Pára-choques mais espessos eram novidades do XK 140, cujo motor mantinha a cilindrada do 120, mas passava a entregar 190 cv -- ou 210 com cabeçote especial

As três carrocerias continuavam disponíveis, mas o conversível e o cupê ganhavam pequenos bancos traseiros, de conforto muito limitado

As vendas ficaram acima da expectativa. Apesar da restrita produção, celebridades como Clark Gable, o galã de Hollywood, eram vistas com freqüência ao volante de um XK, o que acirrava o interesse pelo carro. Em 1950 a carroceria passava a ser fabricada em aço estampado, já disponível com maior facilidade cinco anos após o encerramento da guerra. Portas, capô e tampa do porta-malas continuavam em alumínio. O chassi passava a ter longarinas paralelas em aço unidas por um “X” de chapas do mesmo material. O XK era desejado tanto na Europa quanto nos Estados Unidos, onde roadsters ingleses faziam fama.

Um ano depois chegavam o cupê com capota fixa, ou Fixed Head Coupe, e o conversível com capota de lona ou Drop Head Coupe. Visto de lado, o cupê mais parecia uma gota, tudo em nome do perfil aerodinâmico. Ainda estava com pára-brisa bipartido; os vidros laterais eram planos com quebra-vento e o terceiro fixo. Ao contrário do roadster, essas versões tinham maçanetas externas nas portas e vidros laterais. Se eram um pouco menos atraentes, vinham com decoração interna mais luxuosa, com partes em madeira nobre no painel e na parte superior das portas. Bem-vindo no inverno europeu era o aquecimento da cabine, enquanto o ajuste dos bancos melhorava bastante o conforto dos passageiros, mas ainda estava longe do ideal. Suas medidas não mudavam, nem o equipamento motriz.

Mais potência   Em 1952 o circuito de freios dianteiros e traseiros era separado, para maior segurança em caso de falha hidráulica. O mesmo motor, trabalhado com coletores especiais, passava a oferecer 180 cv num pacote denominado Special Equipment. A suspensão também estava melhorada e o XK ganhava mais estabilidade. A versão 120 teve 12.061 unidades produzidas, das quais 7.614 roadsters (240 deles feitos em alumínio), 2.680 de teto rígido e 1.767 conversíveis de capota removível. A primeira evolução do XK 120 era apresentada dois anos mais tarde no Salão de Londres: o XK 140.

O motor desenvolvia 190 cv a 5.500 rpm e 31 m.kgf a 4.000 rpm, para final de 200 km/h. Com o cabeçote tipo C, desenvolvido em competições, e duplo escapamento chegava a 210 cv a 5.750 rpm. O sistema de direção de setor e sem-fim com esferas recirculantes dava lugar a um mais moderno e preciso, de pinhão e cremalheira.  Por fora estava com pára-choques maiores e grade com frisos mais grossos. Tinha novas lanternas traseiras e, no porta-malas, um escudo que homenageava as vitórias na 24 Horas de Le Mans em 1951 e 1952. Com o motor 75 mm mais à frente, o interior ganhava espaço para dois pequenos bancos traseiros, de reduzido conforto e que não equipavam o roadster. Os bancos de couro de ótima qualidade deixavam o Jaguar mais aconchegante, junto do belo painel em madeira nobre. Continua

Nas telas
O primeiro filme da série Porky’s, lançado em 1981, era estrelado por Dan Monaham, Mark Herrier e Roger Wilson. A comedia se passa na Flórida nos anos 50 e mostra uma juventude estudantil típica americana, com rapazes e moças de várias classes sociais. Um deles, novato na cidade e na turma, é motivo de piadas e preconceitos. De classe mais privilegiada, tem um belo Jaguar XK 120 conversível. Em várias cenas, o ronco do motor faz vibrar.

A Ilha dos Trópicos (Island in the Sun, 1957) contou com James Mason, Joan Fontaine e Harry Belafonte. O drama policial passa numa ilha supostamente do Caribe, pobre e sem muitos recursos. Um dos senhores da pequena cidade é James Mason, que tem um Jaguar XK branco.

Elvis Presley fez também vários filmes. Um deles é Amor a Toda Velocidade (Viva Las Vegas), com a bela Ann-Margret no papel de uma professora de natação. Ela e o cantor, que faz um piloto de corridas, formam o casal romântico. Carros de corridas interessantes dos anos 50 e 60 podem ser vistos. Um deles é um XK azul cupê de 1951.

A série Velozes e Furiosos não é original, mas a reinterpretação de The Fast and the Furious de 1954. Foi filmado em preto e branco, dirigido e interpretado por John Ireland e conta com a atriz Dorothy Malone. A história é semelhante: juventude rebelde, corridas ilegais e esportivos atraentes. Um XK 120 conversível 1953 está em várias cenas.

Pode-se ver também um XK 120 prateado em O Sonho de Cassandra (Cassandra's Dream, 2007), drama de Woody Allen. Um preto está em A Maldição do Espelho (The Mirror Crack'd), suspense britânico de 1980, e outro em Gueule d'ange, filme francês de 1955. É a mesma cor da réplica de Segundas Intenções (Cruel Intentions), drama americano de 1999.

Um branco aparece em Demônio de Mulher (It Should Happen to You), comédia romântica dos EUA de 1954. Da mesma cor é o conversível de Une Balle Dans Le Canon, filme policial francês de 1958. Outro 120 é visto em Kiss Me Deadly, thriller americano de 1955. Um XK 140 está em Les Tricheurs, drama franco-italiano de 1958; outro 140, vermelho, aparece em Tudo por Dinheiro (Money Talks), comédia americana de 1997. Vê-se um XK 150 de 1957 em Perversa Paixão (Play Misty for Me), thriller americano de 1971; outro desses, vermelho, em My Girl 2, romance americano de 1994; e um cupê 150 preto de 1961 em Blue Ice, ação anglo-americano de 1992.

Um seriado de sucesso nos anos 60 na Europa, também passado no Brasil, era Danger Man. O britânico Patrick McGoohan fazia o papel do agente secreto John Drake. Sempre em missões dificílimas, tinha ótimas cenas de ação. O policial sempre estava a bordo de um XK 140 de 1955. Outro 140 desse ano está na série americana Diagnosis Murder.

Na atual novela Ciranda de Pedra da TV Globo, vários belos automóveis aparecem na São Paulo da década de 1950. Conta com atores de quilate como Daniel Dantas, Marcello Antony, Caio Blat, Ana Paula Arósio e Osmar Prado. No volante, Ana Paula se divide entre um Mk II e um Fera verde, réplica nacional do XK 120.


My Girl 2



A Maldição do Espelho



Demônio de Mulher



Amor a Toda Velocidade



Tudo por Dinheiro


Diagnosis Murder



Porky's



Ciranda de Pedra



O Sonho de Cassandra



Segundas Intenções

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