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Primazia no segmento: a suspensão traseira independente multibraço

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Faróis duplos, parachoques, detalhes internos: as mudanças para 2002

O esportivo contava com paralamas mais largos, novos parachoques com amplas tomadas de ar no dianteiro, rodas da marca OZ de 18 pol com pneus 225/40 e defletor de teto. Ainda sem dados precisos de mecânica, antecipava-se que o motor 2,0 16V com turbocompressor despejaria 200 cv nas rodas dianteiras. O lançamento efetivo, porém, só se concretizaria em 2002.

Antes dele, no fim de 2001, a linha passava pelas primeiras alterações estéticas: novos parachoques dotados de faixa protetora e faróis com duplo refletor, que alojavam as luzes de direção (antes nas extremidades do parachoque) e, nas versões superiores, traziam lâmpadas de xenônio. O interior passava a oferecer ar-condicionado com controle automático, comando elétrico para o teto solar, banco dianteiro direito rebatível e navegador por GPS integrado ao sistema de áudio. Em alguns mercados, como o sueco, aparecia o motor flexível em combustível de 1,6 litro, capaz de rodar com gasolina ou E85. Para toda a Europa o veterano motor a diesel era substituído pelo moderno Duratorq TDCi 1,8 de 115 cv.

Estreava também o esportivo ST 170 com o motor Zetec E 2,0 16V retrabalhado. Com o acréscimo de variadores do comando de válvulas de admissão e do coletor de aspiração, uso de taxa de compressão mais alta e uma preparação para chegar a regimes mais altos (limite de 7.350 rpm), alcançava 170 cv e 20 m.kgf, com os quais acelerava de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos e chegava a 216 km/h. Todo o conjunto era revisto: câmbio de seis marchas fornecido pela alemã Getrag, rodas de 17 pol com pneus 215/45, suspensão mais baixa e firme, freios mais potentes, direção mais rápida. Sua aparência, contudo, era discreta, em que apenas as rodas maiores sobressaíam. No mercado americano ele foi chamado de Focus SVT.

Quanto ao RS, só entrou em produção em outubro de 2002, mas recompensou a espera ao chegar ainda mais potente que o previsto: 215 cv e 31,6 m.kgf, o bastante para acelerar de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e alcançar a máxima de 232 km/h. O motor Zetec E passou por extenso retrabalho para garantir resistência ao uso vigoroso, como pistões e bielas forjados e válvulas de escapamento refrigeradas por sódio. O turbo Garrett vinha aliado a um resfriador de ar.

Embora mantivesse o câmbio de cinco marchas, o RS ganhava diferencial autobloqueante Quaife, que permitia melhor aplicação de potência em curvas — houve críticas, por outro lado, de que ele acentuava o indesejado esterçamento por torque. As rodas OZ foram mantidas, a bitola dianteira era 65 mm mais larga e os freios contavam com grandes discos (de 325 mm à frente) e pinças da renomada marca italiana Brembo. Continua

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Enquanto o RS não chegava, o ST 170 era o Focus mais potente para os europeus: 170 cv no motor de 2,0 litros, seis marchas, rodas de 17 pol
Nos Estados Unidos
A segunda geração de padrão europeu do Focus é fabricada ou montada em Saarlouis, na Alemanha; Setúbal, em Portugal, Valência, na Espanha; Vsevolozhsk, na Rússia; Santa Rosa, nas Filipinas; General Pacheco, na Argentina; Tao-Yuan, em Taiwan; Chongqing, na China; e Pretória, na África do Sul. Mas existe um Focus diferente para os Estados Unidos, feito em Wayne, Michigan (antes também em Hermosillo, no México).

O Focus norte-americano foi lançado em 1999 nas versões sedã, perua e hatch três-portas, seguido em 2002 pelo cinco-portas. A essa época era praticamente igual ao de outros países: as diferenças estavam em detalhes de estilo (parachoques mais salientes, lanternas sem seção em cor âmbar, luzes de direção dianteiras na grade) e de acabamento, além dos motores: havia apenas o Zetec 2,0 16V como na Europa e uma antiga unidade de mesma cilindrada e duas válvulas por cilindro, a CVH, com 110 cv.

Sem ter acesso à versão RS, os americanos receberam em 2002 a SVT — designação local do ST 170 vendido na Europa —, com três ou cinco portas, motor Zetec de 170 cv, caixa manual de seis marchas, rodas de 17 pol, acabamento esportivo e suspensão mais firme. Dois anos mais tarde, o motor Duratec de 2,3 litros e 145 cv tornava-se disponível em todos os estados do país (antes só em algumas regiões), mas desaparecia a opção de controle de estabilidade.

Foi em 2005 que o Focus da América passou a se distanciar do modelo de outros mercados. Se os europeus já tinham sua nova geração, os EUA receberam apenas uma leve re-estilização, com faróis de perfil mais baixo que lembravam os do Mondeo, nova tampa do portamalas no sedã e painel de linhas conservadoras. Não havia mais o esportivo SVT. O motor 2,0 passava a ser da linha Duratec, com ganho discreto em potência para 136 cv, e havia o 2,3 com 151 cv (similar ao do Ranger) na versão ST; o CVH não era mais oferecido. Curiosamente, em 2007 os mexicanos passaram a importar o novo Focus europeu, deixando seus colegas mais ao Norte com a versão defasada.

Talvez para atender às preferências locais de estilo, talvez para conter custos, a Ford americana preferiu não produzir lá a segunda geração. O modelo 2008 do Focus local era apenas re-estilizado com base na carroceria original, que recebia novas frente e traseira. A grade frontal era cromada e maior, os faróis perdiam a forma triangular e não mais existiam a perua e o hatch; por outro lado, surgia um três-volumes com duas portas, que a Ford considera um cupê. Para muitos, o desenho perdia os atrativos do modelo inicial, embora pareça ter agradado ao consumidor local.

O interior era reformulado e trazia o sistema de comunicação e entretenimento Sync, com interface Bluetooth para celular, conexão para sistemas de áudio e comandos por voz. Com o fim da versão 2,3, restava o motor Duratec 2,0, agora com 140 cv; havia melhoria em rigidez estrutural e redução de peso. A expectativa dos americanos, depois de perder a segunda geração, é que o terceiro Focus — previsto para 2010 — seja fabricado também no país.
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2000
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2003
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2005
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2008

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