisão de detalhes.

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Data de publicação: 9/5/09

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