A linha Bristol em 1990 compunha-se dos modelos Britannia, Brigand, Beaufighter e Beaufort. Não havia grandes modificações — apenas em rodas, frisos e detalhes de acabamento. Em 1995 eram adotados quatro faróis circulares e nova grade. Na faixa de preço concorriam os alemães BMW 850i, Mercedes-Benz SL 500 e Porsche 911 Carrera; o francês Alpine A610; os compatriotas Aston Martin DB7 e Jaguar XJ-S V12 e o italiano Ferrari 348. O AC Cobra, também fabricado de forma artesanal na Inglaterra, custava pouco mais da metade dele. A concorrência era forte e afamada, mas o Bristol tinha clientes muito fieis.

Um Bristol muito esportivo marcou o ingresso da marca neste século: o Blenheim Speedster, conversível de dois lugares com motor V8 de 400 cv

Dois anos depois, Anthony Crook já estava com 77 anos e fez uma divisão de sociedade com Toby Silverton. Continuava como presidente da empresa. O novo sócio era empresário do ramo aeronáutico e entusiasta da marca. Na entrada do século 21, a Bristol Cars mostrava competência em fabricação e administração de negócios, embora mantivesse em produção um modelo desenhado nos anos 70: o Blenheim, última versão da série 603.

E no principio deste século lançou um novo esportivo. O Blenheim Speedster mostrava linhas curvas e pára-brisa mínimo, apenas decorativo. A frente lembrava bastante a do modelo 404, em que a entrada de ar em formato de turbina estava de volta. Como um bom speedster, transportava apenas dois ocupantes. Sob o capô estava o V8 de 5.898 cm³ em versão atualizada, com injeção eletrônica, capaz de 400 cv e 53,9 m.kgf. Com rodas de 17 pol e pneus 255/55, câmbio automático de quatro marchas e suspensão independente nas quatro rodas, era um carro charmoso, mas com funções limitadas, para divertir abonados nos raros dias de sol da Inglaterra.

O Fighter colocou em definitivo a marca inglesa nos tempos modernos: carroceria de alumínio, motor V10 de Dodge Viper e mais de 500 cv -- que logo chegarão a 1.012 cv

Em 2004 a tradicional fábrica mostrou sua última criação: o cupê Fighter, com linhas arrojadas, bonitas e aerodinâmicas, como os primeiros modelos, e com clara inspiração italiana, sobretudo na traseira — leia-se Alfa Romeo Zagato TZ. Continua com a carroceria toda em alumínio, de dois lugares, e tem portas no estilo asas-de-gaivota. Muito moderno, rompe com o classicismo da marca. O motor é Chrysler, mas não mais um V8: vem do Dodge Viper, com 10 cilindros em "V" e 7.996 cm³, em versões de 525 e 660 cv, acoplado a uma caixa manual de seis marchas ou automática com quatro. Com peso de 1.475 kg, tem máxima declarada de 330 km/h e, como sempre, preço para contas privilegiadas. Uma versão de 1.012 cv está em preparo, anuncia a empresa.

A Bristol é hoje um oásis em meio ao deserto dos fabricantes ingleses. Aston Martin, Jaguar e Land Rover passaram às mãos da Ford; a Rolls-Royce e a Mini são da BMW; a Bentley pertence à Volkswagen. Todas de alguma forma deixaram para trás suas tradições, mas não a Bristol. Assim como a Morgan, esse pequeno fabricante quase centenário desde os tempos dos aviões continua fiel a seus princípios.

Ficha técnica
_ 403 (1953) 407 (1961) 603 (1976)
MOTOR
Posição e cilindros longitudinal,
6 em linha
longitudinal,
8 em V
Comando e válvulas por cilindro no bloco, 2
Diâmetro e curso 66 x 96 mm 99,3 x 84 mm 101,6 x 90,9 mm
Cilindrada 1.971 cm3 5.212 cm3 5.898 cm3
Taxa de compressão 8,5:1 9:1 8:1
Potência máxima 100 cv a
5.000 rpm
250 cv a
4.400 rpm*
172 cv a
4.000 rpm
Torque máximo 21 m.kgf a
3.500 rpm
47 m.kgf a
2.800 rpm*
37,3 m.kgf a
2.000 rpm
Alimentação 3 carburadores carburador de corpo quádruplo
* Valores brutos
CÂMBIO
Tipo e marchas manual, 4 automático, 3
Tração traseira
FREIOS
Dianteiros a tambor a disco
Traseiros a tambor a disco
SUSPENSÃO
Dianteira independente
Traseira eixo rígido
RODAS
Pneus 5,75-16 6,00-16 215/70 VR 15
DIMENSÕES
Comprimento 4,86 m 4,91 m
Entreeixos 2,89 m 2,90 m
Peso 1.225 kg 1.560 kg 1.785 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima 165 km/h 195 km/h 225 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 14 s 9 s

Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade