Esportivos com sabor britânico
A inglesa TVR
caracteriza-se, há quase seis décadas, pelo |
|
A história da TVR Engineering teve início em 1947 (mesmo ano em que o
comendador Enzo Ferrari abriu sua fábrica), quando o engenheiro Trevor
Wilkinson resolveu construir carros esporte de forma artesanal na cidade
de Blackpool, no interior da Inglaterra. |
![]() |
O primeiro modelo de chassi próprio da TVR, em 1949: estilo de "baratinha" e carroceria de alumínio |
O início
O nome TVR
remetia às consoantes do primeiro nome do engenheiro Trevor. O
primeiro modelo da empresa utilizava chassi e motor Ford; o segundo já
deu início ao desenvolvimento de chassis próprios. Com estilo que
lembrava o dos famosos monopostos leves (conhecidos por "baratinhas"),
faróis e pára-lamas separados da carroceria, assim como no
Lotus Super Seven, tinha uma
carroceria construída em chapas de alumínio que reduzia bastante seu
peso. |
O Grantura, lançado em 1957: um pequeno cupê com motor Coventry Climax atrás do eixo dianteiro O
compósito de plástico e fibra-de-vidro acabou sendo empregado na
construção de todas as carrocerias da marca. Os americanos então
desenvolveram os primeiros modelos de rua, o Jomar e o Grantura. O
primeiro era um roadster com desenho limpo, com pretensão para as
pistas. Já o Grantura tinha como propósito o uso em rua, mas também era
apto a encarar competições. |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 8/1/05 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |