A linha VK chegava em 1975 limitada a duas versões (XL e 770) e com a substituição do motor 340 pelo 360, de 5,9 litros, um tanto estrangulado para economizar combustível e não escandalizar os críticos. O V8 318 também estava disponível. Já no ano seguinte aparecia a série CL. A mudança de V para C na sigla tem sua razão: em paralelo às linhas VH, VJ e VK a empresa havia oferecido sedãs de quatro portas (vendidos como Chrysler by Chrysler) e cupês (chamados de Chrysler Hardtop) com entreeixos alongado, identificados como séries CH, CJ e CK, em ordem cronológica. |
A Chrysler demorou a entrar no segmento de furgões de lazer, mas o fez com estilo: o Drifter, em 1975, trazia de fábrica rodas esportivas e motor V8 de 5,2 litros |
![]() |
Com
a extinção desses modelos, a letra C tornava-se o padrão na linha, cujo
entreeixos passava a 2,92 m, com comprimento de 5,04 m — um exagero para
aqueles tempos de crise do petróleo. Faróis duplos identificavam o CL,
que vinha com os motores de 245, 265 e 318 pol³, mesmo no caso do
Charger. Agora as maiores potências eram de 203 cv com seis cilindros e
230 com oito, uma decepção em vista dos tempos passados. Parte da perda
devia-se às normas de controle de emissões poluentes que passavam a
vigorar. |
![]() |
A última linha de Valiants australianos, a CM, era conservadora no estilo e no desempenho: a potência não passava de 163 cv, pouco para um sedã tão grande e pesado |
A derradeira série CM chegava em 1978 e marcava a extinção do Charger. O
mais esportivo Valiant era agora o GLX, com o Hemi de seis cilindros e
163 cv e uma suspensão adequada aos novos pneus radiais. O V8 318 havia
minguado para 143 cv e só equipava versões comportadas. Naquele final da
década, a crise na Chrysler americana levava o novo presidente Lee
Iacocca — ex-Ford — a medidas drásticas, como vender quase todas as
operações do grupo em outros países. A divisão européia foi adquirida
pela Peugeot, e a australiana, pela Mitsubishi, que já vinha fabricando
localmente os modelos Galant e Sigma em
parceria com a Chrysler. |
|
Página principal - Escreva-nos © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |