O Valiant Charger chegou a competir na famosa prova australiana
Bathurst 500, mas não teve êxito — ironicamente, não por falta de
desempenho ou confiabilidade, mas por problemas de freios. No
entanto, teve atuação inesquecível em corridas na Nova Zelândia,
país que foi seu principal mercado de exportação.
O representante local da Chrysler, a Todd Motors, importava
prontos da Austrália os cupês e peruas e montava os sedãs mais
luxuosos, com o que obteve uma imagem de requinte que o Valiant
não conseguia no mercado de origem. Quando surgiu o VH Charger,
porém, a Todd passou a também montá-lo na versão 770 Hemi de seis
cilindros e 203 cv, o que foi feito entre 1971 e 1976. O sucesso
foi tanto que o carro chegou a ser vendido com ágio de 20% no
mercado paralelo.
Ao contrário da tímida experiência da Chrysler australiana em
competições, a Todd decidiu patrocinar o Valiant e o Charger nas
pistas, o que faria deste último o carro de produção em série mais
vitorioso em corridas da Nova Zelândia. Esses modelos venceram por
nada menos que nove anos, de 1970 a 1978, a 500 Milhas (depois
1.000 Quilômetros) de Benson & Hedges, no circuito de Pukekohe,
prova tão importante no país quanto a de Bathurst para os
australianos ou a de Indianápolis para os americanos. |
O Valiant Regal 770 com motor V8 318 foi o vencedor nos dois
primeiros anos, dando lugar em 1972 ao Charger 770 com o Hemi de
seis cilindros e 265 pol3. Mesmo com menor cilindrada, o Charger
superava o Regal V8, pois a robustez do Hemi fazia a diferença em
corridas de longa duração. Em todos esses anos, poucas vezes um
Charger deixou a prova por problemas no motor. Modelos de marcas
consagradas como Holden Monaro, Ford Falcon, Jaguar XJ6 e Mazda
RX2 ficavam para trás.
Leo Leonard (vencedor da B&H sete vezes, sendo quatro com
Chryslers) e Jim Little foram os pilotos de maior destaque ao
volante dos Valiants. Certa vez a Ford australiana enviou o
notável Allan Moffatt, que vinha liderando as provas naquele país,
e seu Falcon GT-HO com motor V8 351 para disputar com o Charger
E49 de Leonard na Nova Zelândia. Pois o Chrysler foi mais rápido
nas duas vezes em que eles se encontraram.
A carreira do Charger nas pistas neozelandesas durou até o início
dos anos 80. Outras provas vencidas por ele ou pelo Valiant foram
Golden 100 Pukekohe, Shell 100 Levin (1972), Glenvale 200 Bay Park,
Splashe 200 Manfeild (1975) e Albert Autos 500 Manfeild (1977). A
Todd Motors continuou a montar a linha Valiant até 1979, quando a
substituiu por modelos trazidos da Austrália por mais dois anos. |