O Evolution II enfim abandonava qualquer discrição: enorme aerofólio para produzir sustentação negativa, para-lamas fortemente alargados e rodas de 17 pol

Preparado com base no do primeiro Evolution, o motor de 235 cv levava esta versão aos 250 km/h e o Cx ainda era menor que nos demais 190

O pioneiro 190 e o Classe C atual: três gerações depois, a Mercedes mostra que acertou ao oferecer seus atributos em um automóvel menor

Também não era mais potente que o "16" conhecido, mantendo os 195 cv com catalisador, mas o motor era outro: uma unidade com cilindrada de 2.463 cm³ em vez de 2.498 cm³ e menor curso de pistões (compensado no maior diâmetro de cilindros) para menor sensibilidade a altas rotações, além de menor massa móvel e lubrificação aprimorada. A potência era desenvolvida a 6.800 rpm e o torque, de 24 m.kgf, a 5.000 rpm. Mesmo com peso elevado para a época, 1.320 kg, seu desempenho era excelente: máxima de 230 km/h e 0-100 em 7,7 segundos.

As 502 unidades vendidas para uso em rua eram um requisito da Federação Internacional do Automóvel (FIA) para homologar nas pistas o uso desse motor (leia boxe). A suspensão permitia ajuste da altura de rodagem por um comando no painel. O Evolution II, um ano mais tarde, chegava a 235 cv a 7.200 rpm, com torque de 25 m.kgf a 5.000 rpm, e resultava em 250 km/h e 0-100 em 7,1 segundos. Sua aparência deixava de lado qualquer protocolo: era um carro de corrida para as ruas, com todos os anexos aerodinâmicos bem evidentes, sobretudo o aerofólio pouco mais baixo que o próprio teto do carro. Não se tratava de recurso estético: o Cx diminuía para 0,29 e havia sustentação negativa para manter o carro colado ao solo em velocidade. As rodas habituais do 190 enfim davam lugar a unidades bem esportivas de seis raios, com 17 pol e pneus 245/40.

Em fevereiro de 1989 os motores a diesel eram revistos, para obter emissão de material particulado 40% menor, e ganhavam alguns cv no processo. Junho trazia o pacote Sportline, disponível para toda a linha (exceto o 2.5-16), que compreendia suspensão rebaixada em 21 mm, molas e amortecedores mais firmes, pneus 205/55 R 15 e bancos iguais aos da versão de 16 válvulas. No ano seguinte, os propulsores a diesel recebiam catalisador e o 190 básico dava lugar ao E de 1,8 litro, o que significou a extinção do carburador na Mercedes. Derivado do 2,0-litros, o motor com injeção rendia 109 cv e 15,3 m.kgf.

As últimas evoluções vieram em 1991: freios com ABS de série (exceto para 190 D e 190 E 1,8), controle eletrônico de tração para a versão 2,6, mais 4 cv para o 190 E de 2,0 litros. Tanto o 2,3 quanto o 2,6 eram vendidos nos EUA com opção de caixa automática de quatro marchas. Em 1992 aparecia o acabamento Avantgarde para as versões 1,8 e 2,3 a gasolina e 2,5 a diesel, com detalhes internos que buscavam um ar mais jovial. Depois de 10 anos no mercado, contudo, o 190 já não tinha fôlego para competir com os redesenhados Série 3 e 80. Sua produção foi encerrada em fevereiro de 1993 em Sindelfingen e em agosto em Bremen com um total de 1.879.629 unidades. Deu lugar à primeira geração do Classe C, que incluiu versões perua, cupê e conversível (estas duas com desenho um pouco diferente e a denominação CLK).

Com o 190, a Mercedes-Benz comprovou que uma redução de tamanho não significa perder a classe ou decrescer em prestígio e qualidade. Se nos anos 70 parte da empresa temia prejudicar sua aura de carros luxuosos e tecnicamente inovadores, o "baby Benz" deixou claro que com seu lançamento a marca só teve a ganhar.

Ficha técnica
_ 190 E 2.3-16
(1984)
190 E 2.5-16
(1989)
190 E 2.5-16 Evolution (1989) 190 E 2.5-16
Evolution II (1990)
MOTOR
Posição e cilindros longitudinal, 4 em linha
Comando e válvulas por cilindro duplo no cabeçote, 4
Diâmetro e curso 95,5 x 80,2 mm 95,5 x 87,2 mm 97,3 x 82,8 mm
Cilindrada 2.299 cm3 2.498 cm3 2.464 cm3
Taxa de compressão 10,5:1 9,7:1
Potência máxima 185 cv a 6.200 rpm 204 cv a 6.750 rpm 195 cv a 6.800 rpm 235 cv a 7.200 rpm
Torque máximo 24 m.kgf a
4.500 rpm
24,5 m.kgf a
5.000 rpm
24 m.kgf a
5.000 rpm
25 m.kgf a
5.000 rpm
Alimentação injeção multiponto
Obs.: os dados das versões Evolution e Evolution II consideram uso de catalisador
CÂMBIO
Tipo, marchas e tração manual, 5, traseira
FREIOS
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a disco
Antitravamento (ABS) sim
SUSPENSÃO
Dianteira independente, braços sobrepostos
Traseira independente, multibraço
RODAS
Pneus 205/55 R 15 225/50 R 16 245/40 R 17
DIMENSÕES
Comprimento 4,43 m 4,54 m
Entre-eixos 2,66 m
Peso 1.230 kg 1.300 kg 1.320 kg 1.340 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima 230 km/h 235 km/h 230 km/h 250 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 7,5 s 7,2 s 7,7 s 7,1 s
ND = não disponível

Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade