Suspensão dianteira independente, freios ABS nas quatro rodas, motores V8 com injeção: a aguardava renovação do Suburban para 1992 não se limitava ao estilo

Interior aprimorado, motor a diesel de 6,5 litros, bolsas infláveis, linha Vortec V8: a GM continuou a evolução do grande utilitário nos anos 90

O modelo 2000, que acompanhava o novo picape Silverado, vinha mais arredondado; os motores V8 de moderna geração forneciam até 335 cv

Reformulação adiada   Com 18 anos de produção, essa seria a geração mais longeva do Suburban. O mercado pedia algo renovado e a GM respondia com novidades para 1992. A começar pelo estilo, baseado no picape lançado em 1988 (e similar ao Silverado brasileiro de 1997), o utilitário evoluía muito. Na frente reta se destacava uma barra cromada — ausente na linha GMC — que dividia os faróis ao meio, deixando duas unidades retangulares de cada lado. A carroceria era limpa, sem vincos, com cromados discretos e área envidraçada invejável. A traseira possuía lanternas verticais de bom gosto.

O interior todo renovado estava muito confortável. O painel era modernizado, com linhas curvas, grandes comandos e muitas saídas de ar. O entreeixos media agora 3,34 m, enquanto o comprimento estava em 5,58 m, a largura em 1,95 m e a altura entre 1,74 e 1,89 m. O carro lidava melhor com o piso graças à nova suspensão independente no eixo dianteiro. Os modelos de tração traseira usavam molas helicoidais, mas os de tração integral adotavam barras de torção. Atrás o esquema era único, o tradicional eixo rígido com feixe de molas semi-elípticas. E os freios agora traziam ABS para as quatro rodas.

O Suburban estava disponível em três pacotes de acabamento: básico, LS e o de topo LT. O interior podia ser modificado de tal forma a levar entre dois (mais espaço de carga) e nove ocupantes. Era fabricado em três unidades da GM: Janesville, no estado de Wisconsin; Arlington, Texas; e Silao, no México. Os motores a gasolina disponíveis eram os V8 de 5,75 e 7,45 litros. Movida a diesel havia uma unidade de 6,5 litros com turbo e 190 cv. Havia duas opções de caixa automática, ambas de quatro marchas: a 3L60, para as versões mais leves, e a 4L80, para os modelos voltados ao trabalho.

Com o passar dos anos a GM realizou diversos melhoramentos na sua linha de utilitários. A caixa automática eletrônica chegava a motores menores em 1993. O interior era revisado para 1995 e incluía bolsa inflável para o motorista. No ano seguinte os motores Vortec melhoravam o consumo e a potência, com nova injeção multiponto sequencial, e eram adotados bolsa inflável para passageiro e sistema Onstar de localização, baseado em GPS e telefonia celular, que informava uma central em caso de acidentes, entre outras funções.

O modelo 1998 ganhou direção com assistência hidráulica variável, nova opção de tração integral (com acionamento automático das rodas dianteiras quando as traseiras perdessem aderência) e bolsas infláveis com dois estágios de atuação. Nesse mesmo ano o carro ganhava cidadania australiana. A Holden, subsidiária da GM no país, lançava uma versão com volante à direita e motores a gasolina e a diesel.

Seguindo-se à reformulação do picape (que adotava Silverado como nome do modelo, não mais uma versão de acabamento) em 1999, uma nova geração do Suburban aparecia como modelo 2000. O desenho estava modernizado, com linhas mais arredondadas e encorpadas. A frente era suavizada e o para-choque estava mais envolvente. Na lateral a mudança mais visível era um vinco que criava um volume nas caixas de rodas. O modelo chegava nas versões LS e LT, além do chassi para 500 ou 750 kg. A tração integral era agora acionada por botão no painel. Novidade era um sistema de auxílio para frenagens no caso de reboque de trailer. Continua

Em escala
Há várias opções de Suburban em miniaturas para quem quer colecioná-los. A Welly fabrica o modelo 2001 em escala 1:18 com bom detalhamento. Na cor branca, abre capô, portas dianteiras e tampa do porta-malas.
Em escala 1:24 vem a belíssima miniatura da Franklin Mint, versão policial de 1946. Edição limitada, tem ótimo detalhamento e preço à altura. A marca também traz uma ambulância com detalhes como sirenes e luzes.
Quem gosta de modificações tem na miniatura da So Real Concepts uma opção. Trata-se do modelo 1957 em escala 1:24 com pintura personalizada e mecânica modificada. A altura dos pneus e da suspensão não deixa por menos.
A série Classic Gold da empresa Johnny Lightning apresenta uma versão customizada do modelo 1950 do Suburban, com cores inspiradas no dia de São Patrício e rodas esportivas. Pequena, a miniatura vem na escala 1:64.

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