

Interior aprimorado, motor a
diesel de 6,5 litros, bolsas infláveis, linha Vortec V8: a GM continuou
a evolução do grande utilitário nos anos 90


O modelo 2000, que acompanhava o
novo picape Silverado, vinha mais arredondado; os motores V8 de moderna
geração forneciam até 335 cv |
Reformulação adiada
Com 18 anos
de produção, essa seria a geração mais longeva do Suburban. O mercado
pedia algo renovado e a GM respondia com novidades para 1992. A começar
pelo estilo, baseado no picape lançado em 1988 (e similar ao Silverado
brasileiro de 1997), o utilitário evoluía muito. Na frente reta se
destacava uma barra cromada — ausente na linha GMC — que dividia os
faróis ao meio, deixando duas unidades retangulares de cada lado. A
carroceria era limpa, sem vincos, com cromados discretos e área
envidraçada invejável. A traseira possuía lanternas verticais de bom
gosto.
O interior todo renovado estava muito confortável. O painel era
modernizado, com linhas curvas, grandes comandos e muitas saídas de ar.
O entreeixos media agora 3,34 m, enquanto o comprimento estava em 5,58
m, a largura em 1,95 m e a altura entre 1,74 e 1,89 m. O carro lidava
melhor com o piso graças à nova suspensão independente no eixo
dianteiro. Os modelos de tração traseira usavam molas helicoidais, mas
os de tração integral adotavam barras de torção. Atrás o esquema era
único, o tradicional eixo rígido com feixe de molas semi-elípticas. E os
freios agora traziam ABS para as quatro rodas.
O Suburban estava disponível em três pacotes de acabamento: básico, LS e
o de topo LT. O interior podia ser modificado de tal forma a levar entre
dois (mais espaço de carga) e nove ocupantes. Era fabricado em três
unidades da GM: Janesville, no estado de Wisconsin; Arlington, Texas; e
Silao, no México. Os motores a gasolina disponíveis eram os V8 de 5,75 e
7,45 litros. Movida a diesel havia uma unidade de 6,5 litros com turbo e
190 cv. Havia duas opções de caixa automática, ambas de quatro marchas:
a 3L60, para as versões mais leves, e a 4L80, para os modelos voltados
ao trabalho.
Com o passar dos anos a GM realizou diversos melhoramentos na sua linha
de utilitários. A caixa automática eletrônica chegava a motores menores
em 1993. O interior era revisado para 1995 e incluía bolsa
inflável para o motorista. No ano seguinte os motores Vortec melhoravam
o consumo e a potência, com nova injeção multiponto sequencial, e eram adotados bolsa inflável para
passageiro e sistema Onstar de localização, baseado em GPS e telefonia
celular, que informava uma central em caso de acidentes, entre outras
funções.
O modelo 1998 ganhou direção com assistência hidráulica variável, nova
opção de tração integral (com acionamento automático das rodas
dianteiras quando as traseiras perdessem aderência) e bolsas infláveis
com dois estágios de atuação. Nesse mesmo ano o carro ganhava cidadania
australiana. A Holden, subsidiária da GM no país, lançava uma versão com
volante à direita e motores a gasolina e a diesel.
Seguindo-se à reformulação do picape (que adotava Silverado como nome do
modelo, não mais uma versão de acabamento) em 1999, uma nova geração do
Suburban aparecia como modelo 2000. O desenho estava modernizado, com
linhas mais arredondadas e encorpadas. A frente era suavizada e o
para-choque estava mais envolvente. Na lateral a mudança mais visível
era um vinco que criava um volume nas caixas de rodas. O modelo chegava
nas versões LS e LT, além do chassi para 500 ou 750 kg. A tração
integral era agora acionada por botão no painel. Novidade era um sistema
de auxílio para frenagens no caso de reboque de trailer.
Continua
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