


Em 1954 já havia o motor de
2,0 litros e a perua de linhas retas, com opção por este teto duplo na
Safari

O desenho mudava pouco na série
II, de 1958, que contava também com motor a diesel e maior entreeixos |

Dois
tipos de carroceria eram oferecidos em 1953: com 86 pol de entreeixos
(2,18 m) e com 107 pol (2,72 m). Podiam ser picapes com capota rígida ou
de lona e, do ano seguinte em diante, peruas de quatro portas com chassi
longo (para 10 pessoas) e com chassi curto, para seis ocupantes.
Ao contrário do antigo modelo da Tickford, a nova perua agradou em
cheio, pois seguia a linha do jipe e tinha toda a estrutura em alumínio.
Como opcional havia o teto duplo conhecido como Safari, com duas chapas
sobrepostas, que isolavam bem melhor o calor ou o frio. Um pequeno vidro
lateral retangular melhorava a iluminação interna e a visão dos
passageiros dos bancos de trás. A empresa comemorava 100.000 utilitários
produzidos, sendo quase 70% exportados. Vendiam muito mais que os carros
da Rover.
Em 1956 havia nova mudança na distância entre eixos, que passava a ser
de 88 pol (2,23 m) e 109 pol (2,76 m). Um dos motivos era acomodar o
primeiro motor a diesel da marca inglesa: também com quatro cilindros,
tinha 2.052 cm³, 51 cv a 3.500 rpm e 12,4 m.kgf a 2.000 rpm. Como o
motor pesava 100 kg a mais, o desempenho permanecia modesto, com
velocidade máxima de 105 km/h. Não era um veículo para auto-estradas, em
que era até instável. Seu território nato eram montanhas, lama, pedras,
neve, estradas ruins. Tinha mecânica simples, robusta e bom torque em
baixas rotações — seus argumentos mais importantes.
Mudanças sutis na carroceria vinham dois anos depois, na chamada série
II do Land Rover. O teto e os pára-lamas estavam mais arredondados,
estes últimos também mais largos, as luzes de direção passavam a ocupar
a parte da frente dos pára-lamas e, abaixo do pára-brisa, havia duas
portinholas que podiam ser abertas para a entrada de ar no habitáculo.
As dobradiças nas portas continuavam aparentes: davam um ar robusto e
rústico ao mesmo tempo. A suspensão também estava mais reforçada.
Continua
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