Depois do pacote Z71 de suspensão fora-de-estrada, o Suburban ganhava uma opção de pouco sucesso: a direção nas quatro rodas Quadrasteer

A última geração, lançada para 2007, acrescentou conforto e segurança ao utilitário, mas a crise deixa dúvidas sobre sua continuidade em linha

Em 2001 a versão de topo LT recebia de série o OnStar. A plataforma do Suburban servia para outros modelos da corporação, como Chevrolet Tahoe, GMC Yukon e Cadillac Escalade (todos com menor entre-eixos), o picape Chevrolet Avalanche e até o Hummer H2. Três novos motores podiam equipá-lo: o Vortec V8 de 5,3 litros e 285 cv, o de 6,0 litros com 335 cv e o gigante Vortec de bloco grande, 8,1 litros e 325 cv, sem opção a diesel. A caixa automática com quatro marchas era a única oferecida.

Ano a ano, a GM continuava incrementando o modelo. Equipamentos de conforto como bancos com comando elétrico e controle de ventilação para os passageiros de trás tornavam-se de série no acabamento LS. Outra opção era o chamado pacote Z71: rodas de 17 pol com pneus especiais e apliques na carroceria chegavam ao Suburban com tração nas quatro rodas e apelo fora-de-estrada. Em 2003 aparecia o sistema Quadrasteer, em que as rodas traseiras esterçavam ligeiramente em sentido oposto ao das dianteiras, a fim de reduzir o diâmetro de giro e facilitar manobras.

Embora cheio de conforto e espaço, as críticas quanto à qualidade do acabamento eram grandes. Isso fez com que a GM mudasse radicalmente o desenho interno do Suburban e de outros modelos grandes, ainda em 2003, com a adoção de materiais mais agradáveis aos olhos e ao toque e equipamentos como ar-condicionado com três ajustes distintos (motorista, passageiro e bancos de trás), novos botões de acionamento dos vidros, pedais ajustáveis e volante mais ergonômico e dotado de controles de áudio, além de controle de estabilidade. No ano seguinte um monitor da pressão dos pneus chegava a todas as versões e, em 2005, um navegador com tela sensível ao toque.

Em 2006 a marca atualizou novamente o utilitário como linha 2007. A carroceria estava mais arredondada e moderna. Os faróis do Chevrolet eram únicos, mas carregavam por trás da máscara o estilo de unidades separadas que estreou em 1992. A grade ampla e cortada por uma barra que ostentava o símbolo da marca, como nos atuais Chevrolets brasileiros, também era novidade (na versão GMC ela não era dividida). Media 5,64 m de comprimento, 2 m de largura, 1,95 m de altura e 3,30 m entre eixos.

Interiormente o Suburban estava mais aconchegante e luxuoso, com redesenho de painel e bancos. Podia levar nove pessoas e estava disponível nas versões LS, LT, LTZ e Z71. Os motores eram os V8 de 5,3 e 6,0 litros, com 320 e 366 cv, na ordem. As opções de câmbio automático tinham quatro e seis marchas, mas o sistema Quadrasteer era descartado. Para 2008 vieram cortinas infláveis de série em toda a linha e caixa automática de seis marchas para a versão de 750 kg.

Toda essa evolução, porém, talvez não seja suficiente para ganhar a simpatia do novo consumidor pós-crise. Se não bastasse a aversão de certos segmentos aos grandes utilitários, pesados e poluidores, agora a linha Suburban fica à mercê da situação econômica sem precedentes das marcas norte-americanas. Pode ser que o consumidor jamais deixe de apreciar seus dinossauros sobre rodas, espaçosos, potentes e intimidadores. Mas pode também acontecer de uma das linhagens mais antigas e tradicionais da GM não suportar a pressão da concordata. O tempo, nesse caso, trará a resposta.

Ficha técnica
_ Suburban C20 (1978) Suburban C2500 (1998) Suburban 1500 LS (2001)
MOTOR
Posição e cilindros longitudinal, 8 em V
Comando e válvulas por cilindro no bloco, 2
Diâmetro e curso 108 x 102 mm 101,6 x 88,4 mm 96 x 91,9 mm
Cilindrada 7.439 cm3 5.733 cm3 5.328 cm3
Taxa de compressão ND 8,6:1 9,5:1
Potência máxima 250 cv 255 cv a 4.600 rpm 285 cv a 5.200 rpm
Torque máximo 54,0 m.kgf 45,6 m.kgf a 2.800 rpm 44,9 m.kgf a 4.000 rpm
Alimentação carburador injeção multiponto sequencial
CÂMBIO
Tipo e marchas automático, 3 automático, 4
Tração traseira integral
FREIOS
Dianteiros a disco a disco ventilado
Traseiros a tambor a tambor a disco
Antitravamento (ABS) não sim
SUSPENSÃO
Dianteira eixo rígido independente, braços sobrepostos
Traseira eixo rígido
RODAS
Pneus 8,75-16,5 245/75 R 16 265/70 R 16
DIMENSÕES
Comprimento 5,56 m 5,57 m 5,57 m
Entreeixos 3,28 m 3,34 m 3,30 m
Peso ND 2.115 kg 2.325 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima ND
Aceleração de 0 a 100 km/h ND
ND = não disponível

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