
Depois da adoção de tração
permanente e freios ABS, a novidade era o 500 GE, a série especial com
motor V8 de 5,0 litros lançada em 1993

Motor a diesel de seis
cilindros, bolsa inflável: melhorias nos anos 90 |
Evoluções
Sem
muitas diferenças na carroceria, como já era habitual, a linha 1990 —
apresentada no Salão de Frankfurt de 1989 — trazia alterações mecânicas
de relevo na série identificada como W463. A tração integral era agora
permanente, possível pelo uso de diferencial central, e os três
diferenciais contavam com bloqueio eletrônico. Outra novidade estava nos
freios com sistema antitravamento (ABS). A edição limitada 230 GE
Classic celebrava os 10 anos de mercado do modelo.
Em 1992 o Classe G atingia a marca de 100 mil unidades produzidas. Outra
versão especial, limitada a 500 unidades, aparecia um ano depois: a 500
GE, dotada de motor de oito cilindros em "V" e 4.973 cm³, que
desenvolvia 240 cv e 40,6 m .kgf. Destinado a um público exigente em
conforto, vinha com revestimento de couro, apliques de madeira e ampla
dotação de equipamentos, como controlador de
velocidade.
Um novo motor a diesel estava disponível em 1994 para o G 350 TD: um
seis-cilindros em linha com 3.449 cm³,
turbocompressor e 136 cv. Uma caixa automática mais moderna era
oferecida. O jipe fazia de 0 a 100 km/h em 14,5 segundos. Quanto à
versão a gasolina, o G 320 contava com o novo V6 de 3.199 cm³ com duplo
comando de válvulas e 210 cv. Ambos já contavam com ABS nos freios,
bolsa inflável para o motorista, teto solar e controle elétrico dos
vidros, travas e retrovisores. A denominação contava agora com a letra G
antes do número, como acontecia com os automóveis da marca.
Em 1997 era lançado o Classe M, utilitário esporte de luxo, com desenho
moderno e suspensão independente nas quatro rodas. Era destinado a uma
clientela mais sofisticada e urbana, para concorrer com modelos
japoneses que já invadiam o mercado americano. Não houve perda de vendas
do Classe G por causa do novo irmão, já que eram veículos com propostas
bem diferentes.
Continua
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