Os faróis amendoados e fixos no lugar dos escamoteáveis eram a mais visível novidade, mas a carroceria do MX-5 foi toda remodelada para 1999

O motor 1,85 estava mais potente na Europa e no Japão, com 144 cv; já nos EUA a Mazda enfrentaria problemas com a potência não confirmada

Por dentro o MX-5 continuava compacto, mas estava mais confortável e com aspecto mais elaborado; a capota mantinha o acionamento manual

De olhos bem abertos   O sucesso do MX-5 foi tal que ele passou 10 anos sem grandes mudanças e sem aparentar a idade. A Mazda apresentava a segunda geração de seu roadster em 1998 — já como modelo 1999 nos EUA, onde o atraso no início de vendas levou à inexistência de modelos 1998. Estava maior, mais robusto na aparência e também na balança, onde acusava uma tonelada. Uma de suas características mais marcantes, o par de faróis escamoteáveis, dava lugar a unidades tradicionais, ovaladas, por conta da segurança dos pedestres.

As linhas continuavam arredondadas, mas ganhavam algumas curvas mais pronunciadas. O para-choque dianteiro recebia grande entrada de ar, além de espaço para abrigar os faróis de neblina. A lateral continuava limpa, onde apenas a parte inferior recebia um vinco. O interior ainda lembrava o do antigo modelo, mas o acabamento melhorava, o painel estava mais envolvente e a capota ganhava vidro traseiro no lugar do antigo vigia de plástico. Suas medidas eram 3,94 m de comprimento, 1,67 m de largura, 1,22 m de altura e 2,26 m de entre-eixos. Na parte mecânica as rodas cresciam para 15 pol como padrão com pneus 195/50.

O motor de 1,85 litro de série no mercado norte-americano (ainda havia o 1,6 para Europa e Japão) recebia modificações. A taxa de compressão aumentava, o comando de válvulas ficava mais esportivo e, para compensar a perda de torque em baixa rotação, entrava em cena o coletor de admissão variável. Com isso o propulsor entregava 144 cv e 17,1 m.kgf, a aceleração de 0 a 100 km/h era feita em oito segundos e a velocidade máxima estava próxima de 200 km/h. O carro continuava sucesso de público e de crítica. A Car and Driver, que mantinha a segunda geração entre seus 10 melhores carros, explicava que "em 10 anos ele se tornou um clássico moderno. (...) Seus comandos são tão leves, tão sensíveis, tão diretos que seus pensamentos se convertem em movimento como por mágica. (...) Entregar tanta satisfação sem exigir uma fortuna para tê-lo — ou mantê-lo — explica por que tantos entusiastas aderem a seu charme."

A Road & Track relembrava que ele "marcou o retorno do roadster leve e relativamente barato com acionamento manual da capota — um MG B para os anos 90 cuja bomba de combustível não exigia pancadas periódicas e cuja mecânica não deixava vazar uma gota de lubrificante". Mais tarde a publicação confirmaria que o Miata continuava "o carro esporte para todo homem (e mulher). Ele retribui a direção entusiasta e, ao perdoar eventuais erros, encoraja o entusiasta a dirigir ainda melhor. Seus limites podem ser modestos, mas eles são alcançados com confiança em ambientes outros que uma pista de corrida. Você pode equilibrar a atitude do carro sem intimidar os outros motorista ao redor — ou a você mesmo!".

A Motor Trend destacava ainda aspectos convenientes como a fácil operação da capota: "Pare no semáforo, puxe as travas e jogue a capota sobre seus ombros; você terá o brilho do sol por inteiro antes que as luzes se tornem verdes. Levantá-la é quase tão fácil quanto." Sobre o interior, a revista escrevia que "continua compacto, mas aconchegante. A estrutura é maravilhosamente firme. (...) Se seu objetivo é associar a experiência de um carro esporte clássico aos benefícios do mais novo hardware, tudo a um preço moderado, o Miata é sua máquina."

Em fevereiro de 1999, exatos 10 anos após a apresentação do primeiro modelo, o MX-5 chegava a meio milhão de unidades produzidas. Para celebrar o primeiro decênio de sucesso do roadster a Mazda lançou a série 10th Anniversary Edition, sua primeira edição especial disponível em todos os mercados onde o carro era vendido. Não era barata, mas certamente uma das mais completas da história do Miata. Continua

Nas telas
Não é difícil ver o Mazda Miata nas telonas, um carro esportivo e de estilo. Em Operação Babá (The Pacifier, 2005) o grandalhão Vin Diesel vive um agente disfarçado que falha na missão de proteger um cientista. Para tentar fazer uma média e recuperar o prestígio, ele aceita tomar conta dos filhos do cientista. Mal sabe ele que essa seria a mais complexa missão de sua carreira. Em uma das cenas de ação um acidente envolve vários veículos, entre eles um Miata vermelho de primeira geração.

Outro MX-5 vermelho pode ser visto em Premonições (Premonition, 2007). No longa a bela Sandra Bullock vive Linda Hanson, uma dona de casa que, certo dia, é surpreendida pela morte do marido em um acidente de carro. A partir desse drama Linda vê dúvidas na morte do esposo. Mais um Miata destruído aparece em Crash - Estranhos Prazeres (Crash, 1996), filme que tem como pano de fundo acidentes automobilísticos. James Ballard (James Spader) sofre um desastre que envolve outro veículo.

O MX-5 ainda pode ser visto em Pequena Miss Sunshine (Little Miss Sunshine, 2006), Premonição (Final Destination, 2000), Todo Mundo em Pânico 3 (Scary Movie 3, 2003), Carros (Cars, 2006), Super Tiras (Super Troopers, 2001) e nos seriados Melrose (Melrose Place, 1992-1999), Donas de Casas Desesperadas (Desperate Housewives, 2004-2009), Surface (2005-2006), Monk (2002-2009), Reaper (2007-2009) e Os Simpsons (The Simpsons, 1989-2009).

O Miata também esteve em destaque na novela brasileira A Próxima Vítima, sucesso do autor Sílvio de Abreu exibido em 1995 pela TV Globo. Em várias cenas a vilã Isabela Ferreto, vivida por Cláudia Ohana, desfilava em seu conversível. Perjúrio, assassinato, ocultação de cadáver e chantagem faziam parte da folha corrida da personagem. Vale notar que o MX-5 foi importado por pouco tempo pelo representante oficial da Mazda no começo dos anos 90.
 Operação Babá  Crash - Estranhos Prazeres
 Carros  Donas de Casa Desesperadas
 A Próxima Vítima  Super Tiras

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