


Com o SSKL, Rudolf Caracciola
venceu a Mille MIglia já no primeiro ano, 1931 (em cima), mas a carreira
desse último modelo foi breve |
Ainda que a euforia tenha sido grande, ela se revelaria rápida.
Em 1933 o compressor da Mercedes passou a equipar os novos esportivos de
oito cilindros que sucederam ao S e seus derivados. Porsche havia
deixado a Mercedes-Benz em 1929, por algumas divergências com a empresa,
mas deixou também a primeira de suas obras-primas. Depois de 33 unidades
entre SSK e SSKL, era o fim da produção desses lendários modelos. A
maioria foi destruída em corridas, o que fomentou a produção de réplicas
anos mais tarde.
O enfoque de seus sucessores, carros de construção artesanal, estava
menos na conquista de campeonatos que nas habilidades de exibir
desempenho, luxo, conforto, beleza e exclusividade nas novas autobahnen,
as estradas alemãs de alta velocidade. Os
Mercedes-Benz 380, 500 K e 540 K
foram verdadeiros carros dos sonhos, à venda por quantias exorbitantes.
A excelência de sua
tecnologia de ponta sempre será lembrada.
Na eleição do Carro do Século XX em 1999, vencida pelo
Ford Modelo T, os participantes escolheram apenas dois Mercedes-Benz para a
lista dos 100 finalistas. Um era o inquestionável
300 SL "Asa de Gaivota"
(1954-1957). O outro foi a série S/SS/SSK (1927-1932). Numa história
repleta de inovações como a desse fabricante alemão, não representa
pouco estar entre os dois mais significativos
carros da marca no século passado. Os exemplares remanescentes são
disputados em leilões e abrilhantam qualquer concurso de elegância de
respeito.
Nos modelos atuais da marca, o compressor tem pouco em comum com o daqueles carros. A potência e o torque
aumentam discreta e permanentemente e, pela substituição de um motor
maior por um comprimido de menor cilindrada, reduzem-se peso, consumo e
emissões poluentes. Nos Mercedes-Benz S, SS, SSK e SSKL, porém, o
sistema representou a maturidade de um recurso capaz de oferecer uma potência
brutal para os padrões da época. Uma conquista de tal magnitude que, desde então,
não apenas a letra "K" figura com destaque na linha de produtos da
marca, como todo Mercedes-Benz genuinamente esportivo leva um "S" em seu
nome.
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