É curioso notar como é internacional o currículo cinematográfico
do 500, sinal de como esse símbolo da indústria italiana também
é admirado nas mais diversas partes do mundo. Entre os títulos
há o drama japonês 19. Produzido em 2000 por Kazushi
Watanabe, o 500 aparece bem, embora não tanto quanto o da
comédia alemã Theo Gegen den Rest der Welt (1980), de
Peter F. Bringmann.

O 500 de 1968 é visto em
Só Você (Only You, 1994), romance com Marisa Tomei
e Robert Downey Jr.; no filme de ação A Colônia (Double
Team, 1997), com Jean-Claude Van Damme, o jogador de
basquete Dennis Rodman e Mickey Rourke; e na aventura inglesa
O Homem Pássaro (Condorman, 1981), de Charles Jarrott.
O 500 F de 1965 tem participações com boa duração na comédia
francesa Deuxième Vie (2000), com a atriz portuguesa
Maria de Medeiros; e no drama francês Imensidão Azul (Le
Grand Bleu, 1988), com Rosanna Arquette, Jean-Marc Barr e
Jean Reno. |
Outros três filmes trazem o
500 L 1968. São eles o filme de ação dinamarquês Old Men in
New Cars: In China They Eat Dogs II (Gamle Mænd i Nye
Biler, 2002), de Lasse Spang Olsen; a comédia francesa
Toutes les Filles sont Folles (2003), de Pascale Pouzadoux;
e o clássico também francês A Noite Americana (La Nuit
Américaine, 1973), de François Truffaut, com Jacqueline
Bisset, que trata apaixonadamente da própria sétima arte por
meio dos
bastidores de uma filmagem.

Mas quem quer ver o "Cinquecento"
em seu hábitat natural, as ruas dos grandes centros italianos
dos anos 60, não pode deixar de assistir à deliciosa comédia
Um Golpe à Italiana (The Italian Job, 1969), com
Michael Caine. As estrelas automotivas são três
Minis ingleses, mas enquanto os três
pequenos astros saracoteiam pelas ruas de Turim é flagrante a
quantidade de Fiats 500, registrados pelas câmeras dirigidas por
Peter Collinson.
O que mais poderia se esperar de um filme rodado na cidade-sede
da Fiat após mais de uma década de sucesso do "Cinquecento"? |