As linhas do novo Cavalier eram mesmo agradáveis, típicas da época; o motor Quad4 de 16 válvulas crescia para 2,4 litros no modelo 1996

O conversível saía de produção em 2001; o cupê e o sedã receberam frente remodelada em 2003 e ficaram no mercado por mais dois anos

No ano seguinte, poucas mudanças. O Quad4 passava a 2,4 litros com ganho discreto de potência (152 cv) e havia a inclusão de luz diurna para os faróis, em que sua luminosidade era mais fraca, adequada ao uso permanente durante o dia — medida de segurança em rodovias. A versão automática de quatro marchas recebia controle de tração e os motores tinham maiores prazos de troca de velas (160 mil quilômetros) e líquido de arrefecimento (160 mil km ou cinco anos). Um sistema antifurto também vinha de série em todos os modelos e, como opção, havia controle remoto da trava das portas.

Econômico para os padrões locais, o Cavalier estava à frente de modelos como Civic e Corolla em testes da época. As vendas continuavam fortes e em 1999 a GM apresentava uma edição limitada bicombustível, que podia rodar com gasolina ou gás natural. Em 2000 todos os modelos recebiam novos instrumentos e sistema de áudio. Já o Z24 ganhava um defletor frontal mais pronunciado. A versão conversível saía de linha em 2001, talvez um anúncio discreto de que a linhagem Cavalier já estava com os dias contados. Surgia também um pacote esportivo estético.

No ano seguinte um motor todo em alumínio, da linha Ecotec, surgia para o compacto. Tinha 2,2 litros, 16 válvulas e duplo comando. Com 142 cv, equipava a versão LS Sport do sedãs e do cupê. Apesar da menor potência em relação ao Quad4, o Ecotec esbanjava técnica e refinamento na construção. Quase perto do fim, o Cavalier recebia retoques na frente para 2003. Os faróis estavam mais arredondados e o pára-choque incluía nova grade.

O Ecotec 2,2 tornava-se o único motor disponível em todas as versões. O Z24 dava adeus ao mercado e agora havia os acabamentos básico, LS e LS Sport para o cupê e sedã. Talvez visando aos órfãos do Z24, a GM lançava para 2004 o chamado Pacote de Aparência Esportiva, que podia equipar todos os modelos. Mas a solução durou pouco tempo: com 24 anos de produção entre as duas gerações, o Cavalier deixava o mercado em 2005 e cedia espaço a seu sucessor, o Cobalt, projeto mais moderno baseado na estrutura de outro carro europeu, o Opel Astra.

O Cavalier, que teve primos espalhados por vários países, fez parte de uma época onde os carros mundiais eram uma febre. Além disso, serviu aos consumidores que buscavam em "casa" uma alternativa compacta, eficiente e econômica aos japoneses.

Ficha técnica
_ Cavalier Z24 V6
2,8 (1988)
Cavalier Convertible
RS 2,2 (1992)
Cavalier Z24 Coupe
2,4 (1995)
MOTOR
Posição e cilindros transversal, 4 em linha
Comando e válvulas por cilindro no bloco, 2 no cabeçote, 2 duplo no cabeçote, 4
Diâmetro e curso 88,9 x 76 mm 89 x 88 mm 90 x 94 mm
Cilindrada 2.837 cm3 2.189 cm3 2.392 cm3
Taxa de compressão 8,9:1 9:1 9,5:1
Potência máxima 125 cv a 4.500 rpm 110 cv a 5.200 rpm 152 cv a 5.600 rpm
Torque máximo 22,1 m.kgf a 3.600 rpm 17,9 m.kgf a 3.200 rpm 21,4 m.kgf a 4.400 rpm
Alimentação injeção multiponto inj. mult. seqüencial
CÂMBIO
Marchas e tração 5, dianteira
FREIOS
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a tambor
Antitravamento (ABS) não sim
SUSPENSÃO
Dianteira independente, McPherson
Traseira eixo de torção
RODAS
Pneus 215/60 R 14 195/70 R 14 205/55 R 16
DIMENSÕES
Comprimento 4,43 m 4,38 m 4,59 m
Entreeixos 2,57 m 2,644 m
Peso 1.215 kg ND 1.265 kg
ND = não disponível

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