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O Focus Coupé-Cabriolet: capota rígida retrátil, linhas próprias e a assinatura da italiana Pininfarina, que o desenhou e produz a carroceria

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Teto à parte, todo o estilo era refeito para 2008, embora só a frente se destacasse, e surgia a caixa manual automatizada para motor a diesel

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Ainda sem tração integral, mas com 300 cv e formas intimidadoras, o novo RS veio competir com os carros médios mais rápidos do mundo

O Focus Coupé-Cabriolet — construído pela italiana Pininfarina, que também o desenhou — adotava uma capota rígida retrátil que se ocultava no portamalas, tendência atual para modelos do gênero, como Astra Twin Top, Mégane CC e 307 CC. O aspecto da traseira era bem diferente do visto no restante da linha, com amplas lanternas horizontais, e havia só quatro lugares. Os motores disponíveis eram de 1,6 e 2,0 litros a gasolina e 2,0 a diesel.

Ressurge o RS   No Salão de Frankfurt de 2007 a Ford apresentava o que pode ser considerada a "geração dois e meio" do Focus: uma ampla re-estilização em que apenas o teto era mantido, pois todos os demais painéis de carroceria tinham novo desenho, mesmo que muitos passassem desapercebidos. O que chamava atenção era a frente, com uma grande tomada de ar inferior — inspirada na linha Peugeot? —, grade de perfil mais baixo e faróis com desenho mais ousado. Nas laterais havia um forte vinco à altura das maçanetas. Ainda recente, o conversível ganhava apenas a nova frente.

O interior recebia pequenas mudanças de aspecto, mas trazia novidades em equipamentos. Os faróis podiam ter lâmpadas de xenônio para fachos alto e baixo, caso em que as lanternas traseiras usavam leds. O motor 2,0 turbodiesel de 136 cv oferecia opção da inédita caixa manual automatizada Powershift, de seis marchas e dupla embreagem. Apareciam também um motor 1,8 de 125 cv flexível, capaz de rodar com gasolina ou E85, e a versão Econetic, com a unidade 1,6 turbodiesel de 109 cv e medidas para reduzir consumo e emissões, como melhor aerodinâmica e pneus menos resistentes à rodagem.

Finalmente, em julho de 2008 era revelado o novo RS, que elevava o Focus a outro patamar de potência e torque ao alcançar 300 cv e 41,6 m.kgf. O motor era o mesmo Volvo de 2,5 litros do ST, mas modificado em pressão do turbo, cabeçote, comandos de válvulas e sistemas de admissão e escapamento. Apesar de não ter recebido a tração integral que muitos esperavam, o RS ganhou diferencial autobloqueante Quaife e nova suspensão dianteira, chamada de RevoKnuckle, em que o conceito McPherson foi aprimorado. Outras alterações foram bitolas 40 mm mais largas, molas e amortecedores recalibrados, direção revisada, rodas de 19 pol com pneus 235/35 e freios mais potentes. A "cor oficial" — mas não a única disponível — desta vez é um verde limão similar ao do clássico Escort RS 1600. Paralamas alargados, parachoques mais imponentes, saídas de ar no capô e nos paralamas dianteiros, aerofólio traseiro alto e em preto e duas saídas de escapamento distinguem esse Focus, que usa bancos Recaro quase de carro de corrida.

A chegada ao Brasil   Assim como na Europa, a Ford enfrentava nos mercados sul-americanos no fim da década passada uma renovada e forte concorrência de variadas marcas — mesmo no caso brasileiro, em que a abertura às importações havia provocado grande evolução dos automóveis desde 1990. A segunda geração do Escort, produzida desde 1992 e remodelada em 1996, já não fazia frente a lançamentos recentes como Astra, Golf, Mégane e Brava/Marea. Precedido em alguns meses pela importação da versão européia para aquele mercado, o Focus estreava no segundo semestre de 2000 sua fabricação em General Pacheco, na Argentina, mesma unidade que já fazia o Escort havia quatro anos. O hatch de cinco portas e o sedã foram as versões selecionadas, disponíveis com os motores da linha Zetec E de 1,8 e 2,0 litros, ambos com quatro válvulas por cilindro (no país platino havia também opção a diesel). Continua

Nas pistas
O sucessor de um grande campeão como o Escort não poderia deixar de fazer bonito nas pistas, tanto de asfalto quanto de cascalho, lama e neve. O Focus estreou no Campeonato Mundial de Rali (WRC na sigla em inglês) já no início da temporada de 1999, no Rali de Monte Carlo. Nos ralis Safári e de Portugal daquele ano, Colin McRae levaria o Focus ao topo do pódio. Nos anos seguintes viriam outras vitórias pelas mãos de Carlos Sainz e Markko Märtin.

No fim de 2005 a Ford substituiu a primeira geração pela segunda, com certo atraso em relação ao que ocorreu nas ruas. No ano seguinte, os carros pilotados por Marcus Grönholm e Mikko Hirvonen garantiram à equipe BF-Ford o campeonato de construtores, título que a marca do oval azul não conquistava havia 27 anos.

Como seus competidores, o Focus do WRC foi extensamente reformulado em comparação ao carro vendido ao público, apesar de um tanto semelhante na aparência. Desde a primeira geração a Ford adotou carroceria reforçada e motor de 2,0 litros com turbocompressor, cuja potência declarada é de 300 cv — acredita-se que na verdade seja maior. A tração integral, que nunca chegou ao modelo de rua, usava três diferenciais com controle eletrônico e o câmbio era sequencial eletroidráulico de seis marchas. Na suspensão, o sistema multibraço da traseira dava lugar a um McPherson como o dianteiro. As rodas variavam de 15 a 18 pol, conforme o tipo de piso predominante da prova, e os freios eram bem mais potentes.

Na Argentina, o campeonato TC 2000 (Turismo Competición), inaugurado em 1979, conta hoje com a participação de equipes oficiais da Chevrolet, Ford, Honda, Renault e Toyota. A equipe Ford YPF Berta Motorsport corre com o Focus sedã e já obteve dois títulos — em 2003 e 2005 — com o piloto Gabriel Ponce de León. Os carros usam motores de 2,0 litros, da marca que cada um representa, e contam com preparação limitada para conter os custos e ampliar a competitividade.
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WRC em 2001
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WRC em 2003 WRC em 2005
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WRC em 2007 TC 2000

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