


O "verde inglês de corrida"
British Racing Green e as edições M 1995 (vinho) e 1996 (azul): edições
especiais do Miata nos Estados Unidos
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Um
ano depois, o Miata aparecia outra vez na lista dos 10 mais. Justificava
a revista: "Todas as pessoas no continente — qualquer continente —
precisam ter um desses ágeis, bonitos e estáveis 'funsters' na garagem".
O termo funster era a contração de fun (diversão) e roadster.
Edições
limitadas
Nos EUA a Mazda vendeu 36 mil Miatas em seu primeiro ano de vida, o que
não era um recorde, mas ótimo para o segmento. No ano seguinte as
modificações eram discretas: chegavam o sistema antitravamento (ABS)
para os freios e uma caixa automática de quatro marchas, que não fez
tanto sucesso. Outra novidade, que acabou virando tradição do modelo,
eram as séries especiais.
A British Racing Green de 1991, com 4.000 unidades, trazia revestimento
interno em couro bege e carroceria no tom verde usado pelas marcas
britânicas em corridas. Havia revestimento na cobertura da capota,
soleira em aço inoxidável, ar-condicionado, toca-CDs e diferencial
autobloqueante. Apenas na Inglaterra, 24 unidades compuseram a edição Le
Mans, com pintura em quadriculado verde e laranja, similar à do Mazda
787B GT que venceu em 1991 a prova francesa de 24 horas. Em 1992 outra
série especial, a Black Miata, era equipada com rodas BBS e, claro, mais
couro. Em novembro daquele ano a Mazda chegava ao exemplar de número 250
mil. Em 1993 havia um novo aparelho de áudio.
Cinco anos depois de ser lançado, o Miata recebia bolsa inflável para o
passageiro e um novo propulsor com 1,85 litro e 133 cv. As rodas de
alumínio estavam mais largas, a capacidade do tanque crescia e havia
reforços na estrutura. Um diferencial autobloqueante mais robusto e
eficiente, da renomada Torsen, estava disponível assim como a série
especial M Edition, de 3.000 carros, que acrescentava rodas cromadas e
apliques em madeira no interior. No fim do ano aparecia o pacote R,
voltado a quem buscava esportividade, com molas mais firmes,
amortecedores Bilstein e o diferencial Torsen. Uma segunda série M, com
3.500 unidades, vinha em 1995 com novo tom de pintura (vinho Merlot) e
rodas BBS de 15 pol.
Renovada no ano seguinte, essa edição trazia nova cor,
rodas Enkei de 15 pol e acabamento de madeira. Em 1997 o pacote Touring Package incluía direção assistida,
revestimento de couro no volante, vidros e retrovisores com controle
elétrico e rodas especiais. Superior era o pacote Special Touring Option
ou STO, que incluía tudo aquilo presente no anterior mais rodas de 15
pol da Enkei, soleira das portas e suporte de placa em aço inox,
toca-CDs com falantes nos encostos de cabeça, um novo tom de azul na
pintura e pomo do câmbio em madeira da Nardi. Muito exclusivo, o pacote
R — com suspensão esportiva, direção sem assistência e anexos
aerodinâmicos — ganhou a casa de apenas 47 consumidores.
Continua
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