O nome Miata, que significa recompensa, era exclusivo do mercado norte-americano; na Europa ele era apenas MX-5 e no Japão, vendido pela marca Eunos, chamava-se Roadster

O "verde inglês de corrida" British Racing Green e as edições M 1995 (vinho) e 1996 (azul): edições especiais do Miata nos Estados Unidos

Um ano depois, o Miata aparecia outra vez na lista dos 10 mais. Justificava a revista: "Todas as pessoas no continente — qualquer continente — precisam ter um desses ágeis, bonitos e estáveis 'funsters' na garagem". O termo funster era a contração de fun (diversão) e roadster.

Edições limitadas   Nos EUA a Mazda vendeu 36 mil Miatas em seu primeiro ano de vida, o que não era um recorde, mas ótimo para o segmento. No ano seguinte as modificações eram discretas: chegavam o sistema antitravamento (ABS) para os freios e uma caixa automática de quatro marchas, que não fez tanto sucesso. Outra novidade, que acabou virando tradição do modelo, eram as séries especiais.

A British Racing Green de 1991, com 4.000 unidades, trazia revestimento interno em couro bege e carroceria no tom verde usado pelas marcas britânicas em corridas. Havia revestimento na cobertura da capota, soleira em aço inoxidável, ar-condicionado, toca-CDs e diferencial autobloqueante. Apenas na Inglaterra, 24 unidades compuseram a edição Le Mans, com pintura em quadriculado verde e laranja, similar à do Mazda 787B GT que venceu em 1991 a prova francesa de 24 horas. Em 1992 outra série especial, a Black Miata, era equipada com rodas BBS e, claro, mais couro. Em novembro daquele ano a Mazda chegava ao exemplar de número 250 mil. Em 1993 havia um novo aparelho de áudio.

Cinco anos depois de ser lançado, o Miata recebia bolsa inflável para o passageiro e um novo propulsor com 1,85 litro e 133 cv. As rodas de alumínio estavam mais largas, a capacidade do tanque crescia e havia reforços na estrutura. Um diferencial autobloqueante mais robusto e eficiente, da renomada Torsen, estava disponível assim como a série especial M Edition, de 3.000 carros, que acrescentava rodas cromadas e apliques em madeira no interior. No fim do ano aparecia o pacote R, voltado a quem buscava esportividade, com molas mais firmes, amortecedores Bilstein e o diferencial Torsen. Uma segunda série M, com 3.500 unidades, vinha em 1995 com novo tom de pintura (vinho Merlot) e rodas BBS de 15 pol.

Renovada no ano seguinte, essa edição trazia nova cor, rodas Enkei de 15 pol e acabamento de madeira. Em 1997 o pacote Touring Package incluía direção assistida, revestimento de couro no volante, vidros e retrovisores com controle elétrico e rodas especiais. Superior era o pacote Special Touring Option ou STO, que incluía tudo aquilo presente no anterior mais rodas de 15 pol da Enkei, soleira das portas e suporte de placa em aço inox, toca-CDs com falantes nos encostos de cabeça, um novo tom de azul na pintura e pomo do câmbio em madeira da Nardi. Muito exclusivo, o pacote R — com suspensão esportiva, direção sem assistência e anexos aerodinâmicos — ganhou a casa de apenas 47 consumidores. Continua

Nas pistas
O MX-5 fez bonito também nas pistas. A primeira geração do roadster japonês teve uma categoria exclusiva, a MaX5 Racing Championship, inaugurada em 2003 no Reino Unido. Participavam os modelos de 1,6 litro somente. As provas eram abertas ao público e voltadas a quem, a bordo de seu Miata, quisesse diversão. Um dos destaques eram as taxas baratas e o carisma do carro.

Nos Estados Unidos, a classe Spec Miata (foto) foi criada em 2006 em eventos do Sports Car Club of America (SCCA), National Auto Sport Association (NASA) e Midwestern Council of Sports Car Clubs (MCSCC). Aberta a versões de 1,6 e 1,85 litro fabricadas até 2005, tem regulamento restrito quanto a modificações, o que resulta em custo acessível e grande competitividade.
Em escala
Os entusiastas vão encontrar diversas opções de miniaturas do Miata. A primeira geração é feita pela Motormax em escala 1:24. Com detalhamento  adequado, traz capô, portas e tampa de porta-malas móveis.
Também na escala 1:24 vem a miniatura da Mondomotors (foto), da cor azul com interior preto. A Hongwell traz duas opções da segunda geração. Em escala 1:72, não prima pelo detalhamento. Vem na cor amarela.
A japonesa Ebbro produz o Miata 2005, já da terceira geração, em escala 1:43. Vem com opções de cores (branco, vermelho, azul, preto, verde e prata) e com detalhamento muito bom.
Também desse modelo é a miniatura da BBurago italiana, em 1:24, na cor cinza com interior em bege. O acabamento que não deixa nada a desejar permite notar bem os detalhes internos do roadster.
Sem o detalhamento da BBurago, a Collectable Diecast faz o terceiro MX-5 com escolha entre azul e vermelho na carroceria, sempre com interior em preto. Uma opção para quem não exige muita fidelidade.
A Kentoys produziu uma versão "tunada" da terceira geração. Na cor amarela, o modelo em escala 1:24 apresenta rodas especiais, entrada de ar no capô e anexos aerodinâmicos, além de adesivos na carroceria.

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