Inspirada no Fissore, a Vemag elaborou para o Belcar e a Vemaguet 1967 a frente usada apenas no Brasil, com quatro faróis sobre uma ampla grade, de aspecto discutível

Com pequenas mudanças, o interior da Vemaguet foi o mesmo até o modelo 1967 das fotos; a tampa traseira abria-se em duas, para cima e para baixo

Pouco depois, para 1966, aparecia com bocal do tanque de combustível atrás da placa traseira em vez de na lateral, luzes de direção dianteiras nas extremidades dos pára-lamas, aquecimento interno, piscas com retorno automático (logo abolidos por seu mau funcionamento) e freios dianteiros a disco, opcionais — nosso primeiro carro a oferecê-los, pouco antes do Gordini. Até vidros mais finos foram usados para reduzir o peso, enquanto diferencial e quarta marcha mais curtos tentavam dar agilidade.

E, enquanto a linha Belcar recebia a frente de quatro faróis, o Fissore 1967 vinha com novas lanternas traseiras e grade, além de sistema elétrico de 12 volts. Os planos de sedã e perua de quatro portas, esta a ser apresentada no Salão, foram abandonados. Em setembro, seguindo os passos da matriz alemã, a Volkswagen do Brasil adquiria a Vemag. O fim estava próximo para a linha DKW.

A crise   A história da Vemag teve diversos momentos difíceis, alguns relacionados ao quadro político-econômico do País. A empresa foi abalada com a saída de JK da Presidência da República, em 1960, e voltou a enfrentar crises com a renúncia de Jânio Quadros, no ano seguinte. Com a tomada do poder pelos militares, em abril de 1964, veio novo período conturbado. O cenário era desolador para toda a indústria: consumidores sem recursos, vendas em baixa, concessionárias sem crédito. A fábrica chegou a ter 2.000 DKWs nos pátios e acabou por limitar a produção a 40 carros por dia. Os outros fabricantes passavam pela mesma crise, mas podiam se amparar nas matrizes estrangeiras — já a Vemag tinha de suportar por si mesma.

E não foi só. Havia sérias falhas de engenharia e administração na empresa. Localizada ao lado de um brejo, tinha o pátio inundado com freqüência em épocas de chuva, exigindo que os funcionários corressem para levar os carros zero-quilômetro a um lugar mais alto. Em termos de administração, conta-se que aconteciam mudanças repentinas de decisão, como a troca do lugar de novas prensas: concluído o pavilhão a elas destinado, destruía-se a obra para a instalação em outro local.

De resto, problemas com fornecedores levaram à entrega de carros sem equipamentos, como macaco e cinzeiro, ou com revestimento interno em cor destoante da pintura, o que havia disponível em estoque. E não se pode esquecer que as características técnicas peculiares dos DKWs — a tração dianteira, o motor fumacento — provocaram alto índice de rejeição. Mesmo assim, sua robustez conquistou adeptos e o Belcar foi dos mais usados para o serviço de táxi, mesmo depois de sair de linha. Continua

Para ler
DKW: A Grande História da Pequena Maravilha - por Paulo César Sandler, editora Alaúde. Publicado em 2006, o livro nacional traz as histórias na Alemanha e no Brasil, com mais de 650 fotos e muitas informações. São 384 páginas.

Memórias Sobre Rodas - O Automóvel no Brasil dos Anos 1960 - por Fabio Steinbruch, com participação de Bob Sharp, editora Alaúde. Também com 384 páginas, a obra recém-lançada traz, ao lado de certo conteúdo técnico, impressões e lembranças do autor sobre modelos daquele período. A parte relativa ao DKW-Vemag cobre 25 páginas fartamente ilustradas.
DKW-Meisterklasse (Bewegte Zeiten) - editora Delius Klasing Verlag. Quem lê em alemão terá boas informações e, sobretudo, fotos históricas da marca neste livro, lançado em 2005. São mais de 100 imagens em preto e branco e em cores.

Road & Track on Audi & Auto Union, 1952-1980
- por R. M. Clarke, editora Brooklands Books. Mais uma das conhecidas coletâneas de testes e matérias de revistas sobre uma marca ou modelo, esta foi lançada em 1986 e tem 96 páginas em inglês. Cobre a fase da Auto Union em que surgiram os modelos semelhantes aos brasileiros e também o período inicial da Audi.

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