A tradicional sigla SS estava no Commodore esportivo mais uma vez, de início com motor V8 de 5,0 litros e mais tarde com o mais moderno 5,7 de 305 cv

Faróis e para-choques renovados, freios ABS em toda a linha: assim a Holden atualizava o novo modelo pela primeira vez em 2000 com o VX

Com a série VY, de 2002, vinham frente e traseira mais retilíneas, com grade única e lanternas triangulares, junto a mais itens de conveniência

A série VT era nova sob todos os aspectos, a começar pelo estilo com linhas mais encorpadas, mas que não perdiam a ligação com seus antepassados em elementos como a grade dupla e os faróis de perfil baixo. O emprego de quatro janelas laterais, com colunas traseiras mais espessas, buscava um aspecto mais robusto. O comprimento passava a 4,96 m com entre-eixos de 2,79 m.

Além de mais espaçoso, o interior do novo Commodore trazia conveniências inéditas no modelo como ajuste elétrico do banco do motorista, ar-condicionado automático de duas zonas de ajuste e, no Calais, chave codificada que armazenava as preferências de cada usuário. As bolsas infláveis frontais de série coroavam um pacote avançado de segurança, que incluía o primeiro controle eletrônico de tração em um carro australiano e — agora em toda a linha — suspensão independente na traseira. Bolsas laterais nos bancos dianteiros vinham em 1999.

O recém-aprimorado motor V6 de 3,8 litros foi mantido em versões aspirada (com 200 cv e 31,1 m.kgf) e com compressor (revista para 231 cv e 38,2 m.kgf) ao lado do V8 de 5,0 litros. Quem quisesse mais era atendido com a Series II, lançada pouco mais tarde, que inaugurava o V8 de 5,7 litros de nova geração que a GM havia lançado nos EUA, com 305 cv e 46,9 m.kgf. Eleito Carro do Ano outra vez pela Wheels  em meio a numerosos prêmios, o Commodore celebrava em grande estilo os 50 anos da Holden em 1998.

Revisões ao novo modelo chegavam em setembro de 2000 com a linha VX, que recebia pequenas alterações de aparência (faróis, grade, para-choques e lanternas traseiras), novos detalhes internos e freios ABS em toda a linha, uma primazia em carros australianos. O V6 com compressor estava disponível em mais versões. Contudo, embora esse Commodore tivesse sido projetado com vistas à produção em duas configurações — com volante à direita, padrão no país, e à esquerda para exportação —, tal motor estava restrito aos mercados com "mão inglesa", pois não havia como instalar o compressor com o volante do lado oposto. Ainda nessa série, uma segunda fase trouxe evoluções à suspensão traseira.

Após dois anos a Holden passava à série VY, em outubro de 2002, com alterações mais extensas na carroceria. Frente e traseira adotavam formas mais retas e angulosas em vez das curvas suaves que vigoravam até então. Atrás, as lanternas triangulares pareciam inspiradas em alguns Mercedes. O interior ganhava painel, volante e console redesenhados e itens de conveniência como faróis e limpador de para-brisa automáticos, novo sistema de áudio Blaupunkt, toca-CDs para seis discos no próprio aparelho e sensores de estacionamento na traseira.

O sedã de alto desempenho SV8, que se colocava abaixo do SS em preço, ampliava a linha esportiva com um acabamento mais simples. Vinha com motor V8 de 5,7 litros e 320 cv, duplo escapamento e rodas de 17 pol, contra 18 pol no SS. Na segunda série, os modelos VY trouxeram memória de posição do banco do motorista (no Calais) e encostos de cabeça ativos na frente (Acclaim e Calais). O motor de 5,7 litros, de série no SS e no SV8, passava a fornecer 333 cv e toda a gama era adequada a novos limites de emissões poluentes.

Nas telas
Comuns em filmes australianos, mas raros nos feitos em outros países: assim são os Commodores no cinema. Dos modelos da primeira geração, podem ser vistos um sedã VC de 1979 na ação Fuga de um Dublê (Shaker Run, 1985), um VC de 1980 na comédia Dias de Ensaio (Garage Days, 2002), uma perua VH de 1982 na comédia The Castle (1997), um modelo VK de 1984 no drama Return Home (1990), um policial do mesmo ano na comédia Malcolm (1986), uma perua VK de 1984 na comédia Contagion (1987) e um sedã VL de 1986 no drama Suburban Mayhem (2006).

Entre os carros da segunda fase da história, notam-se o sedã VN policial de 1989 e o VP de 1992 do terror Corrosão - Ameaça em Seu Corpo (Body Melt, 1993), o VP de 1991 do filme policial Once Were Warriors (1994), o VR de 1993 do policial Two Hands (1999) e o VS 1995 da polícia do filme de ação Heaven's Burning (1997).

Atuações expressivas dos modelos da terceira geração não são frequentes, mas há um VT policial de 1997 na ação In the Red (1999) e outro do gênero no drama Lantana (2001). Enfim, da quarta geração, vale o registro da perua Sportwagon VE de 2009 no terror Needle (2010).

Entre as versões de competição, destacam-se aquelas presentes no documentário Classic Bathurst Crashes (2001) sobre acidentes na lendária prova australiana, o que inclui modelos VC de 1980, VH de 1983, VK de 1985 e 1986, VL Group A de 1988, VN de 1991 e VR de 1993.
The Castle Fuga de um Dublê
Classic Bathurst Crashes
Em escala
A parceria entre Biante e AutoArt é responsável pela maioria das miniaturas de Commodore disponíveis, sendo mais comuns os modelos preparados e os de competição.

Em escala 1:18, as empresas oferecem — entre outros — um Commodore SL/E da série VC (foto 1), um modificado por Brock nos anos 80, o VK SS Group 3 de 1984 (foto 2), o Walkinshaw da série VL, o carro da mesma linha que participou da prova de Bathurst em 1988 e uma versão da série VR.

Mais recentes são os sedãs SS da série VY (2003), em cores preta e vermelha, e o VE (2009) de corrida com diferentes decorações (foto 3).
A Biante trabalha também com a escala 1:43, na qual fabrica vários carros que participaram de Bathurst: modelos de 1987, 1988, 1995, 1997 e um bonito arranjo (ao lado) com modelos 1980 e 2010.
Outra australiana, a Classic Carlectables, oferece Commodores de várias épocas de corrida em 1:18, como um VC de 1980, o VH de Brock em Bathurst em 1983 (ao lado) e modelos de 2010 e 2011 da equipe HRT.
A Trax, mais focada em miniaturas de escala 1:43, dispõe de alguns modelos dessa linha grande da Holden, como o sedã VL dos anos 80, em versão Group A de corrida (foto), e outro de competição de 2003.

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