O desenho seguia a "Sevillização" dos carros da GM, que seguiam o estilo
de colunas traseiras bem verticais do Cadillac
Seville, lançado com sucesso em 1975. O Riv estava bem parecido com
os novos Toronado e Cadillac
Eldorado, mas diferia dos dois por ter uma linha de cintura
suavemente ondulada e a traseira inclinada como no modelo 1963. A frente
também era inclinada e o conjunto primava pela elegância. O resultado da
ousadia foi positivo nas vendas e na crítica, trazendo o título de Carro
do Ano da revista Motor Trend. Os anos seguintes só aperfeiçoaram
esse premiado projeto.
Em
1980 os retrovisores vinham embutidos e a suspensão redimensionada.
Duas opções de V8 eram acrescidas no ano seguinte: o 307 (5,0
litros) de 140 cv e o problemático 350 a diesel de 125 cv. Além
disso, no lugar do V8 350, o novo motor de entrada era o V6 252 (4,1
litros) de 125 cv. O S-Type era rebatizado de T-Type. Já em 1982
todos os motores ganhavam câmbio com sobremarcha e vinha o pacote de
suspensão Grand Touring. Mas a maior novidade do Riviera nesse ano
era a versão conversível, oferecida apenas nesta geração do modelo.
Ela só vinha nas cores vermelho metálico e branca e com interior de
couro vermelho.
Para comemorar os 20 anos do automóvel, a Buick preparou uma série
especial para 1983. Duas unidades modificadas do conversível com
motor turbo foram feitas como carros-madrinha da 500 Milhas de
Indianápolis, uma honraria com grande efeito publicitário nos
Estados Unidos. Para o mercado criou-se uma série de 500 cupês com o
mesmo acabamento saia-e-blusa e o nome XX Anniversary Edition. |