Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Em 1954 já havia o motor de 2,0 litros e a perua de linhas retas, com opção por este teto duplo na Safari

Clique para ampliar a imagem

O desenho mudava pouco na série II, de 1958, que contava também com motor a diesel e maior entreeixos

Clique para ampliar a imagem

Dois tipos de carroceria eram oferecidos em 1953: com 86 pol de entreeixos (2,18 m) e com 107 pol (2,72 m). Podiam ser picapes com capota rígida ou de lona e, do ano seguinte em diante, peruas de quatro portas com chassi longo (para 10 pessoas) e com chassi curto, para seis ocupantes.

Ao contrário do antigo modelo da Tickford, a nova perua agradou em cheio, pois seguia a linha do jipe e tinha toda a estrutura em alumínio. Como opcional havia o teto duplo conhecido como Safari, com duas chapas sobrepostas, que isolavam bem melhor o calor ou o frio. Um pequeno vidro lateral retangular melhorava a iluminação interna e a visão dos passageiros dos bancos de trás. A empresa comemorava 100.000 utilitários produzidos, sendo quase 70% exportados. Vendiam muito mais que os carros da Rover.

Em 1956 havia nova mudança na distância entre eixos, que passava a ser de 88 pol (2,23 m) e 109 pol (2,76 m). Um dos motivos era acomodar o primeiro motor a diesel da marca inglesa: também com quatro cilindros, tinha 2.052 cm³, 51 cv a 3.500 rpm e 12,4 m.kgf a 2.000 rpm. Como o motor pesava 100 kg a mais, o desempenho permanecia modesto, com velocidade máxima de 105 km/h. Não era um veículo para auto-estradas, em que era até instável. Seu território nato eram montanhas, lama, pedras, neve, estradas ruins. Tinha mecânica simples, robusta e bom torque em baixas rotações — seus argumentos mais importantes.

Mudanças sutis na carroceria vinham dois anos depois, na chamada série II do Land Rover. O teto e os pára-lamas estavam mais arredondados, estes últimos também mais largos, as luzes de direção passavam a ocupar a parte da frente dos pára-lamas e, abaixo do pára-brisa, havia duas portinholas que podiam ser abertas para a entrada de ar no habitáculo. As dobradiças nas portas continuavam aparentes: davam um ar robusto e rústico ao mesmo tempo. A suspensão também estava mais reforçada. Continua

Nas telas
Em filmes passados na África ou que têm cenas de guerra, o Land Rover tem grande chance de estar. Na TV, uma série de sucesso foi Daktari, filmada entre 1966 e 1969 com 89 episódios. Os atores principais eram Marshall Thompson, Cheryl Miller e Yale Summers. Sempre com eles estava o leão Clarence, que era estrábico. Eram aventuras de um veterinário numa reserva no Quênia. Daktari significa doutor no dialeto Swahili. Era presença constante no seriado um Land Rover 109.

Persuaders

Na série Persuaders, que passou aqui nos anos 70 em 24 episódios, os carros de Brett Sinclair (Roger Moore) e Danny Wilde (Tony Curtis) eram um Aston Martin DBS e um Ferrari Dino 246 GT, na ordem. Mas em vários episódios eles utilizavam um Land Rover da segunda série.

Lara Croft - Tomb Raider

Em Lara Croft - Tomb Raider, filme de 2001 inspirado em um jogo eletrônico, a bela Angelina Jolie faz o papel da charmosa arqueóloga Lara Croft. A história se passa na região do Kilimandjaro. Ela está à procura de várias peças antigas, muito valiosas, e em suas aventuras usa um Defender.

Selvagens Cães de Guerra (The Wild Geese), de 1978, é um drama de guerra com muita ação. Conta com um elenco estelar com nomes como Richard Burton, Roger Moore, Richard Harris, Hardy Krüger e Stewart Granger.

Selvagens Cães de Guerra

Este faz o papel de Sir Edward Matherson, que contrata os serviços de ex-militares e legionários para uma perigosa ação na África. O coronel Allen Faulkner (Burton) começa a recrutar conhecidos especialistas do passado para formar um grupo de elite para a missão. O tenente Shawn Fynn (Moore), o capitão Rafer Janders (Harris) e o tenente Pieter Coetze (Krüger) levam para a África um velho avião DC-3 e usam nas missões um Land Rover 109 série II de 1958. Ótimo filme.

África de Meus Sonhos
(I Dreamed Of Africa), de 2000, começa com um acidente de automóvel numa estrada da Itália. Depois, três ocupantes desse carro vão para a África mudar de vida. Estrelado pela belíssima Kim Basinger, Vincent Perez, Eva Marie Saint e Daniel Craig, o filme de bela fotografia é baseado na história real de uma família determinada a reconstruir sua vida em outro país (Quênia). Em várias cenas podemos ver uma perua Land Rover 109 verde.

O Informante

O Informante (The Informant) é um filme de 1997 que retrata a Irlanda do Norte dos anos 80. Há muitos confrontos entre o Exército Britânico e o Exército Revolucionário Irlandês, o IRA. É um drama envolvente, indicado ao Leão de Ouro no Festival de Veneza. Os atores principais são Timothy Dalton, Maria Lennon, John Kavanagh, Sean McGinley e Frankie McCafferty. Podemos ver vários Lands 109 de 1971.

Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade