As grades dianteiras ficavam mais amplas e baixas no modelo 1939, que também recebia portas traseiras "suicidas", com abertura para trás

O interior do Roadmaster do mesmo ano; em 1940 o carro ficaria menor

 
Para ler
The Buick: A Complete History - por Terry B. Dunham e Lawrence R. Gustin, editora Automobile Quarterly. Em 600 páginas, os autores fazem um apanhado da história dessa clássica marca para os americanos. Pesquisas, entrevistas e documentação ilustram a obra com muita informação sobre os modelos da empresa, seus momentos dourados e delicados e seu sucesso na China. Um Roadmaster Skylark ilustra a capa.
Buick: 1946-1960 Photo Archive - por Byron Olsen, editora Iconografix. Para quem gosta de documentos fotográficos, o livro oferece fotos e ilustrações do tempo áureo da mais antiga divisão da GM. São 128 páginas dedicadas a grandes sucessos da marca — entre eles, claro, o Roadmaster.
Standard Catalog of Buick 1903-2004 - por John Gunnell, editora Krause Publications. Para celebrar os 100 anos da Buick, o autor apresentou em 320 páginas uma coletânea com informações sobre sucessos da divisão, como Marquette, Special, Roadmaster, Century, LeSabre, Skylark e Grand National. Conta com números de série, preço original, especificações técnicas, datas de produção, fatos históricos, motores e muito mais, tudo atualizado até 2004.

Discrição e classe   Em 1938, mudanças na suspensão visavam a um rodar mais confortável, silencioso e seguro: os dois eixos passavam a usar molas helicoidais. Já o motor de topo entregava 142 cv com o redesenho das câmaras de combustão, o que aumentou a taxa de compressão para 6,35:1. Por dentro o habitáculo oferecia conforto e distinção com a opção de painel revestido em madeira nobre, um requinte. No ano seguinte as grades assumiam novo desenho, mais baixo e amplo, no lugar das estreitas e altas usadas até então; as portas traseiras passavam a abrir para trás, modelo conhecido como suicida.

Para 1940 a Buick elaborou algumas modificações em sua linha. O motivo era que, embora com crescimento de mercado como um todo, a série 80 vendia pouco
— em 1939 o Roadmaster respondera por apenas 3% da fatia de vendas. A série 80 continuava em produção, mas um novo Roadmaster aparecia. Com um estilo conhecido como "torpedo", o novo carro da Buick ficara elegante: era mais baixo e com perfil aerodinâmico, alongado, o que lhe caía muito bem. Apesar de contar ainda com paralamas destacados, esse fato era suavizado com a retirada dos estribos. Por dentro os bancos estavam mais largos e era clara a inspiração no primo mais rico Sixty Special, da Cadillac.

Algumas soluções vieram da prateleira da Buick. A nova plataforma de nova não tinha nada: era a mesma do modelo Century, só que aumentada em 12 centímetros. Mesmo assim esse novo Roadmaster era menor no comprimento (12 cm) e no entre-eixos (17 cm) que o modelo anterior. Vantagens eram o peso menor, cerca de 45 kg, e o preço reduzido. O resultado apareceu nas vendas: mais de 18 mil carros deixaram a fábrica da Buick em 1940, um ganho expressivo.

Para dar mais prestígio à linha, os executivos da marca criaram algumas variações sobre o tema. Um dos mais interessantes era a versão Townmaster. Baseada na carroceria sedã, era um carro voltado à cidade que trazia teto removível para os ocupantes do banco dianteiro, uma espécie de targa. Havia também o esboço de um atraente cupê que nunca saiu do papel. As mudanças para o ano seguinte continuavam discretas e se resumiam ao acabamento. Quatro carrocerias estavam disponíveis: sedã, Sport Coupe, cupê conversível e o Phaeton, que durou apenas um ano.

Apesar das mudanças de acabamento, a mais importante estava sob o capô de todos os grandes Buicks. Em busca de maior potência do motor 320, a taxa crescia de novo para 7:1, os pistões foram redesenhados para reduzir o risco de detonação e o "carburador composto" foi adotado. Tratava-se de dois carburadores de corpo duplo com funcionamento independente. Em regimes suaves apenas um funcionava; quando mais potência fosse exigida o outro entrava em operação. O propulsor passava a 167 cv
5 cv a mais que os Packards, 15 acima dos Cadillacs e até 25 mais que os maiores Chryslers. Era o mais potente da indústria americana em seu tempo. Continua

Nas telas
É possível ver muitos Roadies nas telas de cinema, em especial de filmes rodados nos EUA. No clássico Forest Gump, o Contador de Histórias (Forest Gump, 1994), ganhador de seis Oscars, há em uma das cenas um sedã 1947 estacionado. Outro modelo, desta vez de 1949, aparece em Um Corpo que Cai (Vertigo, 1958), sucesso do mestre do suspense Alfred Hitchcock. Na história um detetive aposentado de São Francisco, John "Scottie" Ferguson (James Stewart), é encarregado de vigiar uma mulher com tendências suicidas (Kim Novak). Algo estranho acontecerá em sua missão.

Em outro filme aclamado, Rain Man (1988), um conversível é usado em diversas cenas. No elenco estão Tom Cruise e Dustin Hoffman, este interpretando um autista. Eles vivem irmãos que redescobrem sentimentos adormecidos e passam a viver juntos sem ressentimentos. Vencedor de quatro Oscars. Um Roadmaster do fim dos anos 40 aparece em chamas no seriado Contra Tempos (Quantum Leap, 1989-1993). O enredo trata da criação de uma máquina do tempo pelo doutor Sam Beckett (Scott Bakula) que incorpora personagens e conserta coisas que deram errado. Além desse modelo, uma ambulância e outro sedã, em um episódio inspirado de Conduzindo Miss Dayse, também dão o ar da graça.

Em outro seriado, Assassinato por Escrito (Murder, She Wrote, 1984-1996), vemos sedãs e peruas Roadmaster dos anos 90 à vontade, até mesmo uma versão limusine. Por fim não podemos deixar de lembrar do conversível Skylark na comédia Os Picaretas (Bowfinger, 1999). Nela um produtor de filmes frustrado, Bobby Bowfinger (Steve Martin), tenta há anos emplacar um sucesso. Seu próximo filme é puro clichê: ação, alienígenas, uma bela mocinha e, claro, um astro de Hollywood, Kit Ramsey (Eddie Murphy). O problema é que Kit não sabe que participa de um filme. Um belo Skylark vermelho 1953 aparece em algumas tomadas.

Modelos mais novos também marcam presença em filmes. Esse é o caso da ação Bad Boys 2 (Bad Boys II, 2003), que conta o clichê "policiais versus traficantes" e traz no elenco os ótimos Will Smith e Martin Lawrence. É possível ver um sedã 1992 "atropelando" uma lancha durante uma perseguição.
Forest Gump Rain Man
Contra Tempos
Os Picaretas Assassinato por Escrito

Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade