A remodelação acabou por ter vida curta: em outubro de 1967, menos de um ano depois da "associação" com a VW, a Vemag encerrava atividades

Projetos que não chegaram às ruas: o Furgomag, um furgão derivado da Pracinha, e a perua Fissore, com quatro portas e duas tampas traseiras

Então veio a absorção da DKW pela Volkswagen na Alemanha, em 1965. Para a Vemag, começava uma indefinição sobre obter ou não licença para produzir os novos carros da empresa, como o F102 e seu sucessor, o Audi. Pelo sim, pelo não, a fábrica nacional começou contatos visando a parcerias com as francesas Peugeot e Citroën (então independentes), a italiana Fiat e as alemãs BMW e Borgward, mas sem resultados.

Em 1966 ainda havia esperança de reerguer a Vemag, que dobrou a produção de 40 para 80 carros por dia. Não adiantou: a demanda era insuficiente e cada automóvel fabricado dava prejuízo. Em novembro daquele ano — 10 anos após ser feita a primeira perua nacional da marca — era anunciada por seu diretor-superintendente, Lélio de Toledo Piza e Almeida Filho, a "associação" da empresa à VW brasileira. Apesar de a fábrica do Fusca assegurar que a produção da linha DKW não seria afetada, a promessa não se confirmou. Já em dezembro o estatuto da empresa era reformulado, indicando sua absorção pela VW.

A produção era encerrada em outubro de 1967. A Vemag fez no total 109.343 automóveis, sendo 55.692 peruas (47.769 da Universal/Vemaguet, 6.750 da Pracinha e apenas 1.173 da Caiçara), 51.162 sedãs e 2.489 Fissores. Houve ainda 7.848 jipes Candango. Alguns detalhes do Fissore seriam aproveitados em modelos posteriores da VW, como as maçanetas externas no esportivo SP2 e, de certo modo, o desenho do quadro de instrumentos no Brasília e no Passat.

Os simpáticos carrinhos com motor a dois tempos deixaram saudades nos fãs. Ainda hoje, quando os remanescentes passam com seu som característico de motor e sua fumaça azulada, provocam grande curiosidade.

Ficha técnica
_ Camioneta (1957) Belcar (1962) Fissore (1964)
MOTOR
Posição e cilindros longitudinal, 3 em linha
Comando e válvulas por cilindro não aplicável
Diâmetro e curso 71 x 76 mm 74 x 76 mm
Cilindrada 896 cm3 980 cm3
Taxa de compressão 6,5:1 7,3:1 8:1
Potência máxima 34 cv a 4.000 rpm 44 cv a 4.250 rpm 50 cv a 4.500 rpm
Torque máximo 7 m.kgf a 2.000 rpm 8 m.kgf a 2.800 rpm 8,5 m.kgf a 2.500 rpm
Alimentação carburador de corpo simples
CÂMBIO
Marchas e tração 4, dianteira
FREIOS
Dianteiros a tambor a disco (opcional)
Traseiros a tambor
SUSPENSÃO
Dianteira e traseira independente / eixo rígido
RODAS
Pneus 5,60-15
DIMENSÕES
Comprimento 4,07 m 4,32 m 4,48 m
Entreeixos 2,35 m 2,45 m
Peso 950 kg 940 kg 980 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima 110 km/h 120 km/h 125 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 35 s 30 s 25 s
Dados de desempenho aproximados

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